+ Responder ao Tópico



  1. #1
    rodrigojoi
    Visitante

    Padrão cache_dir ufs /var/spool/ 75 %

    Ola
    Tem 1024 de memoria quero adaptar o squid a esse tamanho
    alguem sabe quanto deve ser, falarao 75% da memoria

    cache_dir ufs /var/spool/squid 100 16 256
    como deve ser para 1024

    Espero uma ajudinha.

  2. #2

    Padrão Re: cache_dir ufs /var/spool/ 75 %

    Vc está falando de memoria fĩsica ou espaço em disco??

    Mtec

  3. #3

    Padrão Re: cache_dir ufs /var/spool/ 75 %

    Se voc~e tem 1GB de memória, não deve, de forma alguma, aloca-la em 100% a qualquer serviço que seja.
    Esse parâmetro que você passou refere-se a cache de disco.
    A memória irá sendo alocada conforme a necessidade do aplicativo, por exemplo, com a quantidade de usuários.
    Aproveitando, também não é conveniente colocar uma prioridade muito grande para os aplicativos (é uma grande tentação, mas não devemos ceder a tentações) pois isso pode acabar comprometendo o desempenho geral da máquina e eventualmente travando-a.

  4. #4

    Padrão Re: cache_dir ufs /var/spool/ 75 %

    Dê uma olhada no link: http://www.linuxman.pro.br/squid/#toc1. Veja se te ajuda a tirar dúvidas!!

  5. #5
    fabianoh
    Visitante

    Padrão Re: cache_dir ufs /var/spool/ 75 %

    Citação Postado originalmente por rodrigojoi
    Ola
    Tem 1024 de memoria quero adaptar o squid a esse tamanho
    alguem sabe quanto deve ser, falarao 75% da memoria

    cache_dir ufs /var/spool/squid 100 16 256
    como deve ser para 1024

    Espero uma ajudinha.
    Pode colocar 16GB de cache para cada 1GB (1024MB) de memória, o que é seu caso. Já configurei um proxy com 3GB de memória e 50GB de cache em disco, funcionou perfeito e com alguma sobrinha de memória.

    Então sua configuração fica assim:
    cache_dir ufs /var/spool/squid 16000000 16 256

    Não esqueça que para isso precisa ter espaço físico em disco e uma sobra também para os logs e outros serviços.

  6. #6

    Padrão Re: cache_dir ufs /var/spool/ 75 %

    a conta de disco x memoria é a seguinte:

    para cada 1GB de ESPAÇO em cache o squid vai consumir de 10 a 15MB da memoria !!

    a tag cache_mem nao limita o tanto de memoria que o squid ira consumir, ele limita apenas o espaço para os "cahced objects" !!

    um cache_dir acima de 50GB nao tem ganho de performance, entao é melhor voce ter 2 cache_dir de 50GB do que 1 de 100GB !!



  7. #7
    fabianoh
    Visitante

    Padrão Re: cache_dir ufs /var/spool/ 75 %

    Citação Postado originalmente por Alexandre Correa
    a conta de disco x memoria é a seguinte:

    para cada 1GB de ESPAÇO em cache o squid vai consumir de 10 a 15MB da memoria !!

    a tag cache_mem nao limita o tanto de memoria que o squid ira consumir, ele limita apenas o espaço para os "cahced objects" !!

    um cache_dir acima de 50GB nao tem ganho de performance, entao é melhor voce ter 2 cache_dir de 50GB do que 1 de 100GB !!
    Desculpe amigo, mas de onde você tirou essa conta? quer dizer então que pela sua fórmula com 150Mb de memória no máximo você pode ter 10Gb de cache do proxy?

    Quanto a ter mais performance em um cache acima de 50GB vai depender mais do tipo do HD e nunca esquecendo que para isso precisa ter memória e espaço físico em disco, como citei acima. Se é SCSI ou de 7200RPM vai alterar a performance do proxy.

    cache_mem não limita o uso da memória pelo proxy e sim o tamanho da memória adicional que vai usar para a memória de cache dos objetos e não tamanho dos objetos. Para tamanho dos objetos usa-se o maximum_objects_size, que se não estiver comentado define o tamanho máximo dos objetos. Por exemplo se quiser que Downloads de CDs fiquem armazenados no proxy sete maximum_objects_size para 800000 Kb ou deixe comentado para armazenar tamanhos maiores.

    Se não tiver um HD muito rápido como SCSI ou SATA pode até diminuir a performance do proxy, mas mesmo assim é vantagem ter um proxy com cache grande, pois downloads ficam no proxy também e isso gera economia de link.

    Postem suas experiências e opiniões aqui para chegarmos a conclusão do quanto de memória é necessário para cada 1GB de proxy. Talvez eu esteja errado, mas cheguei a isso testando.

  8. #8

    Padrão Re: cache_dir ufs /var/spool/ 75 %

    eu nao falaria se eu nao tivesse certeza !!

    no meu caso o consumo ainda esta bem maior, 21MB por GB de cache utilizado..

    veja o grafico de consumo em anexo, 75% da memoria isso porque hoje é domingo, em dia de semana chega a consumir 85% da memoria !!

    squid 19811 3.6 75.2 931216 767676 ? Sl 14:49 4:29 (squid) -D -u 0 -s

    veja a 4 coluna, 75.2 !!

    ative o snmp do seu squid e gere graficos , hoje de 100 objetos acessados 60 sao pegos no cache (HIT).


  9. #9

    Padrão Re: cache_dir ufs /var/spool/ 75 %

    esqueci de mencionar, use AUFS no lugar do ufs !! ele ajuda a consumir um pouco menos de memoria e utiliza menos cpu !!!

    a ordem de performance é a seguite (do tipo ufs)

    aufs
    diskd
    ufs


  10. #10
    fabianoh
    Visitante

    Padrão Re: cache_dir ufs /var/spool/ 75 %

    Montei um proxy com 50GB de cache e usei 3GB de memória, quando estava com bastante uso chegou a consumir 90% da memória.

    Vamos aguardar a opinião de outros aqui no forum pois continuo achando que é muito pouca memória, pelo sua fórmula para 10GB de cache precisaria somente de 210MB de memória!

    Postem aqui suas experiências para chegarmos a uma conclusão.

  11. #11

    Padrão Re: cache_dir ufs /var/spool/ 75 %

    estou montando um servidor de internet agora, e pretendo colocar de inicio 2gb de Memoria Ram e 80 GB de HD , tenho um link de 2 mb para 40 usuarios , mais como estou querendo expandir estou pensando colocar um bom servidor , acho q a alma do squid esta na quantidade de memoria ram, pq é muito mais rapida q a cache de disco , queria usar HD sata mais vou usar uma distribuição chamada mikrotik e acho q não tem suporte para HDS sata , é isso ai Galera

  12. #12

    Padrão Re: cache_dir ufs /var/spool/ 75 %

    aconselho vc montar um servidor somente para o squid !! pois o mikrotic vai gerenciar sua rede, roteamento (cache de rotas) as vezes consomem bastante memoria, a dell esta com servidores muito bons e baratos

    um poweredge 830 com 1gb de ram e hd SATA ta 2.000 reais (recebi um catalogo com a promoção)... o processador eh um Pentium D 64bits dual core 3.2ghz com 1MB de cache !!


  13. #13

    Padrão Re: cache_dir ufs /var/spool/ 75 %

    Alexandre correa

    amigo infelizmente não tenho esse tipo de conhecimento de como montar uma maquina somente para o squid , gostaria muito de poder entender mais não tenho mesmo esse conhecimento, sobre o servidor Dell no site esta 2999 muito caro cara , eu montando uma maquina com placa MSI ou intel tudo de qualidade ainda sai mais barato :lol:valeu a dica no q vocês poder me ajudar fico super feliz

  14. #14

    Padrão Re: cache_dir ufs /var/spool/ 75 %

    instale linux em uma maquina, habilite somente o squid e o DNS (named/bind)..

    no mikrotik deve ter alguma opção para fazer proxy transparente.. ai é soh redirecionar do mikotik para o squid os acessos a web...

    alexandre [at] sabbath [.] com [.] br

    meu msn..

  15. #15

    Padrão Re: cache_dir ufs /var/spool/ 75 %

    Citação Postado originalmente por fabianoh
    Citação Postado originalmente por Alexandre Correa
    a conta de disco x memoria é a seguinte:

    para cada 1GB de ESPAÇO em cache o squid vai consumir de 10 a 15MB da memoria !!

    a tag cache_mem nao limita o tanto de memoria que o squid ira consumir, ele limita apenas o espaço para os "cahced objects" !!

    um cache_dir acima de 50GB nao tem ganho de performance, entao é melhor voce ter 2 cache_dir de 50GB do que 1 de 100GB !!
    Desculpe amigo, mas de onde você tirou essa conta? quer dizer então que pela sua fórmula com 150Mb de memória no máximo você pode ter 10Gb de cache do proxy?

    Quanto a ter mais performance em um cache acima de 50GB vai depender mais do tipo do HD e nunca esquecendo que para isso precisa ter memória e espaço físico em disco, como citei acima. Se é SCSI ou de 7200RPM vai alterar a performance do proxy.

    cache_mem não limita o uso da memória pelo proxy e sim o tamanho da memória adicional que vai usar para a memória de cache dos objetos e não tamanho dos objetos. Para tamanho dos objetos usa-se o maximum_objects_size, que se não estiver comentado define o tamanho máximo dos objetos. Por exemplo se quiser que Downloads de CDs fiquem armazenados no proxy sete maximum_objects_size para 800000 Kb ou deixe comentado para armazenar tamanhos maiores.

    Se não tiver um HD muito rápido como SCSI ou SATA pode até diminuir a performance do proxy, mas mesmo assim é vantagem ter um proxy com cache grande, pois downloads ficam no proxy também e isso gera economia de link.

    Postem suas experiências e opiniões aqui para chegarmos a conclusão do quanto de memória é necessário para cada 1GB de proxy. Talvez eu esteja errado, mas cheguei a isso testando.
    Na verdade há um calculo aproximado para isso.

    Tamanho medio dos objetos no cache é de 13Kb.
    Cada objeto, armazenado no cache, precisa de 75 Bytes na memória RAM

    Sendo assim pra 1Gb de proxy temos:

    1GB / 13KB = 80.659,6923
    http://scholar.google.com/scholar?hl...sar&lr=lang_pt

    80 659.6923 * 75 = 6.049.476,92 arredondando 6Mb
    http://www.google.com.br/search?hs=Z...esquisar&meta=

    Em outras palavras vc vai estar usando 6MB de RAM só para indexar o cache, quando ele estiver cheio.

    Para 10GB serão necessário 57MB para indexar o cache.

    [ ]´s

  16. #16
    fabianoh
    Visitante

    Padrão Re: cache_dir ufs /var/spool/ 75 %

    Citação Postado originalmente por Sethite
    Citação Postado originalmente por fabianoh
    Citação Postado originalmente por Alexandre Correa
    a conta de disco x memoria é a seguinte:

    para cada 1GB de ESPAÇO em cache o squid vai consumir de 10 a 15MB da memoria !!

    a tag cache_mem nao limita o tanto de memoria que o squid ira consumir, ele limita apenas o espaço para os "cahced objects" !!

    um cache_dir acima de 50GB nao tem ganho de performance, entao é melhor voce ter 2 cache_dir de 50GB do que 1 de 100GB !!
    Desculpe amigo, mas de onde você tirou essa conta? quer dizer então que pela sua fórmula com 150Mb de memória no máximo você pode ter 10Gb de cache do proxy?

    Quanto a ter mais performance em um cache acima de 50GB vai depender mais do tipo do HD e nunca esquecendo que para isso precisa ter memória e espaço físico em disco, como citei acima. Se é SCSI ou de 7200RPM vai alterar a performance do proxy.

    cache_mem não limita o uso da memória pelo proxy e sim o tamanho da memória adicional que vai usar para a memória de cache dos objetos e não tamanho dos objetos. Para tamanho dos objetos usa-se o maximum_objects_size, que se não estiver comentado define o tamanho máximo dos objetos. Por exemplo se quiser que Downloads de CDs fiquem armazenados no proxy sete maximum_objects_size para 800000 Kb ou deixe comentado para armazenar tamanhos maiores.

    Se não tiver um HD muito rápido como SCSI ou SATA pode até diminuir a performance do proxy, mas mesmo assim é vantagem ter um proxy com cache grande, pois downloads ficam no proxy também e isso gera economia de link.

    Postem suas experiências e opiniões aqui para chegarmos a conclusão do quanto de memória é necessário para cada 1GB de proxy. Talvez eu esteja errado, mas cheguei a isso testando.
    Na verdade há um calculo aproximado para isso.

    Tamanho medio dos objetos no cache é de 13Kb.
    Cada objeto, armazenado no cache, precisa de 75 Bytes na memória RAM

    Sendo assim pra 1Gb de proxy temos:

    1GB / 13KB = 80.659,6923
    http://scholar.google.com/scholar?hl...sar&lr=lang_pt

    80 659.6923 * 75 = 6.049.476,92 arredondando 6Mb
    http://www.google.com.br/search?hs=Z...esquisar&meta=

    Em outras palavras vc vai estar usando 6MB de RAM só para indexar o cache, quando ele estiver cheio.

    Para 10GB serão necessário 57MB para indexar o cache.

    [ ]´s
    Você testou isso ou só encontrou na internet? agora ficou mais confuso ainda, oque queremos comprovar é na real quanto precisa de memória precisa ter no servidor para cada 1GB de cache do proxy.

  17. #17

    Padrão Re: cache_dir ufs /var/spool/ 75 %

    Isso está no User´s Guide do Squid...

    Olhe em http://www.squid-cache.org/.


    Ou direto aqui http://squid-docs.sourceforge.net/la...c21.html#AEN26

    [ ]´s

  18. #18
    fabianoh
    Visitante

    Padrão Re: cache_dir ufs /var/spool/ 75 %

    Citação Postado originalmente por Sethite
    Isso está no User´s Guide do Squid...

    Olhe em http://www.squid-cache.org/.


    Ou direto aqui http://squid-docs.sourceforge.net/la...c21.html#AEN26

    [ ]´s
    ok, no manual está assim:

    "At 75 bytes of RAM per object, 80 000 objects require about six megabytes of RAM. If you have 8gigs of disk you will need 48Mb of RAM just for the object index. It is important to note that this excludes memory for your operating system, the Squid binary, memory for in-transit objects and spare RAM for for disk cache."

    Mas isso só para o índice do objeto, estamos falando do total que inclui como a citação acima memória para objetos em transito e RAM para o cache de disco (justamente oque estamos discutindo).

    Então não escalreceu nada, quem tiver feito testes e teve essa experiência que poste aqui para vermos quanto realmente precisa.

    Não concordo com os posts anteriores de que com 210MB de RAM pode-se ter um cache de 10GB (claro que até vai funcionar, mas vai ser mais lento que usar o próprio link)

    Volto mais uma vez a informar meu teste e minha conclusão, testei com 3 GB de RAM e 50GB de cache em disco e ocupou 90% da memória. Portanto para cada 1GB de RAM pode-se ter 8GB de cache