+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda autenticação wireless

    Desenterrando cadáveres

    Citação Postado originalmente por scorpion
    Caro leia meu artigo => https://under-linux.org/modules.php?...ticle&sid=2178


    ele explica como instalar e configurar o PPPoe

    e voce so precisa ter instalado o daemon no servidor e em cada clliente vc precisa ter um cliente pppoe

    mapeamento de rede o que vem a ser isso ???
    Citação Postado originalmente por joca2004
    Instalar o pppoe-server é tranquilo, gostaria de saber se tenho que instalar em cada (linux-box das antenas) ou apenas no servidor do provedor, já que cada (linux box) tem duas interfaces de rede uma para a rede do prédio eth0 (192.168.1.1) e outra para a rede wireless wlan0 (172.16.8.2)
    Citação Postado originalmente por scorpion
    nao apenas nas maquinas finais mesmo.. ou seja em quem for navegar

    nas linux box que serao tipo um nat vc so precisa do pppoe-relay
    Bom eu li o tutorial do scorpion, (que agora está em https://under-linux.org/content/view/4299/58/) e segui a thread acima, porém tenho uma dúvida:

    No caso relatado acima recomendou-se usar o pppoe-relay no linux-box ligado ao rádio do prédio, porém no meu caso não existe esse linux-box, o rádio (fazendo NAT) é espetado diretamente no hub/switch que serve o prédio.
    Neste caso o pppoe poderia ser usado também?
    Minha dúvida é: se um usuário autenticar a autenticação vai valer para o prédio inteiro (por causa do NAT)? Se for assim tem como contornar para a autenticação valer apenas para o usuário?
    Estou fazendo essas perguntas porque eu não entendo nada de wireless, minha função no provedor é administrar os servidores e, portanto, implantar o serviço de autenticação. O pessoal que cuida da parte dos rádios é bem tapado, só sabe seguir o roteirinho pré-estabelecido de configuração e nada mais, não entenda nada de roteamento para poder me explicar como isso funciona nos rádios.
    Agradeço qualquer informação

    Abraços.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda autenticação wireless

    Marco,

    PPPoE não pode ser conectado de trás de NAT... O PPPoE precisa pegar o MAC da placa que fez a requisição. Se for atras de um NAT não tem como chegar o MAC correto. Com o PPPoE-Relay (que no seu caso não se aplica devido ao seu AP) isso seria possível.

    Coloque seu AP em modo bridge (tudo que chegar na porta de rede passará para a wireless e vice-versa). Assim os clientes atrás no AP poderão conectar no seu concentrador PPPoE do provedor.

    PS.: Rádios Edimax EW7103APg e alguns outros modelos não permitem que os MACs passem por eles, portanto PPPoE se descarta com esses equipamentos.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda autenticação wireless

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Marco,

    PPPoE não pode ser conectado de trás de NAT... O PPPoE precisa pegar o MAC da placa que fez a requisição. Se for atras de um NAT não tem como chegar o MAC correto. Com o PPPoE-Relay (que no seu caso não se aplica devido ao seu AP) isso seria possível.

    Coloque seu AP em modo bridge (tudo que chegar na porta de rede passará para a wireless e vice-versa). Assim os clientes atrás no AP poderão conectar no seu concentrador PPPoE do provedor.

    PS.: Rádios Edimax EW7103APg e alguns outros modelos não permitem que os MACs passem por eles, portanto PPPoE se descarta com esses equipamentos.
    Opa, valeu pelos esclarecimentos, Nataniel.

    Só para constar (e se alguém tivar algo mais a acrescentar) estou listando os equipamentos utilizados na infra-estrutura:

    Motorola Canopy
    Realsat RS-5209
    Linksys WRT-54G
    Linksys WRT-54AP
    Dlink DWL-900
    Terabeam TeraStar EtherAnt
    Zinwell G120
    Realsat WL-102AP

    Abraços.