+ Responder ao Tópico



  1. #1
    capgaiotto
    Visitante

    Padrão Esclarecimentos a respeito de IMAP

    Olá Pessoal!

    A questão é a seguinte. Estou montando meu primeiro servidor de emails. Utilizo o Debian 3.0, o servidor SMTP é o Postfix e o servidor POP é o QPOPPER (ambos funcionam perfeitamente). Estou tentando configurar o servidor IMAP (courier-imap), mas esbarrei na criação das pastas "Maildir" dos usuários!
    Existe o comando "maildirmake" e o comando "maildirmake-courier", testei ambos, mas tive o mesmo problema. Quando mando sincronizar do meu cliente de email, ele carrega apenas a Caixa de Entrada e a pasta Trash, mas mesmo assim, quando envio um e-mail para essa conta, o usuário não recebe nada - lembrando que se configuro a conta para receber por POP, o e-mail chega.
    Tentei criar o Maildir + as subpastas "cur", "tmp" e "new" no /home/usuário/ manuelmente mas acontece a mesma coisa.

    /etc/postfix/main.cf

    # see /usr/share/postfix/main.cf.dist for a commented, fuller
    # version of this file.

    # Do not change these directory settings - they are critical to Postfix
    # operation.
    command_directory = /usr/sbin
    daemon_directory = /usr/lib/postfix
    program_directory = /usr/lib/postfix

    smtpd_banner = $myhostname ESMTP $mail_name (Debian/GNU)
    setgid_group = postdrop
    biff = no

    # appending .domain is the MUA's job.
    append_dot_mydomain = yes
    myhostname = mailserver.gaiotto.com.br
    alias_maps = hash:/etc/aliases
    alias_database = hash:/etc/aliases
    myorigin = /etc/mailname
    mydestination = gaiotto.com.br, mailserver.gaiotto.com.br, localhost.gaiotto.com.br, localhost
    relayhost =
    mynetworks = 127.0.0.0/8
    mailbox_command =
    mailbox_size_limit = 0
    recipient_delimiter = +


    e o /etc/courier/imapd:


    ADDRESS=0
    PORT=143
    MAXDAEMONS=40
    MAXPERIP=4
    PIDFILE=/var/run/courier/imapd.pid
    TCPDOPTS="-nodnslookup -noidentlookup"
    AUTHMODULES="authdaemon"
    AUTHMODULES_ORIG="authdaemon"
    IMAP_CAPABILITY="IMAP4rev1 CHILDREN NAMESPACE THREAD=ORDEREDSUBJECT THREAD=REFERENCES SORT"
    IMAP_CAPABILITY_ORIG="IMAP4rev1 CHILDREN NAMESPACE THREAD=ORDEREDSUBJECT THREAD=REFERENCES SORT AUTH=CRAM-MD5 AUTH=CRAM-SHA1 IDLE"
    IMAP_IDLE_TIMEOUT=60
    IMAP_CAPABILITY_TLS="$IMAP_CAPABILITY AUTH=PLAIN"
    IMAP_CAPABILITY_TLS_ORIG="$IMAP_CAPABILITY_ORIG AUTH=PLAIN"
    IMAP_DISABLETHREADSORT=0
    IMAP_CHECK_ALL_FOLDERS=0
    IMAP_OBSOLETE_CLIENT=0
    IMAP_ULIMITD=65536
    IMAP_USELOCKS=0
    IMAP_EMPTYTRASH=Trash:7
    IMAP_MOVE_EXPUNGE_TO_TRASH=0
    IMAPDSTART=YES


    Muito obrigado pela ajuda!

    Gaiotto

  2. #2

    Padrão Re: Esclarecimentos a respeito de IMAP

    maildirmake vai criar o dir com permissoes do susaurio corrente, dps vc tem que alterar para o usario do postfix, e como vc ta criando as pastas, pq geralmente a estrutura eh:

    Maildir/
    Maildir/.Sent
    Maildir/.Trash
    etc etcetc
    ai dentro do Maildir tem um arquivo courierimapsubcribed (ou parecido, to logne do server agora) e lá tem as pastas que o usuario tem no maildir dele, deve estar na seguinte estrutura:
    INBOX.Sent
    INBOX.Trash
    etc etc

  3. #3
    capgaiotto
    Visitante

    Padrão Re: Esclarecimentos a respeito de IMAP

    Fala Ice!

    Origado pela atenção.
    Criei a pasta "Maildir", seguidos das subpastas ".Sent" e ".Trash" na pasta /home/ do usuário e dei as permissões adequadas e inclui no arquivo "courierimapsubscribed" - é isso mesmo...,e o problema continua o mesmo, quando tento sincronizar as pastas no cliente de email, é gerada a mensagem "Maildir - No such file or directory".
    Não estou conseguindo encontrar nada a respeito, mas analisando os arquivos de configuração do courier "imapd" e do postfix "main.cf", não deveria existir um parametro que apontasse o caminho exato do Maildir?


    Obrigado 1c3m4n!

  4. #4

    Padrão Re: Esclarecimentos a respeito de IMAP

    isso deve ser pq o maildir ta no lugar errado, nao sei como vc ta fazendo ai pq eu soh uso dominio virtual com bd msm quando tenho um dominio soh, ai geralmente fica
    /var/server/postfix/dominio.com.br/usuario/maildir

  5. #5
    capgaiotto
    Visitante

    Padrão Re: Esclarecimentos a respeito de IMAP

    Fala brother!

    Não consegui encontrar nada parecido em /var.
    Eu estava criando o Maildir no /home/usuario/Maildir, baseado nos documentos que achei. Notei que enquanto criava a pasta Maildir a nível de teste, o client de email respondia de formas diferentes... Por isso cheguei a conclusão de que o repositório ( se é que posso chamar assim), fica em /home/usuario/Maildir...
    Mas como meu cérebro nessa altura já esta fundindo, pode ser que eu esteja enganado...hehe
    Aliás, o servidor IMAP independe neste casos ?
    Se eu optar por outro servidor IMAP teria outra resposta?


    Obrigado IceMan!

  6. #6

    Padrão Re: Esclarecimentos a respeito de IMAP

    servidor imap vai dar no mesmo para qq um, mas seguinte do jeito que ta agora os usuarios conseguem enviar emails/receber (receber que digo é a mensagem é entregue ateh o servidor) pq se isso estiver certo eh a conf do imap que tem algum detalhe errado, caso contrario verifica no postfix a conf do maildir, pode ser que ele esteja utilizando mailbox ai num vai funfar msm

  7. #7
    capgaiotto
    Visitante

    Padrão Re: Esclarecimentos a respeito de IMAP

    Fala IceMan!

    Quando configuro o client de email para receber por POP, o usuário recebe normalmente a mensagem, aliás, envia e recebe normalmente. No caso o Postfix está funcionando corretamente.

  8. #8
    capgaiotto
    Visitante

    Padrão Re: Esclarecimentos a respeito de IMAP

    O interessante é que o Cliente de Email, responde: "Maildir: No such file or directory", fica aparente que o é buscado seria justamente o Maildir.

  9. #9
    teste123
    Visitante

    Padrão Re: Esclarecimentos a respeito de IMAP

    nao eh isso nao, o que ele ta querendo dizer é que nao conseguiu acessar alguma pasta dentro do maildir, bom se configurando pop ta funcionando soh pode ser alguma conf de imap. agora vai ser complicado achar, da um tail -f no maillog e veja se aparece algo qdo vc loga via imap

  10. #10
    capgaiotto
    Visitante

    Padrão Re: Esclarecimentos a respeito de IMAP

    Fala senhores!

    Nada feito ainda. Localizei um parametro do main.cf chamado:

    home_mailbox=Maildir/

    Mas quando reinicio o postfix, o servidor de POP3 Qpopper para de entregar as mensagens.
    O IMAP responde de outra forma, mas mesmo assim não funciona, ao invés de "No such - file or directory", o cliente de email retorna uma mensagem dizendo que a pasta é invalida...

    Bem, removi o Qpopper e instalei o Courier-pop só para testar, mas nada feito...

    Desabafo: Pouquíssimo material em português falando a respeito...

    Obrigado pessoal!

    Gaiotto