+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão duvida ponto a ponto em 2.4 ou 5.8?

    Gente, configurar equipamentos PtP em 5.8 é a mesma coisa de 2.4 ? (configuração)

    agora no caso de um PtP entre cidades é mais aconselhavel usar 5.8, certo?

    vejam se meu raciocinio esta correto.

    Provedor fica na cidade1
    cidade2 é onde quero mandar o sinal de internet
    distancia entre as duas cidades 20 km com otima visagem.
    logo,

    torre na cidade1 com radio e antena 5.8
    torre na cidade2 com radio e antena 5.8
    (qual radio usar para esse ponto a ponto visando 200 clientes futuros em velocidades de 128 kbits cada)

    depois de concluido o PtP

    agora como mandar a internet para os clientes em 2.4 na cidade2

    equipamento inicial a ser usado seria o mesmo que uso na cidade1 para 20 clientes que estao em funcionamento atualmente, depois de 30 clientes eu vou mudar para um AP1000 ou AP2000 e colocar 30 clientes por cartão. (tenho poucos clientes a radio pq a maioria são a cabo, agora que estou começando a investir em radio).
    1 ap senao com antena omni de 8dbi. faz uns 4 meses que esta funcionando em perfeito estado.

    agora quero saber como faço a conversão do sinal 5.8 para 2.4 os radios são ligados pela porta Lan?

  2. #2

    Padrão Re: duvida ponto a ponto em 2.4 ou 5.8?

    Citação Postado originalmente por pjnsofts
    Gente, configurar equipamentos PtP em 5.8 é a mesma coisa de 2.4 ? (configuração)

    quase igual

    agora no caso de um PtP entre cidades é mais aconselhavel usar 5.8, certo?

    sim, pq esta menos saturado os canais e tem mais troughput

    vejam se meu raciocinio esta correto.

    Provedor fica na cidade1
    cidade2 é onde quero mandar o sinal de internet
    distancia entre as duas cidades 20 km com otima visagem.
    logo,

    torre na cidade1 com radio e antena 5.8
    torre na cidade2 com radio e antena 5.8
    (qual radio usar para esse ponto a ponto visando 200 clientes futuros em velocidades de 128 kbits cada)

    importante é quanto Mbs vai trafegar e nao cuantos clientes X kbits, radio tem muitas opçoes..

    depois de concluido o PtP

    é bom colocar servidor nessa cidade para que pelo bridge PtP nao passe trafegos superflos

    agora como mandar a internet para os clientes em 2.4 na cidade2

    equipamento inicial a ser usado seria o mesmo que uso na cidade1 para 20 clientes que estao em funcionamento atualmente, depois de 30 clientes eu vou mudar para um AP1000 ou AP2000 e colocar 30 clientes por cartão. (tenho poucos clientes a radio pq a maioria são a cabo, agora que estou começando a investir em radio).
    1 ap senao com antena omni de 8dbi. faz uns 4 meses que esta funcionando em perfeito estado.

    agora quero saber como faço a conversão do sinal 5.8 para 2.4 os radios são ligados pela porta Lan?

    sim pelo LAN, se optar pelo Star-OS ou Micotik o PC mesmo faz a conversao
    Abraços
    Lee

  3. #3

    Padrão Re: duvida ponto a ponto em 2.4 ou 5.8?

    obrigado lee pelas dicas,

    agora só fiquei sem saber o que é troughput.

    no caso uma conexão com 11Mbts da pra comportas esses clientes?

    qual radio eu uso?

    um camarada sugeriu que eu usasse 2.4 mesmo nem B nem G usasse A pq nao tem ninguém usando por perto.

    abraço

  4. #4

    Padrão Re: duvida ponto a ponto em 2.4 ou 5.8?

    Citação Postado originalmente por pjnsofts
    obrigado lee pelas dicas,

    agora só fiquei sem saber o que é troughput.

    velocidade wireless 11Mbs fica +/- em 4.5Mbs real

    no caso uma conexão com 11Mbts da pra comportas esses clientes?

    vc q tem q saber quanto de link internet e/ou intranet vai usar

    qual radio eu uso?

    um camarada sugeriu que eu usasse 2.4 mesmo nem B nem G usasse A pq nao tem ninguém usando por perto.

    abraço
    se vai ficar mesmo com 2.4Ghz 802.11b recomendo AP-1000 com COR ou ROR da turbocell, nao esqueça q na outra cidade tem q colocar um servidor para q nao fique passando trafegos à toa pelo Bridge PtP.

    pq eles ? sao quase unicos de mercado q te dá link tester completo para ajuste de antena e estado do link, fora de isso o turbocell foi projetado para uso outdoor, entre meus clientes nao ouvi queixa dele.

    más se preferir se aventurar nos AP Linux, Star-OS ou Micotik(Mikrotik) te recomendo q experimente placa pci a/b/g.

    Lee