Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão SENAO X ATHEROS CM9

    Ola pessoal,

    tenho uma estação star-os com um cartão senao 200mw e omni 8db hyperlink num ponto alto, 4 metros de cabo, tudo certinho, computador 1400 mhz - 256 mb.
    tenho ao todo 40 clientes, o mais lonje deve ter 2 ou 3 km de distancia.

    mas o sinal parece estar a cada dia pior, cada dia que passa nasce uma nova estação, ainda nao tem nenhuma no mesmo canal que eu, mas os clientes com sinal "muito bom" e "excelente" ja estão com muitas falhas. Estive pensando em trocar o cartão senao, mas nao sei se essa é a solução. Sera que um ATHEROS CM9 não melhoraria, ja que eu não preciso de muito força no sinal pelos meus clientes setarem perto, na verdade nao sei.

    please me deem uma LUZ !

  2. #2

    Padrão Re: SENAO X ATHEROS CM9

    Citação Postado originalmente por Delvalle
    Ola pessoal,

    tenho uma estação star-os com um cartão senao 200mw e omni 8db hyperlink num ponto alto, 4 metros de cabo, tudo certinho, computador 1400 mhz - 256 mb.
    tenho ao todo 40 clientes, o mais lonje deve ter 2 ou 3 km de distancia.

    mas o sinal parece estar a cada dia pior, cada dia que passa nasce uma nova estação, ainda nao tem nenhuma no mesmo canal que eu, mas os clientes com sinal "muito bom" e "excelente" ja estão com muitas falhas. Estive pensando em trocar o cartão senao, mas nao sei se essa é a solução. Sera que um ATHEROS CM9 não melhoraria, ja que eu não preciso de muito força no sinal pelos meus clientes setarem perto, na verdade nao sei.

    please me deem uma LUZ !
    mudança de cartao acho q nao vai solucionar grande coisa.. o q recomendo é q coloque antenas setoriais e 1 cartao para cada antena setorial.

    Lee

  3. #3
    soco1000
    Visitante

    Padrão Re: SENAO X ATHEROS CM9

    Dellvalle
    Tive uma experiencia decepcionante com este cartão SENAO,...Sinal excelente, mas não respondia aos pings...incrivel quando abria o site survey da placa realsat... sinal com 100% e recepção no star-os -50 Dbm...mas não pingava...clientes reclamando... derepente instalei o ORINOCO...resolveu tudo... tõ fora deste cartão...


    Daniel

  4. #4

    Padrão Re: SENAO X ATHEROS CM9

    site interesante de intersil Prism... em que idioma esta ?? alguem podria traducir :?

    http://charon.hkfree.org/wiki/index....ce_v%C3%BDkonu

    Lee

  5. #5

    Padrão Re: SENAO X ATHEROS CM9

    utilizo cartao senao aqui.. nao tenho problemas nao..

    como o amigo ai disse, troque sua omni por painel setorial... omni é boa até um certo ponto !!

    tente colocar um painel setorial de 14db...

  6. #6

    Padrão Re: SENAO X ATHEROS CM9

    Delvalle,

    Omni é um equipamento ideal para uso em ambientes onde seus clientes tenham sinal estável com pelo menos 20 dB de SNR (isso pode ser feito com um controle de qualidade simples). Com essa qualidade de sinal tu consegue pendurar uns quantos clientes em cima de um cartão desses (em média 40, mas em StarOS ainda não tenho experiência com muitos clientes, então o sergio disse que consegue colocar entre 70~80 clientes por antena).

    Verifique o sinal em TODOS os clientes. Os com sinal excelente não significa que tenham um SNR bom e sim que a placa de rádio deste cliente identifica aquele sinal (sensibilidade) como sendo excelente.

  7. #7
    new
    Visitante

    Padrão Re: SENAO X ATHEROS CM9

    Roda um tcpdump para ver se a sua rede não esta minada de p2p ....

  8. #8

    Padrão Re: SENAO X ATHEROS CM9

    é um erro usar um cartao de 200MW com uma omini de 8 DBI para cobri clientes num raio de 3 KM



    quanto maio a potencia mais fecha o lobulo de radiacao e mais longe é o alcance prejudicando quem ta mais perto


    Esperimente usar um cartao de menus potencia Ex: Avaya Silver , Orinoco que seu problema sera sulucionado!

  9. #9

    Padrão Re: SENAO X ATHEROS CM9

    Citação Postado originalmente por Pirigoso
    é um erro usar um cartao de 200MW com uma omini de 8 DBI para cobri clientes num raio de 3 KM



    quanto maio a potencia mais fecha o lobulo de radiacao e mais longe é o alcance prejudicando quem ta mais perto


    Esperimente usar um cartao de menus potencia Ex: Avaya Silver , Orinoco que seu problema sera sulucionado!
    acho q confundiu com antena de mais ganho.. a antena continua com mesmo lobulo de radiaçao.

    Lee

  10. #10

    Padrão Re: SENAO X ATHEROS CM9

    Ta legal, voces venceram, vou por setorial, agora quero saber?

    1º Pode ser uma setorial de 120º, todos meus clientes estao numa so direção. Uma so desta resolveria.

    2º Qual marca (barata) de setorial?

    3º Qual cartão colocar ja que pretendo tirar o star-os e por MT, o meu senao 200mw ext2 plus nao funciona nem a pau com o MT.

    4º Como saber se meu cliente ta com uma conexão aceitavel? uso o netstumbler e determino que acima de -XX db a conexão é aceitavel? (todos meus clientes tem direcional 24db proeletronic, hoje em dia varia de -50 a -70 de sinal no "F1" do star-os)

    5º no star-os tem como eu fazer um "site survei" um scan das redes proximas?


    Se alguem poder me ajudar em qq um dos tópicos serei grato.

  11. #11

    Padrão Re: SENAO X ATHEROS CM9

    Setorial compra hyperlink é mais cara mas voce nao tera problemas como infiltração de agua...

    ja vi muita setorial encher de água !!! inclusive setorial da pluton !!

    o mikrotik funciona com senao sim... tente atualizar ele !!!

    mikrotik parece ser bem mais completo que star-os ... nao usei mas pelo que ja vi...


  12. #12

    Padrão Re: SENAO X ATHEROS CM9

    Citação Postado originalmente por LEE337

    acho q confundiu com antena de mais ganho.. a antena continua com mesmo lobulo de radiaçao.

    Lee


    Isso teoricamente, vai pra prática!

  13. #13

    Padrão Re: SENAO X ATHEROS CM9

    Lee e Pirigoso,

    Realmente o que o Pirigoso falou tem sentido e é uma realidade em 2,4 Ghz (em outras frequencias não acontece tanto). Quanto maior a potência do rádio menor é o lóbulo de irradiação horizontal daquela antena. Em compensação ela fica mais direcional e, portanto, os clientes dentro do raio de atuação mais efetivo do equipamento tem melhor desempenho e sinal.

  14. #14

    Padrão Re: SENAO X ATHEROS CM9

    Ola amigos tive ausente esses dias ta uma correria aqui...
    Vou dar minha humilde opiniao a respeito dos cartoes e suporte de clientes do mesmo em cima dos meus conhecimento praticos....
    Cartao senao aqui estou usando dois em um server ate menos doque nosso amigo esta usando... e estou em media com 100 clientes simultaneos, quero dizer, 'e bem dificel de abaixar os 100, fica o tempo inteiro no minimo 90 clientes e no maximo 130 conectados, e sinceramente n tenho problemas.... claro q em qualquer rede temos clientes com antenas com agua, conector q entrou agua etc, e com isso o cliente comeca a ter percas de pocotes ainda mais eu que moro no NORTE e aqui quando chove 'e pra valer!!!
    vou postar umfoto d um server q tenho a 60 metros d altura com 2 cartoes wireless em duas omni 1 de 15 dbi e 1 de 8 dbi.
    http://www.linuxap.com.br/linuxAPII.jpg
    Ps. mas tem uma coisa, nesse server bloqueio d tudo.... Netbius 137 138 139 445 etc, virus, p2p, e banda dos cliente independente de quem 'e o cliente limito a UPload dele a 64kbps.
    Sinceramente amigos hojoe n recebo ligacoes como recebia antes quando usava apenas APzinhas que existe no mercado, n q n presta e sim que abusamos muito delas, colocamos clientes que nunca que ele pode suportar.
    Abracos.
    Espero ter ajudado em alguma coisa.

  15. #15

    Padrão Re: SENAO X ATHEROS CM9

    olá amigos, estou comprando um cartao avaya, mas estou em duvidas se ele ira rodar certinho no mikrotik, meu medo é de não ser tao bom quanto o orinoco, se puderem dar uma força, vamo q vamo de mikrotik na cabeça rsrsrs

  16. #16
    wireless na veia
    Visitante

    Padrão Re: SENAO X ATHEROS CM9

    alguem pode fme dizer como configurar o senao 2611 so para controle de ip.

  17. #17

    Padrão Re: SENAO X ATHEROS CM9

    Smash Clever,

    Qual modelo? Avaya que eu lembre só fabricou modelos Hermes... Que não rodam em modo AP no Mikrotik, apenas Station.

  18. #18

    Padrão Re: SENAO X ATHEROS CM9

    o modelo acho que é silver, mas esse station é o que? ponto a ponto? porque me disseram que ele é que nem o orinoco, ou seja funciuona somente como station, eu tenho também um senao 2611 aqui, será se que se eu colocr o cartao dele em um adaptador e botar no mikrotik ele vai funcionar como ap? ja que no cartao ta escrito 2511?? eita uvida ferrada rsrs abraços amigos

  19. #19

    Padrão Re: SENAO X ATHEROS CM9

    o 2511 funciona como ap no mk..

    o orinoco nao funciona... provavelmente este avaya tambem nao. (porque eh o mesmo chipset)

  20. #20

    Padrão Re: SENAO X ATHEROS CM9

    Smash,

    Os cartões tipo Hermes no Mikrotik funcionam apenas em modo AD-HOC e Station. Se queres saber o que significa isso apenas leia o manual do Mikrotik no site www.mikrotik.com.