+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Polarização.

    Oá pessoal!!!!
    Comprei 3 antenas setoriais da Hyperlink 14 dbi 120º cada e uma de suas caracteristicas é a polarização vertical. Não sei muito bem o que isso significa na real mas as antenas dos meus clientes que sao direcionais da Aquario estão instaladas na horizontal.... A pergunta é: Como faço para saber se uma antena direcional esta com polarização horizontal ou vertical? O que pode ocorrer se as setorias estiverem com polarização inversa às direcionais? como resolver esse problemas? Agradeço a atenção de todos e aguardo respostas.

  2. #2

    Padrão Re: Polarização.

    meu amigo sua antena e retangular , basta colocar ela na vertical

  3. #3

    Padrão Re: Polarização.

    Cep

    Tambem tenho duvidas sobre isto, mas de acordo com as minhas leituras o que define se a antena direcional esta com polarizacao horizontal/vertical é o alimentador dela, ou seja, aquela haste que fica a frente da antena. Desta forma se a grade da antena esta na horizontal e o alimentador na vertical significa polarizacao vertical. Isto pode ser visto no manual da instalacao da antena no item 2 das instrucoes para montagem.
    Acho que é isso ,mas se eu estiver errado me avisem.


    Laerciok

  4. #4

    Padrão Re: Polarização.

    É esso aí, a polarizãção das antenas diz respeito ao plano imaginario onde são transmitidas as ondas de radio. Exemplo: a transmissão de TV é horizontal por esse motivo pode se ver as antenas paralelas ao chão, se ficasem verticais o ganho cai mais de 20 db, e isto e muito , mais muito mesmo. As transmissões dos celulares é vertical, por isto as antenas dos aparelinhos recebem mais quando perpendiculares ao chão.
    Para saber a polaridade da antena parabolicas basta verificar se o iluminador esta vertical ou horizontal (não confundir com o refletor porque este sempre fica na horizontal, salvo caso não conseguir virar o iluminador sosinho).

  5. #5

    Padrão Re: Polarização.

    Falando em linguajar bem claro, na ponta da antena vc tem o gama (na aquario parece um machado.rsrsrs). a polarização vai ser de acordo com a posição do gama, se vc deixar ele na vertical(machado como se fosser cortar :roll, a polarização seraa vertical e se deixar o gama na horizontal(machado deitado), a polarização sera horizontal.
    Lembrando q a grade é retangular, se vc vai usar polarização vertical, a grade fica deitada, ja na polarização horozontal a grade fica de pé.
    Nas demais marcas é a mesma coisa, no caso da zirok vc nota q o gama é um pequeno bastao de uns 10 cm q fica na ponta, o q vai determinar a polarização é a posição q vc vai deixar esse bastão.
    Acho q é isso q o amigo quer saber.Espero ter sido bem claro.
    Quanto a parte tecnica das polarizações, aí jaa fica complicado, porem os amigos ja deram um boa idéia a vc de como funciona o treem.
    Valeu!

  6. #6

    Padrão Re: Polarização.

    Esqueci de dizer!
    Se vc nao deixar as polarizações das direcionais iguais as setoriais(q é o seu caso), ou onmini, seu sinal ficará muito fraco correndo o risco até de nao receber o sinal da mesma.
    Alguns fabricandes dizem q a rejeição de suas antenas com polarização diferente, chega a 60%, outros dizem q é 70%.

  7. #7

    Padrão Re: Polarização.

    Citação Postado originalmente por Francinei
    Esqueci de dizer!
    Se vc nao deixar as polarizações das direcionais iguais as setoriais(q é o seu caso), ou onmini, seu sinal ficará muito fraco correndo o risco até de nao receber o sinal da mesma.
    Alguns fabricandes dizem q a rejeição de suas antenas com polarização diferente, chega a 60%, outros dizem q é 70%.

    a omni é a mesma coisa? de deixar ela de pé, ta com polarização verticar se deixar ela deitada esta com polarização horizontal, é isso?

  8. #8

    Padrão Re: Polarização.

    SIm, porem a omni nao pode trabalhar deitada.

  9. #9

  10. #10

    Padrão Re: Polarização.

    Existem antenas onmini horizontal, no meu caso uso 2 onmini horizontal da Pluton!

  11. #11

    Padrão Re: Polarização.

    Sim as antenas de polarizãção Horizontal Omni , em uma unica peça (tambem pode formar uma omni com antenas setoriais), som construidas com a tecnologia de Guias de Ondas "Slotted", porem eu acho o preço das Pluton um exagero sem justificativas. Essas mesmas antenas podem se mandar fazer com menor preço, porem não tem o selo de homologação da ANATEL mas o funcionamente é igual, mesma resposta em frequência (no meu caso melhorou pois utilizei um monopolo mais complexo como alimentador).

  12. #12

    Padrão Re: Polarização.

    Vamos desenhar...

    POLARIZAÇÃO HORIZONTAL

    ----------------
    | |
    | |
    | <> |
    | |
    | |
    ----------------

    POLARIZAÇÃO VERTICAL

    -----------------------------
    | |
    | || |
    | |
    ------------------------------

    Sei lá como ficou o desenho, mas a ideia é essa. A polarização, quem regula, é o dipolo de sua antena (SEMPRE). A grade ou o refletor usado só muda de posição para gerar melhor amplificação/ganho do sinal...

  13. #13

    Padrão Re: Polarização.

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Vamos desenhar...

    POLARIZAÇÃO HORIZONTAL

    ----------------
    | |
    | |
    | <> |
    | |
    | |
    ----------------

    POLARIZAÇÃO VERTICAL

    -----------------------------
    | |
    | || |
    | |
    ------------------------------

    Sei lá como ficou o desenho, mas a ideia é essa. A polarização, quem regula, é o dipolo de sua antena (SEMPRE). A grade ou o refletor usado só muda de posição para gerar melhor amplificação/ganho do sinal...
    uma pergunta feita pelo cabista que coloca as antenas,
    – "Se eu colocar a antenas sem a grade funciona? qual o papel dessa grade se ela é toda furada?

    Bom Natanael vc já disse que a grade gera melhor amplificação mas como funciona esse ganho na pratica? As ondas de radio vem e pade no dipolo ou na grade?

  14. #14

    Padrão Re: Polarização.

    nas antenas normalmente vem uma etiqueta informando a polarização essa ai nao veio???

  15. #15

    Padrão Re: Polarização.

    [quote=pjnsofts ]
    Citação Postado originalmente por nataniel
    Vamos desenhar...

    POLARIZAÇÃO HORIZONTAL

    ----------------
    | |
    | |
    | <> |
    | |
    | |
    ----------------

    POLARIZAÇÃO VERTICAL

    -----------------------------
    | |
    | || |
    | |
    ------------------------------

    Sei lá como ficou o desenho, mas a ideia é essa. A polarização, quem regula, é o dipolo de sua antena (SEMPRE). A grade ou o refletor usado só muda de posição para gerar melhor amplificação/ganho do sinal...
    uma pergunta feita pelo cabista que coloca as antenas,
    – "Se eu colocar a antenas sem a grade funciona? qual o papel dessa grade se ela é toda furada?

    Bom Natanael vc já disse que a grade gera melhor amplificação mas como funciona esse ganho na pratica? As ondas de radio vem e pade no dipolo ou na grade?


    A grade é quem gera todo o ganho da antena póis ela concentra as ondas radioeletricas no iluminador. Das antenas convencionais com refletor parabolico, sem a grade o ganho do iluminador (que tambem é antena, dipolo ou logaritmica) vai ser menos que 10 dBi dependendo o tipo, com o refletor parabolico aumenta entre 19 a 24 dBi. Para o refletor ser eficaz , a grade tem que ter uma "trama" maxima que consiste nas dimenções dos "buracos" porém não precissa ser "sólida" , a diferença de ganho é pequena frente a economia do material.

  16. #16

    Padrão Re: Polarização.

    Citação Postado originalmente por pjnsofts
    uma pergunta feita pelo cabista que coloca as antenas,
    – "Se eu colocar a antenas sem a grade funciona? qual o papel dessa grade se ela é toda furada?

    Bom Natanael vc já disse que a grade gera melhor amplificação mas como funciona esse ganho na pratica? As ondas de radio vem e pade no dipolo ou na grade?
    pjn,

    Então a antena é um concentrador das ondas de rádio que vem pelo espaço. Você já viu uma lupa? Aquela coisinha que contra a luz em um ponto x e faz um raio mais forte? É a mesma situação. Ela funciona como uma lente convexa que concentra a energia no dipolo da antena.

    Quanto a sua pergunta: sim, daria sinal, mas tão pequeno e com tantos ruídos que seria impossível uma navegação eficaz.

  17. #17

    Padrão Re: Polarização.

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Citação Postado originalmente por pjnsofts
    uma pergunta feita pelo cabista que coloca as antenas,
    – "Se eu colocar a antenas sem a grade funciona? qual o papel dessa grade se ela é toda furada?

    Bom Natanael vc já disse que a grade gera melhor amplificação mas como funciona esse ganho na pratica? As ondas de radio vem e pade no dipolo ou na grade?
    pjn,

    Então a antena é um concentrador das ondas de rádio que vem pelo espaço. Você já viu uma lupa? Aquela coisinha que contra a luz em um ponto x e faz um raio mais forte? É a mesma situação. Ela funciona como uma lente convexa que concentra a energia no dipolo da antena.

    Quanto a sua pergunta: sim, daria sinal, mas tão pequeno e com tantos ruídos que seria impossível uma navegação eficaz.
    Obrigado Natanael, com a sua explicação eu conssegui entender.



    Amigo Emilidani agradeço também a sua explicação mas por ela não conssegui enteder bulhufas, desculpe a ignorancia.
    A grade é quem gera todo o ganho da antena póis ela concentra as ondas radioeletricas no iluminador. Das antenas convencionais com refletor parabolico, sem a grade o ganho do iluminador (que tambem é antena, dipolo ou logaritmica) vai ser menos que 10 dBi dependendo o tipo, com o refletor parabolico aumenta entre 19 a 24 dBi. Para o refletor ser eficaz , a grade tem que ter uma "trama" maxima que consiste nas dimenções dos "buracos" porém não precissa ser "sólida" , a diferença de ganho é pequena frente a economia do material.

  18. #18

    Padrão Re: Polarização.

    pjn,

    As vezes é mais fácil a gente enxergar as coisas apartir de exemplos. Tem alguns usuários do fórum que se ofendem com essas coisas, mas eu não acho ofensivo e sim instrutivo. Pode parecer boçal e/ou infantil o que eu escrevi na resposta sua pergunta, mas é uma situação de entendimento muito mais simples do que colocar parâmetros técnicos que eu e muitos outros ainda nos perdemos nas nomenclaturas usadas.

    Qualquer nova dúvida manda ver que tem uma penca de gente esperando pra responder.