+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão HTB e Firewall

    Bom dia pessoal tenho duas duvidas se puderem me ajudar fico grato.
    A 1ª o Firewall

    Tenho a seguinte situação:

    eth1: 10.0.0.0/16
    eth1:0: 192.168.10.0/24
    eth2: 10.1.0.0/16
    eth2:0 192.168.20.0/24


    Preciso fazer com que um IP especifico da rede 10.0.0.0/16(eth1) pingue qualquer IP da rede 192.168.20.0/24 (eth2:0).

    Como faço isso só forward resolve, tenho que fazer nat, como devo proceder?
    Se alguem puder postar as regras ai pra mim agradeço, pois ja estou de cabelos em pé e não consigo fazer o danado pingar de jeito nenhum.


    2º HTB:

    No meu /var/log/messages estou recebendo as seguintes mensagens:

    server kernel: HTB: quantum of class 20221 is small. Consider r2q change.
    server kernel: HTB: quantum of class 10112 is small. Consider r2q change.
    server kernel: HTB: quantum of class 20122 is small. Consider r2q change.
    server kernel: HTB: quantum of class 10113 is small. Consider r2q change.
    server kernel: HTB: quantum of class 20123 is small. Consider r2q change.

    Eu uso HTB para gerenciar a banda da rede. Alguem sabe o que são essas mensagens se são erros ou coisa parecida.

    Obrigado galera! Fico no aguardo. :wink:

  2. #2

    Padrão Re: HTB e Firewall

    Ae pessoal ninguem sabe ai pra dar uma força?

  3. #3
    _Luiz
    Visitante

    Padrão Re: HTB e Firewall

    1ª Duvida - O Firewall ----

    Como você está utilizando os IPs das duas redes na mesma máquina você só precisa ativar seu IP Forward (echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward), com isso as redes serão ligadas através da sua máquina que funcionará basicamente como um gateway... você geralmente utiliza NAT pra sair direto pra internet... e é bom que você crie algumas regras de firewall para manter um controle da rede e evitar ataques dos queridos usuários....

    2ª Dúvida - HTB ---

    Não tenho muita experiência com o HTB, porém essas mensagens são referentes a alguma configuração de banda indicada por você nas classes que foge do padrão do tc (traffic control do iproute2) e o próprio HTB resolve...
    Mas você está tendo algum problema com o controle de banda? Suas configurações estão funcionando? Se estiver, sem problemas... mas verifique a forma como você criou as classes do HTB...
    Eu costumo utlizar o HTB Tools para gerenciar o HTB, dá uma pesquisada nessa ferramenta... agiliza bastante na hora de configurar...

    Espero ter ajudado.... Falou!

  4. #4

    Padrão Re: HTB e Firewall

    Amigo vc quer dizer que só com o ip forward marcado com 1 eu ja pingo qualquer interface em qualquer rede? O que eu quero é pingar redes diferentes, somente o echo 1 resolve?