+ Responder ao Tópico



  1. #1
    LBARROS
    Visitante

    Padrão Problema no CBQ?

    Amigos, trabalho em um provedor de Internet, e estamos tendo problemas com CBQ. Como estou tento dificuldades em falar com nosso suporte, resolvi postar aqui.

    É o seguinte:

    Nosso firewall tem um script, que rodamos ao inserir mais um IP em um arquivo no diretório /etc/sysconfig/cbq. O nome do arquivo é "ips".

    Ao rodar o script, ele gera um arquivo seguindo o padrão "cbq-xxxx-nomedocliente-IP-banda" onde "xxxx" é um número iniciado em 1000.

    O que acontece é que após gerar esse arquivo, a maioria dos clientes não navega em alguns sites, e uns poucos não navegam em nada. Achamos que poderia ser mascaramento, mas ao executar "iptables -L -n -t nat | grep 192.168.x.x" vimos que o mesmo estava presente, assim como o NAT para aquele IP.

    Engraçado, que isso não ocorre com todos os clientes, e vem ocorrendo de umas semanas pra cá. Os IPs já adicionados anteriormente ao problema, continuam funcionando maravilhosamente bem.

    Não houve alteração no hardware. Pode ser por atualização em algum pacote do Linux? A distro é baseada em Conectiva Linux.

    Desde já agradeço!

  2. #2

    Padrão Re: Problema no CBQ?

    E o que vcs tem feito para que a internet volte a funcionar para esses clientes?


    Voce sabe tambem que o "xxxx" é um número hexadecimal, acho dificil de ter ultrapassado o limite desse número, mas vai saber né, qual a quantidade de arquivos de controle que voce tem aí?

  3. #3
    LBARROS
    Visitante

    Padrão Re: Problema no CBQ?

    Cara, a gente fica rodando o script direto até funcionar sabe... Mas ainda alguns sites não abrem, tipo www.bb.com.br, www.orkut.com, o MSN não funciona... fica "meia-bomba".

    Com relação ao "xxxx', no arquivo de configuração do cbq (se não me falha a memória), está configurado pra iniciar em 1000, não sei por qual motivo.

    Não temos tantos clientes assim, os arquivos de configuração estão na casa de 1150, ou seja, média de 150 clientes.

    E o "xxxx" não me pareceu ser hexa, mas sim um "contador", pois não há letras. Me corrija se estiver errado, mas Hexa também usa letras não é? Igual para formar os MACs dos adaptadores de rede...

    Alguma outra dica?

  4. #4
    Tecnico_LinkMais
    Visitante

    Padrão Re: Problema no CBQ?

    kro tdo muito estranho no seu servidor... deve esta havendo algo errado... me adicione no msn pra ver o q pode ser feito

    [email protected]

    Humberto

  5. #5
    LBARROS
    Visitante

    Padrão Re: Problema no CBQ?

    Added!