+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Anti-Spam bloqueando até pensamento

    Olá pessoal!
    estou começando agora na área de sysadm e estou com um problemão nas mãos...
    A empresa que eu trabalho contratou um cara para implantar um servidor de e-mails + anti-vírus + anti-spam. Está tudo funcionando perfeitamente... até demais!
    O problema é que o spamassassin bloqueia a maioria de nossos clientes e fornecedores por causa da configuração de dns reverso que ele verifica.
    Como medida paleativa, criamos uma whitelist para cadastrar os domínios que não podem ser bloqueados. O problema é que esta lista está autmentando a cada dia!! Assim meu anti-spam já está parecendo um queijo suíço... Gostaria de saber o que vocês fazem nessas situações.
    Eu não posso bloquear tudo, e também não posso liberar tudo.

    Uso: Postfix + UvScan + SpamAssassin

    Valew!

    Henrique Bueno

  2. #2

    Padrão Anti-Spam bloqueando até pensamento

    Infelizmente os bandidos e criminosos, assim como os chatos, são muito criativos, entã cada dia fica mais difícil configurar um processo anti-spam...
    O que eu costumo fazer é justamente o oposto do processo normal, eu crio regras que colocam os e-mails válidos em uma pasta segura e todos os demais em outra pasta, fazendo assim uma pré-seleção.
    O que vai acontecer é que a sua lista de permições vai ficar crescendo indefinidamente e não sua lista de restrições, que sempre será tudo que não está na primeira lista...
    Também me resta o trabalho diário de ficar olhando tudo o que foi "filtrado" e ver se não esqueci alguém...
    Indubitavelmente eu tenho tido muito menos trabalho olhando o que está para jogar fora do que tentando filtrar o que entra...

  3. #3

    Padrão Anti-Spam bloqueando até pensamento

    Amigo, entendi seu ponto de vista... e realmente faz muito sentido!
    Mas infelizmente não posso fazer uma mudança tá radical assim aqui.
    Então gostaria de saber o que posso fazer para o remetente saber que a mensagem não foi entrege e o que ele deve fazer para que a mensagem não seja mais bloqueada.

    Também tenho algumas dúvias e não sei onde posso encontrar material para leitura sobre o assunto:

    1º - Eu sei que uma vez que o e-mail foi bloqueado, ele fica na fila para mandar algum tempo depois. Alguém poderia me dizer de quanto em quanto tempo é tentado enviar novamente?

    2º - Posso personalizar a mensagem que é enviada para o rementente?

    3º - Alguém poderia me indicar um material para leitura?

  4. #4
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Anti-Spam bloqueando até pensamento

    vc utiliza sendmail? com o procmail fica um pouco fácil fazer

  5. #5
    Lion_Black
    Visitante

    Padrão Anti-Spam bloqueando até pensamento

    Eu utilizo sendmail com o spamassassin usando o procmail .... como ou aonde eu acho um tutorial me ensinando a configurar o spamassassin?

  6. #6
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Anti-Spam bloqueando até pensamento

    http://spamassassin.apache.org/

    Aprendi tudo lá,
    As regras são na verdade regexp! Então fica bem fácil de resolver

  7. #7
    Lion_Black
    Visitante

    Padrão Anti-Spam bloqueando até pensamento

    Não tem um em portugues do brasil de preferencia

  8. #8
    Lion_Black
    Visitante

    Padrão Anti-Spam bloqueando até pensamento

    Na verdade a parada é a seguinte ... uma usuaria minha reclamou que um email de um determinado cliente nao chegou .... e eu quero saber como eu faço pra saber se foi bloqueado ou nao .. ou se tem como eu liberar esse cliente!!

  9. #9
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Anti-Spam bloqueando até pensamento

    tem que ver como o procmail está gerando log

    o meu está assim

    LOGFILE=$HOME/maildir/$LOGNAME.log
    lá está sendo feito o log no home do usuário
    assim tenho log separado para cada usuário.

    veja como está o seu

  10. #10

    Padrão Anti-Spam bloqueando até pensamento

    se ele esta bloqueando emails de servidores sem DNS reverso entao tem que ajustar no main.cf... para fazer um controle mais "automático" disso dá uma lida sobre SPF

  11. #11

    Padrão Re: Anti-Spam bloqueando até pensamento

    Certo, mas como eu faço pra atualizar o spamassassin.
    Como usar a lista de spam do site do spamhaus.

    Eu estou enforcado com isso também onde trabalho.

    O servidor ja estava instalado.

    Com o RH.

    Num tem qmail-smtp/run como precisaria ter.

    Estou num sufoco e a média de spam que chega diariamente eh de 100 a 150. Ou seja.

    Imagina as coisas como estão.