Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Usar Start OS no lugar de AP2000

    Olá pessoal!

    Bem estou com problemas de clientes pendurados demais no meu ap2000, tenho ele numa omni hyperlink de 15 dbi, e num dos ap2000 estou com cerca de 30 a 40 clientes online simultaneos, e em outro cerca de 28 a 30 clientes em cada cartão. Pra não ter q mexer na estrutura das antenas, ou seja, continuar usando a omni, só trocar o ap2000 por um micro com star-os resolve? poderei ter tantos clientes online por cartão, usando no star-os o mesmo cartão do ap2000?

  2. #2

    Padrão Re: Usar Start OS no lugar de AP2000

    xande,

    O StarOS têm um desempenho melhor que o AP2000 devido ao processador que tu pode usar ser mais potente (demora menos na leitura das regras) e também devido a memória RAM que tu pode colocar. Ele aguenta mais tranco que um AP2000 sem dúvida, mas nunca podemos passar da limitação de velocidade.

    Em laboratório eu consegui 3,8 Mbps de velocidade em um StarOS com cartões Orinoco. Em campo consegui 2,5 Mbps. Divida 2,5 Mbps por 40 clientes e terá 64 Kbps para cada um dos clientes simultaneos. Se isso resolver o seu problema ele aguenta sim.

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Usar Start OS no lugar de AP2000

    e que placa posso usar no star-os, em 2.4 b, que consiga mais velocidade que as orinoco?

  4. #4
    tiziu
    Visitante

    Padrão Re: Usar Start OS no lugar de AP2000

    Essa concepção do Nataniel é completamente errada!! (Desculpa amigo)
    O AP2000 possui o processador adequado para o serviço, o que está te segurando é o cartão mesmo.
    Seu desempenho não vai mudar em relação ao número de clientes, vc vai poder adicionar regras, controle, monitoramento, etc.

    Mais velocidade vc somente vai conseguir trocando o protocolo...

    Abs,

  5. #5
    Dynamic
    Visitante

    Padrão Re: Usar Start OS no lugar de AP2000

    Bom dia,

    Concordo com o tiziu, pois tbém estou com o mesmo problema que o seu....
    e quando c tem mto trafego em um Ap de muitos cliente simultäneos é aquela coisa
    enquanto alguns falam os outros ficam quietos... fica perdendo pacotes e a rede fica lenta...

    A minha sugestão é vc montar um terceiro ponto, pra mim foi a solução.

    Abraço.

  6. #6

    Padrão Re: Usar Start OS no lugar de AP2000

    Citação Postado originalmente por tiziu
    Essa concepção do Nataniel é completamente errada!! (Desculpa amigo)
    O AP2000 possui o processador adequado para o serviço, o que está te segurando é o cartão mesmo.
    Seu desempenho não vai mudar em relação ao número de clientes, vc vai poder adicionar regras, controle, monitoramento, etc.

    Mais velocidade vc somente vai conseguir trocando o protocolo...

    Abs,
    tiziu,

    Não se desculpe por descordar... Mas sua idéia está, em partes, errada. Leia atentamente minha mensagem e veja que trato da velocidade (quando falo da divisão dos clientes pelo troughput do cartão)...

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Usar Start OS no lugar de AP2000

    Bom, comprei 2 kits celeron 2.13 + 256mb, e vou usar microtik no lugar dos 2 ap2000, e em vez do wds vou usar um ponto a ponto em 5.8 ghz. Já está tudo comprado, quinta-feira o técnico vai vir instalar. Custo da brincadeira, com serviço e tudo: R$ 4.500,00... Se continuar dando perdas, irei adicionar mais um cartão e setorizar, trocar a omni por 2 ou 3 antenas setoriais... Acho que desta forma resolve em definitivo! Estou expandindo bastante nestes 4 meses, e não quero deixar a peteca cair!

  8. #8

    Padrão Re: Usar Start OS no lugar de AP2000

    A minha dica seria a seguinte....
    Realmente, com 40 usuários on-line e uma velocidade de 2,5 vc nao consegue muita coisa mesmo, pois alem de tudo, tem sempre aquele cliente que ta com sinal fraco e fica forcando o ap a estabilizar o sinal, (nesse aspecto, sem duvida nenhuma, o ap 2000 sai perdendo, pois temos q levar em consideração que sua utilização é indoor, e muito desses problemas nao acontecem), pro amigo q vai substituir pelo mikrotik, é uma boa pedida, mas deixa eu só fazer uma pergunta, vc tav usando o wds no mesmo cartão que os cliente utilizavam pra conectar?????

    Uma outra dica é a seguinte, utilize placas no seu ponto a ponto em 5.8, e quando for fazer alguma instalação e perceber q o sinal ta franco, coloque uma placa 5.8, sua instalação vai sair mais cara, mas vc nao vai comprometer o desempenho de seus rádios em 2.4, e o 5.8 é um pouco mais robusto....

    []'s Bene

  9. #9

    Padrão Re: Usar Start OS no lugar de AP2000

    Citação Postado originalmente por tiziu
    Essa concepção do Nataniel é completamente errada!! (Desculpa amigo)
    O AP2000 possui o processador adequado para o serviço, o que está te segurando é o cartão mesmo.
    Seu desempenho não vai mudar em relação ao número de clientes, vc vai poder adicionar regras, controle, monitoramento, etc.

    Mais velocidade vc somente vai conseguir trocando o protocolo...

    Abs,
    Eu discordo tiziu, Um dos grandes problemas enfrentados com os radios e o poder de processamento do mesmo para gerenciar as conexoes simutaneas.. com os linux box vc nao mais vai se preocupar com quantos user ele guenta simutaneo e sim com o trafego que vai passar por cada cartão... isso ja foi provado por experiencia de provedores que migraram seus pops para linux box, ouvi casos de um star-os com 4 cartoes ter 400 usuarios cadastrados e rodando 100%, alem disto vc tera a economia e a flexibilidade de colocar um ptp em 5.8, fazer o bloqueio de porcarias e fazer o controle p2p e banda la.. o unico problema dele e a manutencao complicada em cima de uma torre. do mais e dez. Nosso amigos que trabalham a muito tempo com wireless, que o diga:

    Sergio
    Lee
    Nataniel

  10. #10
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Usar Start OS no lugar de AP2000

    Citação Postado originalmente por benematos
    ...mas deixa eu só fazer uma pergunta, vc tav usando o wds no mesmo cartão que os cliente utilizavam pra conectar
    []'s Bene
    realmente, no ap principal, que tá ligado no servidor, o cartão A serve os clientes e faz WDS com o segundo AP no cartão B. Nesse segundo AP o cartão B é só pra WDS e o cartão A serve os clientes..

    A rede está desta forma pq o slot B do primeiro AP está levando o sinal a outra cidade próxima....

  11. #11

    Padrão Re: Usar Start OS no lugar de AP2000

    Citação Postado originalmente por xandemartini
    Citação Postado originalmente por benematos
    ...mas deixa eu só fazer uma pergunta, vc tav usando o wds no mesmo cartão que os cliente utilizavam pra conectar
    []'s Bene
    realmente, no ap principal, que tá ligado no servidor, o cartão A serve os clientes e faz WDS com o segundo AP no cartão B. Nesse segundo AP o cartão B é só pra WDS e o cartão A serve os clientes..

    A rede está desta forma pq o slot B do primeiro AP está levando o sinal a outra cidade próxima....
    Qual a distancia entre os pontos, tente usar ovislink 5460 em wds.. tinha uma estrutura igual a sua.. uma omni no pt principal e + 3 repetidor.. fiz ptp para os repetidores com ovislink em wds e ficou filet.. a rede melhorou muito!! tente botar um radio fazendo pt entre principal e o cartao B do repetidor.. vai melhorar bastante.. e com ovislink vc so precisa acrescentar apenas o radio sem nescessdidade de hub pois o mesmo tem duas lan. O investimento e pequeno, vale apena tentar.





  12. #12
    jimmyneutron
    Visitante

    Padrão Re: Usar Start OS no lugar de AP2000

    oyama: vc diz uma coisa em cima e outra embaixo?!

    Nosso amigos que trabalham a muito tempo com wireless, que o diga:
    AP2000 é um excelente rádio, por favor!!!

    E faz isso mesmo que vc falou, põe Microtik e faça tudo de modo profissional e resolve tudo em uma tacada só: frequencia, limite, controle, etc...

  13. #13
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Usar Start OS no lugar de AP2000

    Citação Postado originalmente por oyama
    Citação Postado originalmente por xandemartini
    Citação Postado originalmente por benematos
    ...mas deixa eu só fazer uma pergunta, vc tav usando o wds no mesmo cartão que os cliente utilizavam pra conectar
    []'s Bene
    realmente, no ap principal, que tá ligado no servidor, o cartão A serve os clientes e faz WDS com o segundo AP no cartão B. Nesse segundo AP o cartão B é só pra WDS e o cartão A serve os clientes..

    A rede está desta forma pq o slot B do primeiro AP está levando o sinal a outra cidade próxima....
    Qual a distancia entre os pontos, tente usar ovislink 5460 em wds.. tinha uma estrutura igual a sua.. uma omni no pt principal e + 3 repetidor.. fiz ptp para os repetidores com ovislink em wds e ficou filet.. a rede melhorou muito!! tente botar um radio fazendo pt entre principal e o cartao B do repetidor.. vai melhorar bastante.. e com ovislink vc so precisa acrescentar apenas o radio sem nescessdidade de hub pois o mesmo tem duas lan. O investimento e pequeno, vale apena tentar.
    Valeu pela dica oyama, mas já dei o passo para fazer tudo com com o MK, amanhã vamos instalar... É que sabe como a gente fica quando os clientes começam a ligar né... tinha q tomar uma atitude imediata, e já tinha interesse de usar linux box há um certo tempo...

  14. #14
    Para-raio
    Visitante

    Padrão Re: Usar Start OS no lugar de AP2000

    Pelo visto ninguem conhece de comunicacao sem fio.

    Bom pra vc nao ter mais problemas com wireless tem que saber o seguinte...

    O cartao nao é limitado por sua velocidade, ate pq assim so poderia usar uma conexao.

    O grande problema esta realmente no processamento de pacotes, com um bom processador isso resolve, coisa que q qualquer AP nao tem, o AP2000 ainda é um dos melhores nesse ponto, mas nao o suficiente.

    A radiacao do cartao é definida por celula como o celular, assim permite varias conexoes simultaneas.

    A frequencia 2.4 com a tecnologia adotada é muito sencive a ruidos isso provoca muita interferencia, voce podera ter em um unico cartao diversas situacoes, um cliente navega bem outro nem tanto, isso pq a sua antena pode ter um lobolo onde nao é perfeito, assim em determinados pontos vc pode ter problemas, por isso uma antena bem apontada pode resolver.

    Nao colocar cabos muito longos, principalmente nas antenas setoriais, nos clientes o minimo possivel.

    O resto todos ja conhecem...

  15. #15
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Usar Start OS no lugar de AP2000

    Bom... nem preciso comentar mais nada, até pq já foi decidido o que fazer por parte de quem criou o tópico. O que foi mencionado acima, por vários, está correto.

    A grande vantagem dos Linux embarcados no lugar de APs tradicionais (normalmente para uso indoor) realmente é o desempenho de processamento e tratamento das conexões clientes "in loco" controlando conexões "mal comportadas", o que nos APs comuns é inviável, uma vez que o simples padrão de criptografia WEP 64 já consome em média 20% de seus recursos de processamento; quem dirá controle de banda, bloqueio de protocolos, controle de conexões simultâneas, etc...

    No mais é "vigiar" seu sistema dia e noite e descobrir de onde vem os problemas, pois em redes wireless o que nunca vai faltar são problemas, que vão desde instalações de clientes inadequadas até POPs mal estruturados.

  16. #16

    Padrão Re: Usar Start OS no lugar de AP2000

    Uso aps 2000 no meu POP e ainda não tive problema porque tenho poucs clientes nesse pop são 2 radio com 4 setoriais e 90 clientes espalhados nas 4 antenas assim a carga e maior eh dividida entre 2 radio, pois sei que o processamento do ap não suporta muita coisa, estou montando 2 pops para fazer um ponto-a-ponto com star-os porque o linux box me da vatagens de controlar meu link que direitinho e ainda fazer outras coisas como proxy, controle de banda eficiente etc... ainda náo montei porque estou esperando o resto do material chegar mais estou esperando uma resposta muito boa do linux box, pois ecredito muito que seja bom mesmo...eh linux neh uahuahu
    Feliz com meus aps 2000 mais eu vou mudar tudo :~)

  17. #17
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Usar Start OS no lugar de AP2000

    Bom pessoal, neste feriado effetuamos a troca dos 2 ap2000 por 2 MT. Vou descrever abaixo as configurações:

    2 board gigabyte
    2 proc celeron 2.13
    2 mem ddr400 256 mb
    2 licenças MT 2.9.2
    4 cartões d-link ag530

    Ficou montado assim:
    o primeiro MT ligado via lan diretamente no servidor principal (NAT, CBQ, etc.etc)
    - 1 cartão dele, configurado em B, atendendo clientes com uma omni hyperlink 15 dbi
    - outro cartão configurado em A, fazendo WDS com o segundo MT. Antena Zirok 45 cm

    o segundo MT
    - 1 cartão dele, configurado em B, atendendo clientes com uma omni hyperlink 15 dbi
    - outro cartão configurado em A, fazendo WDS com o primeiro MT. Antena Zirok 45 cm

    Os prédios tem diferença grande de altura, e não deu pra regular muito bem as antenas zirok. Mesmo assim, fechou enlace em 24 e 18 mbits. Mas o signal strenght ficou em -89, acredito q tenha q melhorar isto. Vou comprar antenas TSM.

    A primeira vista solucionou meus problemas, pois não tenho mais perda de pacotes entre os 2 prédios, vamos ver segunda-feira quando todo mundo estiver acessando!

  18. #18
    tiziu
    Visitante

    Padrão Re: Usar Start OS no lugar de AP2000

    Show!
    Tenho ouvido bons comentarios dessas placas, que chipset elas usam?
    Da pra usar A,B e G?

  19. #19
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Usar Start OS no lugar de AP2000

    Eles usam atheros AR 5413

  20. #20
    jimmyneutron
    Visitante

    Padrão Re: Usar Start OS no lugar de AP2000

    Oi,
    Em alturas diferentes gosto de usar direcionais, uso as visiontec.

    Abs