Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico

Padrão Re: Polarização.

Citação Postado originalmente por nataniel
    Vamos desenhar...

POLARIZAÇÃO HORIZONTAL

----------------
    | |
    | |
    | <> |
    | |
    | |
    ----------------

POLARIZAÇÃO VERTICAL

-----------------------------
    | |
    | || |
    | |
    ------------------------------

Sei lá como ficou o desenho, mas a ideia é essa. A polarização, quem regula, é o dipolo de sua antena (SEMPRE). A grade ou o refletor usado só muda de posição para gerar melhor amplificação/ganho do sinal...
    uma pergunta feita pelo cabista que coloca as antenas,
    – "Se eu colocar a antenas sem a grade funciona? qual o papel dessa grade se ela é toda furada?

Bom Natanael vc já disse que a grade gera melhor amplificação mas como funciona esse ganho na pratica? As ondas de radio vem e pade no dipolo ou na grade?

nas antenas normalmente vem uma etiqueta informando a polarização essa ai nao veio???

[quote=pjnsofts ]
    Vamos desenhar...

POLARIZAÇÃO HORIZONTAL

----------------
    | |
    | |
    | <> |
    | |
    | |
    ----------------

POLARIZAÇÃO VERTICAL

-----------------------------
    | |
    | || |
    | |
    ------------------------------

Sei lá como ficou o desenho, mas a ideia é essa. A polarização, quem regula, é o dipolo de sua antena (SEMPRE). A grade ou o refletor usado só muda de posição para gerar melhor amplificação/ganho do sinal...
    – "Se eu colocar a antenas sem a grade funciona? qual o papel dessa grade se ela é toda furada?

Bom Natanael vc já disse que a grade gera melhor amplificação mas como funciona esse ganho na pratica? As ondas de radio vem e pade no dipolo ou na grade?

A grade é quem gera todo o ganho da antena póis ela concentra as ondas radioeletricas no iluminador. Das antenas convencionais com refletor parabolico, sem a grade o ganho do iluminador (que tambem é antena, dipolo ou logaritmica) vai ser menos que 10 dBi dependendo o tipo, com o refletor parabolico aumenta entre 19 a 24 dBi. Para o refletor ser eficaz , a grade tem que ter uma "trama" maxima que consiste nas dimenções dos "buracos" porém não precissa ser "sólida" , a diferença de ganho é pequena frente a economia do material.

Citação Postado originalmente por pjnsofts

pjn,

Então a antena é um concentrador das ondas de rádio que vem pelo espaço. Você já viu uma lupa? Aquela coisinha que contra a luz em um ponto x e faz um raio mais forte? É a mesma situação. Ela funciona como uma lente convexa que concentra a energia no dipolo da antena.

Quanto a sua pergunta: sim, daria sinal, mas tão pequeno e com tantos ruídos que seria impossível uma navegação eficaz.

Citação Postado originalmente por pjnsofts

pjn,

Então a antena é um concentrador das ondas de rádio que vem pelo espaço. Você já viu uma lupa? Aquela coisinha que contra a luz em um ponto x e faz um raio mais forte? É a mesma situação. Ela funciona como uma lente convexa que concentra a energia no dipolo da antena.

Quanto a sua pergunta: sim, daria sinal, mas tão pequeno e com tantos ruídos que seria impossível uma navegação eficaz.
    Obrigado Natanael, com a sua explicação eu conssegui entender.

Amigo Emilidani agradeço também a sua explicação mas por ela não conssegui enteder bulhufas, desculpe a ignorancia.
    A grade é quem gera todo o ganho da antena póis ela concentra as ondas radioeletricas no iluminador. Das antenas convencionais com refletor parabolico, sem a grade o ganho do iluminador (que tambem é antena, dipolo ou logaritmica) vai ser menos que 10 dBi dependendo o tipo, com o refletor parabolico aumenta entre 19 a 24 dBi. Para o refletor ser eficaz , a grade tem que ter uma "trama" maxima que consiste nas dimenções dos "buracos" porém não precissa ser "sólida" , a diferença de ganho é pequena frente a economia do material.

pjn,

As vezes é mais fácil a gente enxergar as coisas apartir de exemplos. Tem alguns usuários do fórum que se ofendem com essas coisas, mas eu não acho ofensivo e sim instrutivo. Pode parecer boçal e/ou infantil o que eu escrevi na resposta sua pergunta, mas é uma situação de entendimento muito mais simples do que colocar parâmetros técnicos que eu e muitos outros ainda nos perdemos nas nomenclaturas usadas.

Qualquer nova dúvida manda ver que tem uma penca de gente esperando pra responder.