+ Responder ao Tópico



  1. #1
    feliperamone
    Visitante

    Padrão Interface não-agradável, exibição de fontes

    Olá a todos,

    estou iniciando e me acostumando aos poucos com o Linux.
    Já instalei várias distros e continuo testando novas.

    Testei Debian e derivativos (Ubuntu, Kurumin, Debian CDD Brasil)
    e estou agora com SUSE 10.0.

    Sobre a interface Linux, gostaria de saber o porquê de as fontes e
    toda a interface não ser tão agradável visualmente quanto o Windows
    (não sou fã de Windows).

    Percebi que a exibição de fontes é ruim, não é bem desenhada e cansa
    a vista mais q o Win. Testei algumas distros em pcs diferentes, fica a
    mesma coisa.

    O que acontece? Existe algum ambiente em que não fique assim?
    Alguém também acha isso ou estou viajando? Podem responder na boa...

    []'s

  2. #2
    oldbear
    Visitante

    Padrão Re: Interface não-agradável, exibição de fontes

    Caro Felipe,

    O problema com as fontes no Linux pode ser resolvido de duas maneiras: primeiro, vc pode mudar os padrões da interface gráfica dentro do conjunto disponível.
    As equivalências mais próximas que encontrei são a Nimbus Roman em lugar da Times New Roman e a Sans em lugar da Arial. Outras fontes que podem dar um efeito melhor são a Paladino, a Lucida, Lucida Typewriter e Bitstream Charter. Sem esquecer que a interface que mais uso é o KDE.
    Se vc usa monitor de 17 polegadas ou mais, fica difícil obter um efeito mais suave sem diminuir muito o tamanho das fontes. De modo geral, uso Nimbus Sans nos tamanhos 9 e 10; fica menos cansativo.

    A segunda solução é adaptar as fontes normalmente usadas no Windows. Mas isso seria inadequado, pois parece que se trata de software proprietário; além do quê eu nem sei como fazê-lo.

    A par do problema com as fontes, existe também uma certa falta de variedade - sem falar nas escolhas das cores - nos temas das interfaces gráficas. No momento estou usando o Plastik que é em tons de azul e cinza. Esse tema em uma gradação de cores suave, evitando contrastes que podem irritar a vista. 8-)

  3. #3

    Padrão Re: Interface não-agradável, exibição de fontes

    Claro que se você não configurar sua placa de vídeo e usar uma taxa de atualização de 60 Hz, vai contribuir para alguns graus a mais no seu óculos.