Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    daniel.valeta
    Visitante

    Padrão Preciso fechar um enlace de 20 Mega.

    Boa tarde a todos, eu preciso fecahr um enlace de 20 megas em uma distancia de + ou - 1 km, alguém sabe algum equipamento bom e estavel que eu possa usar para isso ? tentei com 2 teramax CPE, mas eles não estão fechando o enlace (acho que um deles está com problemas).
    Desde já agradeço a todos.

  2. #2

    Padrão Re: Preciso fechar um enlace de 20 Mega.

    Airaya 4958 , melhor custo beneficio, muito melhor do que CPE e mais barato.
    Uso ela em link pequenos como o seu , e uso tambem para links de 20km.
    Exelente equipamento.
    TG

  3. #3

    Padrão Re: Preciso fechar um enlace de 20 Mega.

    Cara eu tenho um link fechado com 2 kms em 54 mb , com ovislink 5460 em wds, cara perteito!!!! o ovislink alem de ser barato, homologado funciona em até 400mw!

    Sds,


    Ary Neto
    [email protected]

  4. #4

    Padrão Re: Preciso fechar um enlace de 20 Mega.

    Eu tb uso ovislink 5460 é perfeito...

  5. #5

    Padrão Re: Preciso fechar um enlace de 20 Mega.

    Caso for fazer na frequencia de 2.4ghz te recomendo o zinwell g120 plus.

  6. #6

    Padrão Re: Preciso fechar um enlace de 20 Mega.

    O Zinwell z120 e o ovislink te o mesmo processador, a diferença e q o ovislink é mais flexivel para o usuario tem ssh tem script pessoal tem tudo no ap ue!!!

  7. #7

    Padrão Re: Preciso fechar um enlace de 20 Mega.

    O ovislink é bom, mas ele so atingi os 400mw por software, enquanto o zinwell já tem uma potencia maior por hardaware, o que lhe garante uma vida util maior.
    TG

  8. #8

    Padrão Re: Preciso fechar um enlace de 20 Mega.

    Daniel,

    2.4 Ghz => 802.11g => Ovislink WL5460 (preferencialmente com linux) (não precisa mais do que 63 mW num enlace desse tamanho)

    5.8 Ghz => 802.11a => StarOS + D-Link DWL-AG530 (equipamentos 802.11a são caros e se queimarem tu tem que troca tudo, StarOS é melhor porque tu só troca o que estraga, o custo é um pouco maior inicial mas a manutenção corretiva chega a 93% de economia)

  9. #9

    Padrão Re: Preciso fechar um enlace de 20 Mega.

    20 megas em 2.4????

  10. #10

    Padrão Re: Preciso fechar um enlace de 20 Mega.

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Daniel,

    2.4 Ghz => 802.11g => Ovislink WL5460 (preferencialmente com linux) (não precisa mais do que 63 mW num enlace desse tamanho)

    5.8 Ghz => 802.11a => StarOS + D-Link DWL-AG530 (equipamentos 802.11a são caros e se queimarem tu tem que troca tudo, StarOS é melhor porque tu só troca o que estraga, o custo é um pouco maior inicial mas a manutenção corretiva chega a 93% de economia)
    Nata o star-os nao tem suporte para as ag530 a5 e provavelmente a6 que falaram que lancaram, estou com dificuldade em encontra placas para 802.11a homologadas e que tenha conector para botar pig para uso no star-os ... o lonnie prometeu uma nova versão que tenha suporte as novas ag530 a5 na epoca que reclamei em fevereiro para 3 meses..
    Outra noticia que me passaram.... nao sei se é boato.. o star-os ta para lancar uma nova versão construida do 0 baseada no freebsd.. noticia boa.. a ruim e que vc nao pode usar a licensa antiga nesta nova versão, ou seja vai ter que pagar. Ta cada dia mais dificil encontrar equipamentos homologadados para trabalhar.. essa negocio de restringir antena em cartao de baixa potencia a meu ver nao tem o menor sentido... nao poderiamos fazer algo para ter mais opcoes para trabalhar, fica ai a pergunta aos mais chegados com a anatel.


  11. #11

    Padrão Re: Preciso fechar um enlace de 20 Mega.

    oyama,

    Eu usei cartões Orinoco 8482-WD que são homologados pelas ANATEL e que diz que só podem ser usados com antenas até 5 dbi e não se pode mudar a estrutura do cartão. Felizmente esse mesmo adaptador PCI têm borne pra conectar um pigtail e foi o que fiz. A ANATEL fiscalizou e passou na boa. Usa chipset Atheros 5212.

  12. #12

    Padrão Re: Preciso fechar um enlace de 20 Mega.

    eu queria saber uma coisa você ai que são mas antigos que eu, será que a anatel fiscaliza os equipamentos das operadoras de celular tipo potencia de saida e potência das antenas???
    axo que não viu...
    só nos que sofremos, porque não tem material para trabalhar.

  13. #13

    Padrão Re: Preciso fechar um enlace de 20 Mega.

    Olha não tenho certeza mais um amigo meu disse que ta mais pra quartel agora se tiver denuncia bem formal ai rola mais muito dificil !!!

  14. #14

    Padrão Re: Preciso fechar um enlace de 20 Mega.

    Citação Postado originalmente por Daniel Valeta
    Boa tarde a todos, eu preciso fecahr um enlace de 20 megas em uma distancia de + ou - 1 km, alguém sabe algum equipamento bom e estavel que eu possa usar para isso ? tentei com 2 teramax CPE, mas eles não estão fechando o enlace (acho que um deles está com problemas).
    Desde já agradeço a todos.
    se os dois equipos de teramax for cliente nao linka mesmo, um tem q ser base e outro cliente, depois de isso verifique se tem mesmo NWID, criptografia, canal, system access pass phrase e que esteja no modo bridge.

    para 1 km pode usar 2 AP-600a em modo WDS

    Abraços
    Lee

  15. #15

    Padrão Re: Preciso fechar um enlace de 20 Mega.

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil
    eu queria saber uma coisa você ai que são mas antigos que eu, será que a anatel fiscaliza os equipamentos das operadoras de celular tipo potencia de saida e potência das antenas???
    axo que não viu...
    só nos que sofremos, porque não tem material para trabalhar.
    tux,

    O que acontece é que a ANATEL é comandada pelas Teles e estas, por sua vez, detêm o direitos sobre as maiores operadoras de telefonia celular portanto... já dá pra imaginar onde chegaremos.

    Veja os casos do WiMax que provavelmente não será liberado para nós pequenos. Veja o caso dos contratos de exploração assinados pela ANATEL e as Teles em Dezembro. Veja o exemplo da locação de espaço dentro dos distribuidores das concessionarias para NÓS mortais podermos vender ADSL (hoje uma locação na Brasil Telecom custa em média R$ 8.000,00 e você tem que fazer um projeto tão extenso e com tantos recursos que só nele irá gastar em torno de 20 mil. Além disso ainda tem que comprar um DSLAN de 128 portas da Siemens que custa uns 100 mil. Isso tudo enquanto a Brasil Telecom usa DSLAN da Kaiomy que custa menos de 10 mil reais para 256 portas).

  16. #16

    Padrão Re: Preciso fechar um enlace de 20 Mega.

    Pessoal, tem uma pergunta que não foi respondida.
    Enalce de 1Km, passando 20Mbp/s a 2,4Ghz, será que alcança tal velocidade?

  17. #17

    Padrão Re: Preciso fechar um enlace de 20 Mega.

    Taxa real de troutput nao! com 2 ovislink rodando a g a 24 mb, ele consegue uns 4 mb, agora 20 mb, eu te recomendo tecnologia 5.8, nunca fiz, mas tenta usar o ap700 a/b/g sacou, em wds!



  18. #18

    Padrão Re: Preciso fechar um enlace de 20 Mega.

    Povo,

    Em 2.4 Ghz usando equipamentos 802.11g é possível chegar nessa velocidade (mas é bem difícil de fazer esse enlace e tem que usar equipamentos muitos bons para conseguir). Se analisar o custo do 802.11g verá que é melhor partir para 802.11a.

    De qualquer forma em 802.11a também precisa de muito cuidado no enlace. Eu tenho um enlace de 2 Km com sinal -66 e conectado a 54 Mbps. Veja um tópico que coloquei no forum de StarOS. Consegui 5,5 MB/s de transferencia (o que beira os 40 Mbps) mas em apenas uma direção. Se for nas duas cai pela metade. Acho que esse enlace eu tenho em torno de 16 Mbps real de throughput.

  19. #19
    daniel.valeta
    Visitante

    Padrão Re: Preciso fechar um enlace de 20 Mega.

    Boa Tarde a todos os amigos,
    antes de tudo muito obrigado pelos posts de todos vocês, apesar de nã oter respondido antes eu li todos eles e agradeço a todos, eu fechei o enlace com o Teramax CPE ele trabalha em 5.8Ghz .... não fechei os 20 megas, mas deu pra quebra um galho, agora to pensando em por um ap-2000 na mesma distancia de 800 metros, quantos megas vocês acham que eu consigo obter ? será que eu consigo fechar um enlace com uns 8 megas ?! isso será uma solução temporária para mim até chegar o outro teramax CPE que pedimos aqui na empresa, então mesmo se ele fechar uns 6 megas por ser para solucionar uma emergencia ja ajuda bem, desde ja agradeço a todo os amigos que posterem a aos posts anteriores.

  20. #20

    Padrão Re: Preciso fechar um enlace de 20 Mega.

    Daniel,

    Entenda que equipamentos wireless são HALF-DUPLEX e que a velocidade deles é NOMINAL. Sabendo isso é fácil dizer que 8 Mbps ou 6 Mbps com QUALQUER equipamentos 802.11b é impossível. Com 802.11g é perfeitamente viável desde que sejam usadas antenas de boa qualidade e que evitem perdas desnecessárias de pacotes.

    Só para ter idéia:

    802.11b -> 11 Mbps nominal -> 4,1 Mbps throughput real MÁXIMO
    802.11g -> 54 Mbps nominal -> 19,8 Mbps throughput real MÁXIMO
    802.11a -> 54 Mbps nominal -> 22,4 Mbps throughput real MÁXIMO

    Isso tudo em testes feitos por mim em laboratório usando como base o QCist v3.0 da Ixia Software e também downloads de servidores dentro da rede interna.