Olá pessoal, eu sou iniciante no mundo Linux e estou estudando muito o sistema operacional, fazendo curso e tudo, para certificação. A +/- um mês, antes disso, ja vinha mexendo no meu Pentium 233 lá casa, montei servidor DHCP, Proxy Squid e Samba, só que foi no meu PC e com ajuda do fórum, amigo aqui do fórum acessou remotamente o meu linux fez ajuste e tudo mais, e claro muita consulta. Mas agora é pra valer comentei com o gerente da empresa para qual presto serviço, que estava me especializando em linux e falei que iria montando aos poucos um servidor Linux com proxy Squid e Firewall com regras IPTABLES, mas acontece que no ambiente já existe Active Directory, Exchange, Oracle, SQLServer todos em servidores separados e no oracle tenho um acesso externo habilitado.

Em fim o que eu gostaria de pedir humildemente, que tipo de regra e quais seriam as portas que tenho que liberar no Firewall para esses servidores, incluindo atribuição DHCP para os PCs clients que parte do servidor que é o Domain Controller com Active Directory, Resolução DNS que também é desse mesmo servidor, porta para entrada de e-mail no Exchange, regra para acesso remoto no oracle via terminal server e mais algumas coisas que vcs visualizem nesse esquema.

Obs. Não sei se ajuda o meu roteador vai ficar ligado nesse servidor linux na eth0 e a eth1 vai para o switch.

Desde de já agradeço a atenção de quem leu isso e de quem pode me ajudar.