+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Agora sim, debian instalado vamos ao que interessa.

    Olá pessoal é o seguinte eu baixei o cd1 da versão 3.1r2 e instalei na minha maquina, parece funcional, o apt-get instala o que eu quero e blz, mas agora começam as dúvidas, como eu era um usuário de linux gráfico vou penar um pouco mas acho que com o tempo vai. Tipo esse computador vai ser um roteador com proxy transparente (Pelo menos e o que eu espero), e ele vai servir a internet para duas sub-redes, sendo assim tenho 3 placas de rede nele, eth0,eth1 e eth2, ai me bateu a dúvida como eu farei para rotear a internet que entra na eth0 com ip estático para as outras sub-redes?

    Algúem ai pod ajudar? :mrgreen:

  2. #2

    Padrão Re: Agora sim, debian instalado vamos ao que interessa.

    Vc vai ter que criar regras de FOWARD no seu firewall. Ae esta máquina será o gateway das 2 subredes.

  3. #3

    Padrão Re: Agora sim, debian instalado vamos ao que interessa.

    Sim, mas agora encontro alguns problema, tipo eu tenho uma placa onBoard detectada pelo Debian e outras duas of-board da Realtek RTL8139D, so que o que acontece ele detecta a primeira eht0 como uma Realtek e a onBoard com eth1, so que a terceira não aparece como eth2, porq? e outra para configurar essa rede como faço, estou tentando editar o arquivo interfaces mas não sai nada, nada com e que faço?

  4. #4
    wrochal
    Visitante

    Padrão Re: Agora sim, debian instalado vamos ao que interessa.

    Caro,

    Execute o comando lspci

    Falou,

  5. #5

    Padrão Re: Agora sim, debian instalado vamos ao que interessa.

    digita o lspci e cola o texto aqui p/ agente dar uma olhada........

  6. #6
    alien
    Visitante

    Padrão Re: Agora sim, debian instalado vamos ao que interessa.

    juniovitorino,

    Nao precisa ter 3 placas de rede no servidor linux nao. Vc so precisa de 2 placas.
    1 recebe o sinal da net e a outra vc pode criar redes virtuais. Ex:
    eth0 >>> internet
    eth1 >>> rede 172.33.41.X
    eth1:1 >>> rede 172.33.42.X

    Voce com apenas uma placa de rede podera ter varias sub-net.

  7. #7

    Padrão Re: Agora sim, debian instalado vamos ao que interessa.

    Citação Postado originalmente por alien
    juniovitorino,

    Nao precisa ter 3 placas de rede no servidor linux nao. Vc so precisa de 2 placas.
    1 recebe o sinal da net e a outra vc pode criar redes virtuais. Ex:
    eth0 >>> internet
    eth1 >>> rede 172.33.41.X
    eth1:1 >>> rede 172.33.42.X

    Voce com apenas uma placa de rede podera ter varias sub-net.
    Partindo desse princípio vc pode usar apenas uma placa pras 3 redes mas o ideal é usar 3 mesmo pq o desempenho é melhor.

  8. #8
    alien
    Visitante

    Padrão Re: Agora sim, debian instalado vamos ao que interessa.

    O ideal é ter uma placa que recebe o sinal da net e outra placa pra sub-net.
    Agora eu pergunto: E se nao fosse 2 sub-redes e sim 10, ele ia colocar 10 placas de rede no micro.


  9. #9

    Padrão Re: Agora sim, debian instalado vamos ao que interessa.

    Citação Postado originalmente por alien
    O ideal é ter uma placa que recebe o sinal da net e outra placa pra sub-net.
    Agora eu pergunto: E se nao fosse 2 sub-redes e sim 10, ele ia colocar 10 placas de rede no micro.
    Olha, ae depende do tamanho da rede. Se o cara quer usar para isolar as redes mas são redes pequenas eu aconselharia o uso de duas redes virtuais em uma placa.

    Agora no caso dele querer fazer isso com redes médias/grandes, pode ser o caso de ter sim 10 placas de rede ou ainda ir mais longe como o caso de usar swiths gerenciaveis dividindo em vlans ou mais longe ainda com o uso de um core central, dividindo as vlans e outros swiths para fazer a redistriuição.


  10. #10
    alien
    Visitante

    Padrão Re: Agora sim, debian instalado vamos ao que interessa.

    Partindo desse ponto de vista vc ta certo. Mas no caso de nosso amigo juniovitorino, a solucao melhor seria o uso de apenas 2 placas de rede.
    Nao quero gerar nenhuma polemica!

  11. #11

    Padrão Re: Agora sim, debian instalado vamos ao que interessa.

    Hum, nossa galera obrigado estou fazendo com duas placas de rede pois o outro server aqui e assim, já tem uma estrutura de switchs todos interligados, onde um grupo e para uma rede de laboratórios e o outro e para a area administrativa, por isso tentei usar duas.
    A outra placa de rede tava bichada mesmo o lspci não reconhecia ela, troquei por uma da Realtek com chipset da Benq, o debian reconhece ela so que no lspci ele fala: eht2 Realtek Networks: device unrecognized, porque?

    Se eu for usar uma placa de rede para as sub-nets, eu faria como, tipo todas entrariam no mesmo switch? To rodando o proxy squid já, ele ta usando a eth1, so que so preciso que ele bloqueie os sites indevidos, extensoes de downloads e tudo mais para a parte dos laboratórios, usando eth1:1 como eu faria para ele não bloquear àrea administrativa?

    Ai valeu pela ajuda ate o momento. :roll:

  12. #12
    alien
    Visitante

    Padrão Re: Agora sim, debian instalado vamos ao que interessa.

    eth0 >>> internet
    eth1 >>> rede_interna (pode ser 192.168.0.1)
    eth1:1 >>> rede_Laboratorio (ex: 172.33.41.1)
    eth1:2 >>> rede_Adm (ex: 172.33.42.1)

    A eth0 recebe a net, e por sua vez repassa pra eth1, a qual repassa o para as demas sub-net.
    OBS: as redes Lab e ADM nao se enxergam e ambas vao vao ter que p

  13. #13

    Padrão Re: Agora sim, debian instalado vamos ao que interessa.

    Citação Postado originalmente por alien
    eth0 >>> internet
    eth1 >>> rede_interna (pode ser 192.168.0.1)
    eth1:1 >>> rede_Laboratorio (ex: 172.33.41.1)
    eth1:2 >>> rede_Adm (ex: 172.33.42.1)

    A eth0 recebe a net, e por sua vez repassa pra eth1, a qual repassa o para as demas sub-net.
    OBS: as redes Lab e ADM nao se enxergam e ambas vao vao ter que p
    Cara, se eu já era contra uma placa de rede fazer duas redes, quem dirá uma placa de rede fazer 3.

    No caso do cara ele já está com 3 placas instaladas.

    configura assim

    eth0: Internet
    eth1: Rede da administração.
    eth2: Rede dos laboratórios.

    Espeta a eth0 no link (dedicado ou adsl ou rádio ou ...).
    Espeta o swith da administração na eth1.
    Espeta o swith do laboratório na eth0

    Sim. Terá de ter 2 swiths (a não ser que as máquinas tenham configuração de ip fixo mas eu acho melhor dhcp) ou ainda a questão dos swiths gerenciaáveis que vc cria duas vlans dentro dele o que faz o mesmo serviço que 2 swiths normais.

  14. #14

    Padrão Re: Agora sim, debian instalado vamos ao que interessa.

    Ok galera vou fazer com as 3 placas de rede mesmo, porque não quero que as políticas do proxy de bloqueio afetem a rede administrativa. Mas tem como eu usar o cache do proxy para rede administrativa e não bloquear as coisas para ela? Ah! e o mais importante como faço para instalar a eth2, ela ta dando "Device Unrecognized"?