Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mardemm
    Visitante

    Padrão StarOS vai resolver este problema??

    Estou com um ap 2000 e tenho um serio problema de trafego que nao consigo resolver e me disseram que um StarOS vai resolver para mim.... Seria este o problema:

    Tenho um ap 2000 com dois cartoes e monitoro eles com smnp, o controle de banda e feito no servidor linux no escritorioe acontece este problema, veja o grafico abaixo:

    http://www.bigturbo.com.br/underlinux/setorial1.png

    Neste momente em que o trafego fica a 10 megas a rede fica lenta e com uma latencia alta, eu nao sei de onde vem isto, seria mesmo porque eu controlo a banda no servidor de saida? O StarOs vai resolver este problema?

  2. #2

    Padrão Re: StarOS vai resolver este problema??

    talvez um usuario esteja utilizando sua ap para fazer uma LAN... (2 usuarios do seu provedor trocando arquivo pelo msn por ex...)

    voce resolve isso no ap-2000 ativando a opção de "intracell block" ou "block relay"

    isso evita que os usuarios se vejam diretamente...

    uma boa dica é atualizar o FIRMWARE dos seus cartoes orinoco, alguns cartoes com firmware mais antigo nao funciona esta opção !!


  3. #3

    Padrão Re: StarOS vai resolver este problema??

    Ola Marden, esse trafego me parece estranho talvez até algum virus...
    De qualquer maneira nao existem comparação entre as funcionalidades do Staros e de um AP qualquer.
    Utilizo aqui em 3 pops com uma media de 60 clientes por POP e recomendo.

    José Luiz


  4. #4
    mardemm
    Visitante

    Padrão Re: StarOS vai resolver este problema??

    Ola Alexandre, obrigado pela dica, isso ja esta feito, cartoes atualizados e ninguem se ve na rede, mesmo pq na maioria dos clientes estou usando aprouter (www.aprouter.com.br), com controle de banda na ponta, e mesmo assim as vezes acontece isso, estou suspeitando de e-mule, ou outro peer to peer, mesmo com banda controlada la no cliente acontece isso, coisa esquisita mesmo....

  5. #5

    Padrão Re: StarOS vai resolver este problema??

    Citação Postado originalmente por mardemm
    Estou com um ap 2000 e tenho um serio problema de trafego que nao consigo resolver e me disseram que um StarOS vai resolver para mim.... Seria este o problema:

    Tenho um ap 2000 com dois cartoes e monitoro eles com smnp, o controle de banda e feito no servidor linux no escritorioe acontece este problema, veja o grafico abaixo:

    http://www.bigturbo.com.br/underlinux/setorial1.png

    Neste momente em que o trafego fica a 10 megas a rede fica lenta e com uma latencia alta, eu nao sei de onde vem isto, seria mesmo porque eu controlo a banda no servidor de saida? O StarOs vai resolver este problema?
    ue é simples.. tem algum furo por ahi.. pq 10Mbs é limite de 2 cartao wireless mesmo.. ainda q cada cartao seja 11Mbs ele na realidade suporta 5Mbs na melhor ipotese.. entao 5 + 5 = 10Mbs.. chegou no limite, por isso q fica lento.

    acho q 1 cliente q esta conectado no cartao A de Ap-2000 esta sem limite ate cliente q esta conectado no cartao B.. o Intra BSS Traffic Operation Block nao bloqueia interconexao se cada cliente esta em cartao diferente.. a soluçao no AP-2000 é setar Enable Packet Forwarding para mac address do servidor principal.

    Lee

  6. #6
    mardemm
    Visitante

    Padrão Re: StarOS vai resolver este problema??

    Desculpe minha insistencia, gostei da tua reposta, mas informo que isto ja esta feito tudo isso.... packet forward habilitado para o meu gw, intra bss bloqueado, ninguem esta se enxergando... isto aqui esta esquisito mesmo, ja estou a mais de um ano tentando resolver isso.... Melhorou e muito quando eu instalei nos clientes o aprouter (www.aprouter.com.br) pois ele cria duas interfaces de rede, wan e lan, sendo que o cliente nao fica conectado diretamente ao pop, passa por um nat antes....

  7. #7

    Padrão Re: StarOS vai resolver este problema??

    Mardemm , aqui rm Guaiba tinhamos diversos problemas no nosso provedor..
    Tinamos clientes que se enxergavam, loops na rede ocasionando conflito de ips em todos os clientes, consumo excessivo de banda, parecidos com os teus, a rede as vezes "parava" sem explicação.
    Chamamos por indicação de um colega em São Sepé um pessoal de Porto Alegre que esteve aqui verificando os problemas e posteriormente solucionando-os com um StarOS, hj temos 3 pops que atendem a cidade com aproximadamente 60 clientes em cada um, todos com StarOS.
    Alem de todas as vantagens, podemos hj ver o que realmente acontece na nossa rede utilizando os recursos de monitoramento do proprio StarOS.

    Abraços José Luiz.

  8. #8
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: StarOS vai resolver este problema??

    Citação Postado originalmente por kmsilencer
    Mardemm , aqui rm Guaiba tinhamos diversos problemas no nosso provedor..
    Tinamos clientes que se enxergavam, loops na rede ocasionando conflito de ips em todos os clientes, consumo excessivo de banda, parecidos com os teus, a rede as vezes "parava" sem explicação.
    Chamamos por indicação de um colega em São Sepé um pessoal de Porto Alegre que esteve aqui verificando os problemas e posteriormente solucionando-os com um StarOS, hj temos 3 pops que atendem a cidade com aproximadamente 60 clientes em cada um, todos com StarOS.
    Alem de todas as vantagens, podemos hj ver o que realmente acontece na nossa rede utilizando os recursos de monitoramento do proprio StarOS.

    Abraços José Luiz.
    Quem de São Sepé?

  9. #9

    Padrão Re: StarOS vai resolver este problema??

    Pessoal da Plugnet Internet... mais precisamente o Alisson Giuliani.

    Abraço..

  10. #10
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: StarOS vai resolver este problema??

    Citação Postado originalmente por kmsilencer
    Pessoal da Plugnet Internet... mais precisamente o Alisson Giuliani.

    Abraço..
    Conheço o Alisson, tu é de Julio de Castilhos?

  11. #11

    Padrão Re: StarOS vai resolver este problema??

    Amigo eu fiz teste referente seu problema, isso pode ser ocasionado por trafego alto nos cartões entre clientes, sabemos que os aps 2000 são excelentes no entanto quando o trafico almenta e ainda quenso se usa criptografia ai ferra mais ainda por eles tem um processamento muito baixo. Com os Staros você bloqueia ess trafico facilmente, eu por exemplo uso cartão Atheros 5213 e bloqueio em cada interface o o Intra Bss e depois como uma simples regra de firewall no proprio staros voce bloqueia todo encaminhamento para ETHE. Tenho aqui suportao em cada cartão Atheros cerca de 80 a 100 clientes simultaneos e o meu throughtput ainda alcanço 52KB de download. Agora acho que isso acontece por usar sempre nos meus clientes aps kodama ou placas Dlink G520 (Atheros 5213). Tenho alcançado aqui resultados satisfatorios.

    Qualquer coisa estamos ai

    Abraços

  12. #12

    Padrão Re: StarOS vai resolver este problema??

    Citação Postado originalmente por mardemm
    Estou com um ap 2000 e tenho um serio problema de trafego que nao consigo resolver e me disseram que um StarOS vai resolver para mim.... Seria este o problema:

    Tenho um ap 2000 com dois cartoes e monitoro eles com smnp, o controle de banda e feito no servidor linux no escritorioe acontece este problema, veja o grafico abaixo:

    http://www.bigturbo.com.br/underlinux/setorial1.png

    Neste momente em que o trafego fica a 10 megas a rede fica lenta e com uma latencia alta, eu nao sei de onde vem isto, seria mesmo porque eu controlo a banda no servidor de saida? O StarOs vai resolver este problema?
    Marden,

    Realmente o StarOS tem uma capacidade de gerenciamento de carga muito maior do que um AP2000 devido ao processamento e memória serem mais avantajados.

    Com relação ao seu gráfico infelizmente os AP2000 têm esse problema de não conversarem corretamente com o MRTG. Se tu usar o STG tu vê os gráficos BEM diferentes. Todos os meus AP2000 aparecem gráficos dessa maneira esquisita e que não existe possibilidade de análise (http://mrtg.cnett.com.br/).

  13. #13
    mardemm
    Visitante

    Padrão Re: StarOS vai resolver este problema??

    Correto Natanael, pode ate ser, mas um coisa voce tem que concordar comigo: Quando o grafico esta baixo todos os links daquele cartao estao a mil, muito bons, quando sobe esse grafico, aqueles que tem o sinal fraco perde muito pacote e os com sinal forte a letencia pode ir ate 200ms o que comumente seria de 3 ms....

    De qualquer forma eu agradeço a todos que contribuiram, estou decidido e farei o teste com o StarOS.... terei um ap a mais de qualquer forma entao nao tenho o que perder pois pior que o ap2000 acredito que nao fique.....

  14. #14

    Padrão Re: StarOS vai resolver este problema??

    marde,

    Claro, concordo sim e estou passando por esse problema. Sinceramente não sei o que está gerando o problema mas, em alguns momentos do dia, o tráfego fica impossível com perdas absurdas de pacotes e delay de 400~600ms. Isso acontece em um cartão do AP2000. No outro fica normal.

    Ainda não consegui identificar o problema mas estou trabalhando nisso.

  15. #15

    Padrão Re: StarOS vai resolver este problema??

    Ola Amigo seu problema será resolvido com star os,mas voce nao podera colocar muitos usuarios em uma mesma celula,senão voce terá problemas de trafego tambem com o staros.

    Tem provedores ,toos com staros e nao tenho problemas a muito tempo.

  16. #16
    mardemm
    Visitante

    Padrão Re: StarOS vai resolver este problema??

    O que seria muitos usuarios? 100, 50?

  17. #17
    tiziu
    Visitante

    Padrão Re: StarOS vai resolver este problema??

    Já passei por isso mardemm e infelizmente o staros nao me solucionou, acabei instalando um mikrotik aqui por sugestão de uma empresa que contratei e ficou show!!!
    De acordo com o cara da empresa, o que acontece é que coloquei muitos clientes ovislink, edimax, realtek em geral, e isso causou um desbalanço nos meus AP. Os clientes que tinham orinoco principalmente ficaram sacrificados, muito lentos.
    Depois disso nunca mais, tenho 70 clientes em cada cartao numa boa.

    Vlw

  18. #18
    mardemm
    Visitante

    Padrão Re: StarOS vai resolver este problema??

    Nossa cara que loucura agora eu ja comprei o StarOS e o cara me garantiu que eu ia ter sucesso, eu to fudido.....

    Mas agora o seguinte nao ficou claro a parada, que o StarOs nao vai resolver... É questao de software ou hardware?? pq vc esta citando os cartoes orinoco, vc esta usando no mikrotik cartoes orinoco??... estamos falando de 2.4b???? Aguardo resposta.....

  19. #19
    tiziu
    Visitante

    Padrão Re: StarOS vai resolver este problema??

    Olha, eu tinha minha rede com AP1000 e AP2000... Dai o Seixas da Seitel me recomendou o StarOS... funcionou muito bem por uns tempo mas ai comecei a ter o mesmo problema.... contratei o Jean da Maila que me instalou o mikrotik e tirou os orinoco. Não da pra usar orinoco como AP no mikrotik, dai uso como cliente mesmo. Foram colocados cartões da Proxim, eles funcionam em A,B e G mas uso somente em BG.
    Eu parei de usar o StarOS mas quem sabe se vc também trocar o hardware funfa legal! :?

    Vlw,

  20. #20

    Padrão Re: StarOS vai resolver este problema??

    ai que tá !!

    voce trocou os cartoes e o software !!!

    tentou rodar o staros com os cartoes novos da proxim ??

    o seu problema poderia ser os cartoes orinoco, que tem uma potencia bem baixa (32mw)... esse proxim novo, acho que tem 70mw !!!