+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Linux em pequena rede Windows

    Æ!!

    Pessoal...

    Meus colegas tem uma "pequena rede" de apenas 3 computadores que compartilham internet e arquivos...

    Eu estava pensando em ir la e configurar meu micro na rede para usar esses recursos tambem, só durante o fim de semana...

    O que eu precisaria ter instalado para funcionar isso?? Apenas o Samba?

    E como eu faria para deixar funcional? como configurar...

    Se alguem puder me dar uma dica, uma introdução ao assunto, ou alguma indicação de material ficarei grato..

    Fico no agurado de vossa resposta.

    Há braços

  2. #2

    Padrão Re: Linux em pequena rede Windows

    para arquivos : samba -.> http://www.vivaolinux.com.br/conf/ca...php?codigo=12#

    para internet, pedende de como esta configurado o servidor, dhcp, proxy e etc, verifica como tá !

  3. #3

    Padrão Re: Linux em pequena rede Windows

    Æ!!

    Cara,

    Obrigado pela primeira dica, e com relação a internet, é desta forma:

    Um micro se conecta a internet e é ligado a um HUB e compartilha conosco...Sou bem leigo no assunto..=(

    Você pode me ajudar com essas informações?

    Há braços

  4. #4
    Void
    Visitante

    Padrão Re: Linux em pequena rede Windows

    Configure o seu como um frontend para a internet, ele se conectando você faz com que seu Linux comece a distribuir IP´s por DHCP. Feito isso as outras maquinas da rede já estaram conectadas na internet tambem e todas na mesma rede.
    Porém para seu computador compartilhar arquivos você terá de configurar o SAMBA para que as maquinas Windows encherguem seus compartilhamentos.

  5. #5

    Padrão Re: Linux em pequena rede Windows

    Æ!!

    Void,

    Valeu pela dica, mas desculpe-me a "leiguisse"....uaheuehea...O que é frontend???

    Se puder explicar ficarei agradecido...E provavelmente farei outra pergunta...

    Há braços

  6. #6

    Padrão Re: Linux em pequena rede Windows

    Então, preciso saber como este micro esta compartilhando a internet, se for via proxy vc precisa saber o ip da maquina e a porta que esta escutando o proxy, ex.: 192.168.0.1 porta 6588, outra opção é a maquina estar compalhando via Gateway, é só vc configurar o Gateway do seu linux para escutar no ip do servidor.

    acho que o caminho é por ai, mais vc terá que ter informações do servidor, para ai sim, poder fazer a coneção !

  7. #7

    Padrão Re: Linux em pequena rede Windows

    Æ!!

    Digamos que a rede esteja compartilhando por gateway...

    Onde devo configurar? Nunca fiz isso...se puder dizer como, ou indicar algum conteudo...

    Eu uso Slackware 10.2....

    Há braços

  8. #8

    Padrão Re: Linux em pequena rede Windows

    # route add default gw x.x.x.x -> ex.: (192.168.0.1)

    + informações :

    https://under-linux.org/content/view/5749/58/

  9. #9

    Padrão Re: Linux em pequena rede Windows

    Æ!!

    Pessoal, muito obrigato pelas respostas!!

    Agora quando eu for a casa do meu primo para compartilhar da rede ja saberei como preceder...^^

    Valeu galera!!

    Há braços