+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Fosknet
    Visitante

    Padrão Cobol funfar no Debian

    Blz aí blz?!
    Seguinte, não sou tão novo no fórum nem no linux, ando apenas acompanhando alguns tópicos a algum tempo.

    Então, eu ando com certos problemas aqui em relação ao COBOL.
    Tipo, instalei no debian, via apt-get o Open-Cobol e via .rpm (convertido pra .deb) o Tiny Cobol e ambos dão erros nas bibliotecas do próprio cobol (/usr/include/libcob/numeric.h - no Open Cobol) e no Tiny só dá os erros abaixo:
    /usr/bin/ld: cannot find -lncurses
    collect2: ld returned 1 exit status

    Alguém pode me ajudar a resolver esses problemas ou ao menos citar algum outro compilador for linux?

    Já instalei tudo quanto for biblioteca aqui...

    Obrigado a todos pela ajuda.
    T+!

  2. #2

    Padrão Re: Cobol funfar no Debian

    examine direito a mensagem de êrro.. estará dizendo, por exemplo, "libxxxx /usr/src/local/aqui&agora/ não encontrada", enquanto a lib está (por exemplo) em /usr/lib. Apenas faça um link (ln -s) para o lugar correto e pronto.


  3. #3
    Fosknet
    Visitante

    Padrão Re: Cobol funfar no Debian

    Tipo véi, o erro é esse mesmo. Pelo menos do Tiny Cobol, foi erro de script mesmo... :|

    Agora do Open-Cobol, foi exatamente daquele jeito, numa library chamada numeric.h que dava erro nas linhas dela mesma...

    Vlw pela ajuda.
    T+!

  4. #4

    Padrão Re: Cobol funfar no Debian


    Fosknet, boa noite amigo. Sómente uma curiosidade. O Cobol que vc está utilizando é para ambiente visual ou texto mesmo ??? Também sou programador Cobol de longuíssima data. Faço parte da geração dinossauro. Mas já vi algumas aplicações Cobol rodando em servidor SuSE 9.2 numa empresa onde trabalha um colega, mas não consegui perceber se o ambiente gráfico que está rodando se é feito no próprio Cobol para Linux.
    Um grande abraço ........... :-)

  5. #5
    Fosknet
    Visitante

    Padrão Re: Cobol funfar no Debian

    Olá jovem, eu sou um mero iniciante em Cobol... de tanto meu irmão falar, tô começando a optar por essa linguagem...

    Seguinte, não sei nada de Cobol, apenas o DISPLAY :P
    Vou tentar aprender e aprofundar-me..

    Mas voltando ao assunto, o ambiente aqui é Texto mesmo... pensei até em procurar um jeito de colocá-lo visual pois já ouvi falar nisso.

    Ah! Uma outra coisa, quando eu compilo algo, ele fica em binário, por que?!
    No Windows, a gnte usa apenas um run... ele não transforma em binário (exe)...

    Obrigado e T+!

  6. #6

    Padrão Re: Cobol funfar no Debian

    êsses compiladores mencionados (o cobc também o foi?) são pra texto, normalmente, usando o ncurses para deixar uma tela mais "bonitinha". Mas são na "tela preta" mesmo. Contudo achei algures uma interface gráfica em GTK+ e (salvo brutal engano) tá no histórico das listas do tinycobol. Contudo, eu achei TÃO complicada a instalação/utilização que desisti já na leitura do manual, em todo caso, diz o autor do tiny que funciona.

    IMHO, os compiladores Cobol ´for free´ hoje disponíveis são para treinamento de sintaxe, em virtude de alguns 'probleminhas' esquisitos, como, por exemplo:

    o CobC (que é derivado do TinyCobol) não posiciona adequadamente o "display x,y". Não limpa a tela e NÃO POSICIONA, o que é muito ruim. Não vai pro "x,y", apenas vai colocando as coisas na tela sequencialmente.

    O TinyCobol (uma das coisas que lembro) não entende um asteristico (*) na coluna 7, dá um trilhão de êrros, e (cá entre nós) o ´*´ na coluna 7 é IMPERDOÁVEL não ser reconhecido, existe desde antes do ANSI-74, acho que já nasceu com o Cobol.

    Existem compiladores para o ambiente *nix. O Fujitsu - salvo OUTRO brutal engano de minha parte - tem um produto free. Para os pagos, lembra-me o Realia Cobol e o Microfocus Cobol.

    bem.. é isso.

    ah, podem ter boas informações no http://www.clubecobol.com.br

    e, finalizando:

    quando vc dá ´run´ no ambiente (R)Windows vc chama um ´executador´ - que pode ser mais ou menos entendido como um shell, ou seja, é um executável que vai executar os comandos do binário. O ´exe´ (arghhhh... cusp, cusp) usa as bibliotecas disponíveis algures.

    já nos *nix o ´exe´ (arghhh.. cusp, cusp) é autônomo (ah, deixa pra lá o fato de que tá na shell - risos) usando bibliotecas algures..

    resumo: onde é que vc vê diferença?

  7. #7
    Fosknet
    Visitante

    Padrão Re: Cobol funfar no Debian

    Putz, o pior é que os erros que vc disse acontecem mesmo...

    Você nunca ouviram falar num Executor Cobol for LInux gratuito não?

    A Micro Focus tem um excelente (eu acho) compilador ou executor Cobol pra linux, porém, tem que comprá-lo e num tô nem a fim de procurar esse lance nem crack nem nda...

    VLw galera pela ajuda!