+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DIskless

    Olá !! :-)

    Galera, preciso da ajuda de vocês,. Pretendo implementar uma solução diskless, onde eu trabalho/estudo.
    Já dei uma olhada na net sobre diskless, boot remoto, etc. Gostaria de uma opnião de vocês sobre o assunto, qual a experiência de vocês, já que existem muitas maneiras de fazer isso. Alguém já implementou isso ?

    Aqui as máquinas são boas (estações de trabalho DELL Optiplex e Precision estas biprocessadas),li que algumas soluções são para máquinas com pouco poder de processamento (LSTP), como as máquinas são boas o ideal é que o processamento fique nos terminais liberando o servidor.

    Conversei com um cara no FISL 7, ele era do Mato Grosso, e ele dizia que na faculdade onde ele estudava, tinha a seguinte solução:
    Tinha um servidor de "imagens", isto é, todas as máquinas bootavam essa imagem, e o pessoal nos terminais tinha a senha de root, poderiam fazer o que quiser na máquina, mas caso a máquina reiniciasse ela bootava a imagem que está no servidor e todas as alterações feitas nas estações estavam perdidas, achei bem interessante

    É isso, "qualquer pouco sempre ajuda, assim dizia a velha urinando no mar" - Calíope -Sandman.

    Um grande abraço, Duca.

  2. #2
    valdemi_ramosr
    Visitante

    Padrão Re: DIskless

    Já implementei boot-remoto "diskless" usando disquetes para dar o boot em um cliente usando o conectiva, já faz 2 anos e nunca deu problema. É muito bom! pois não tem o problema de queimar HD e a rede não fica cara. Estou mudando para o LSTP. uma vez que o conectiva utiliza um kernel diferente. Vc só vai precisar pegar a imagem para a placa da tua estação. Não me recordo bem o endereço onde tu pode conseguir essas imagens. É alguma coisa parecida com isso "room.matic.com".
    Um abraço!

  3. #3
    valdemi_ramosr
    Visitante

    Padrão Re: DIskless

    achei o endereço: http://www.rom-o-matic.net
    vai la e procura pelo o chipset da tua placa.

  4. #4

    Padrão Re: DIskless

    isso funciona assim:

    o cliente boota pelo diskete, no diskete tem um software que faz um pedido DHCP para a rede, um servidor de DHCP dá o IP a esse cliente, depois de ter o IP, o cliente faz download de um kernel via TFTP... depois disso, o cliente carrega o kernel na memória, esse kernel é modificado com um patch para que possa ter o ponto de montagem / num servidor NFS (root over NFS). Ao invés de montar o file system num disco local, ele simplesmente monta uma partição NFS da rede. essa partição NFS tem apenas um pequeno fileystem basico... tal como os dos LiveCD's que o cliente utiliza para dar um X -query IP_DO_SERVIDOR
    após este processo a tela X do servidor apareçe nos terminais..
    simples

  5. #5

    Padrão Re: DIskless

    Olá valdemi_ramosr e The-shadow :-).

    bem fiz uns testes aqui com duas estações, as duas são idênticas, com 1GB de ram e processador P4 ccom 1.8 Ghz.

    editei no sever o arquivo cat /etc/gdm/custom.conf as linhas abaixo e reiniciei o gdm

    Código :
    [xdmcp]
    Enable=true

    dando um netstat -a para ver se xdmpc estava rodando:
    Código :
    [root@selkie X11]# netstat -a | grep xdmcp
    udp    0   0 *:xdmcp           *:*

    No cliente (terminal leve), no final do arquivo /etc/inittab alterei a linha x:5nce:/etc/X11/prefdm -nodaemon por #x:5:respawn:/etc/X11/X -query 192.168.0.50

    Código :
    [root@pegasus ~]# vi /etc/inittab
     
    # Run xdm in runlevel 5
    #x:5:respawn:/etc/X11/X -query 192.168.0.50

    reiniciei o cliente, no termino do reincio ele chama o X do servidor.
    Apareceu uma pequena tela de login e loguei no normalemnte no cliente e aida tinha a opção para escolha do gerencoador (Gnome, Kde, etc).
    Muito dez e fácil :-), mas ae vai algumas observações :| :

    Como tudo roda no servidor, recursos como som, cd-rom no cliente não funcionam, ao tentar usar o som do cliente, aparece uma janela de erro, não reconheceu a placa de som e muitas outras coisas, apesar das máquinas serem idênticas.
    Dando uma lida na net sobre o LSTP, dá para fazer um configuração para cada tipo de máquina.
    A vantagem do xdmcp é que não foi preciso usar nenhuma mídia de boot.

    Vou ler mais sobre o assunto.
    Sobre estas questão de som funcioando normal em cada cliente, assim com cd-rom a implementação que você usou valdemi_ramosr cuidava destes aspectos ?

    Um abração, :-).








  6. #6
    valdemi_ramosr
    Visitante

    Padrão Re: DIskless

    na máquina local vc pode chamar o comando setup. que ele vai configurar som, mouse e teclado. Quanto ao CD vc pode usar um ponto de motagem qualuqer e montar ele normalmente.
    Um abraço!

  7. #7

    Padrão Re: DIskless

    Olá :-).

    Citação Postado originalmente por valdemi_ramosr
    na máquina local vc pode chamar o comando setup. que ele vai configurar som, mouse e teclado. Quanto ao CD vc pode usar um ponto de motagem qualquer e montar ele normalmente.
    Um abraço!
    Mas valdemi_ramosr, quando eu entrar com o comando setup ele vai executar o "setup" do server... então o cliente ainda ficaria sem som?
    E quanto ao criar um ponto de montagem, partindo tb do presuposto que estou fazendo tudo no sever, dá pra criar um ponto de montagem com o cd-rom do cliente?
    Desculpe-me por essas perguntas tolas :|.

    Ab, Duca

  8. #8
    valdemi_ramosr
    Visitante

    Padrão Re: DIskless

    Vê só! Quando vc configura uma estãção de boot remoto ele guarda as configurações, bem como, os diretórios para cada estação que vc definir. Dai quando vc executa o setup para configurar o som na estação, ele configura dentro do servidor aquela estação. Seria interessante se vc tivesse as mesmas estações com os mesmos chipset. Pois quando vc reeniciar o servidor ou desligar o hub ele volta com as configurações. No meu caso, mesmo sendo DHCP ele atribuiu um ip para cada estação e permaneceu com ela até eu desligar o hub.
    ele quarda dantro do /tftpboot/192.168.1.? "onde cada ip é uma estação" dai ele coloca os diretórios do linux var - etc - home - etc...

    Espero ter ajudado...
    VALEU!

  9. #9

    Padrão Re: DIskless

    Valeu valdemi_ramosr :-).
    Obrigado pela ajuda.
    Vou instalar aqui o LSTP e colocar a mão na massa.
    Qualquer dúvida eu posto aqui.