+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão script bash para backup

    Quero fazer um script que, acionado pelo cron, gere um backup em cd-rom. Bem, desdobrando em dois sub-topicos:

    a) segundo informações no Slack, não se precisa mais emulação de scsi no kernel 2.6, a gravação é direta. Problema 1: os tutoriais que encontrei são do tempo em que se precisava fazer emulação. Alguém tem algum link para algo mais moderno, atual?

    b) a expressão: date +´%Y%d%m´ funciona muito bem... na linha de comando. No script, não funciona. Alguma idéia?

    grato

  2. #2

    Padrão Re: script bash para backup

    E ae irado :-).

    Quanto ao item 1 não sei nada sobre isso ainda, sobre o item 2 eu pego a data assim em um script que tenho aqui.
    Código :
    ds=`date | cut -d " " -f1`   #Capturando dia da semana
    d=`date | cut -d " " -f4`    #Capturando dia
    m=`date | cut -d " " -f2`    #Capturando mês
    a=`date | cut -d " " -f7`    #Capturando ano
    h=`date | cut -d " " -f5`    #Capturando hora inicial


    faz um testezinho so com isso, pra ver se cada variável está pegando o resultado certo.
    salve engano, peguiei esta idáeia aqui no Under, só não me lembro onde...

    Ab, :-)

  3. #3
    capgaiotto
    Visitante

    Padrão Re: script bash para backup

    Fala Irado!

    Realmente nem no kernel 2.4.x você precisa emular SCSI...
    O que você vai ter que fazer é o seguinte, você vai ter que executar o "dmesg" e checar onde está configurado o seu gravador. Vamos supor que ele esteja como master na segunda IDE, então certamente ele será representado por "/dev/hdc"
    Utilizando o comando MKISOFS para gerar uma imagem e o comando SUDO para gravar, você conseguirá gravar os dados que precisa no CD...

    Ex.

    #mkisofs -J -r /home/gaiotto/backup.tar.gz | sudo cdrecord -v -eject dev=/dev/hdc

    e para apegar os arquivos na media (se utilizar um CD-RW)

    #sudo cdrecord -v -eject blank=fast dev=/dev/hdc


    Faça os testes de gravação, depois pesquise a respeito do CRON, que vc vai achar fácil bastante coisa!


    Gaiotto

  4. #4
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Re: script bash para backup

    expressão: date +´%Y%d%m´ funciona muito bem... na linha de comando. No script, não funciona. Alguma idéia?
    evil
    grato

    Tente usar o fullpath do date e não precisa proteger a condição, a não ser que teu script necessite