+ Responder ao Tópico



  1. #1
    morawell
    Visitante

    Padrão Provedor de Radio [ MEIO URGENTE ]

    Galera eo seguinte tem um condominio de ums 20km q quer fezar um provedor interno para umas 600 casa o que seria nescessario para eu montar esse provedor para servir pelo - 100kbps para cada , e se alguem quiser chutar de quanto vai ser mais ou meno meu investimento e q equipamento eu necessito ?


    Obrigado pela sua atenção

  2. #2

    Padrão Re: Provedor de Radio [ MEIO URGENTE ]

    Vamos por partes.
    Voces querem contratar um link de uma tele (Telemar , embratel etc), ou irão pegr uma conexão de um provedor?
    Como vai ser a distribuiçao para as casa?
    TG

  3. #3

    Padrão Re: Provedor de Radio [ MEIO URGENTE ]

    se for um condominio fechado.. compensa passar cabeamento nos postes...

  4. #4

    Padrão Re: Provedor de Radio [ MEIO URGENTE ]

    100K para cada um vc vai precisar de um link de uns 4 megas, servidor de proxy, servidor de email, um servidor de pppoe + radius, para fazer autenticação e bilhetagem, o servidor de email é cortesia para os clientes e reduz o teu trafego de internet externo, 1 switch 16 portas 10/100 ou 1000 sem crise.


    Servidor de email P4 2.8Ghz 1GB 3 hds de 80GB 2 placas de rede.
    Servidor de autenticacao P4 2.8Ghz 512MB 2 hds de 40GB 2 placas de rede.
    Servidor de proxy P4 2.8Ghz 2GB, 1 80 GB 3 placas de rede.

    A definição de processador claro vai ficar por sua conta mas pessoalmente não tenho problemas com esses acima não e se me permite dizer uso servidor dell ao inves de montar maquinas da menos trabalho no final das contas.

    Agora a parte mais dispendiosa a primeira vista vamos la.

    600 casas é uma rede bem bem grande e portanto vc vai precisar montar pequenos pontos de gerencia.

    De cara vc vai precisar dividir essas 600 casas por 10 pequenos pontos de gerencia onde chegam
    60 casas em cada.

    Neste caso vc pode ter 3 switchs de 24 portas por conjunto o que somara 30 switchs, pegue switches gerenciaveis o trafego vai ser intenso, a partir de cada ponto de gerencia vc pode conectar a central ou via wireless que eu nao recomendo ou com cabo de rede ou via fibra optica o que seria extremamente recomendavel, veja qual a maior distancia entre a casa e a central onde vc deseja fazer essa "pitoresca" rede.

    La na sua central voce ainda vai precisar de:

    2 switches de 16 portas onde chegam os pontos de gerencia, esses switches devem ser gigabit sejam eles por fibra ou cat5 visto o trafego da rede.

    O controle de banda vai ficar no gateway proxy, o bilhetador vai ser o DHCP e vai prover autenticação aos usuarios, voce pode gerar relatorios por cliente.

    Cada cliente vai estar isolado em sua camada de rede dessa forma vc não vai ter problemas de invasão entre os clientes.

    Nessa brincadeira 9 mil 3 contos por maquina.
    Mais 1 switch R$ 2800 ps GERENCIAVEL vc vai querer um quando estiver tudo no gargalo.
    Mais 30 switches 10/100 para conectar os clientes aos 10 pontos de gerencia são 3 switches por ponto.
    Mais 2 switches 10/100/1000 para conectar os pontos de gerencia, de cada ponto de gerencia vem 3 cabos de rede 1 de cada switch.
    Caixas de cabo de rede, neste caso vc vai ligar cada casa ao ponto 30 cabos vc vai precisar de um duto de 4 polegadas ou trazer os cabos pelo poste.

    Divirta-se.

  5. #5
    morawell
    Visitante

    Padrão Re: Provedor de Radio [ MEIO URGENTE ]

    e no caso de via radio alguem tem alguma especificação, aqui na minha região so seria link embratel ou telefononica!

  6. #6
    andreencinas
    Visitante

    Padrão Re: Provedor de Radio [ MEIO URGENTE ]

    desculpem minha santa ignorância, mas não seria bem mais barato utilizar a tecnologia da tv a cabo.....

    pois é um condominio fechado, sendo assim, passaria o cabo coaxial para todos

    acho que ficaria bem mais em conta

    valeu

  7. #7

    Padrão Re: Provedor de Radio [ MEIO URGENTE ]

    E ele forneceria um cable modem para cada um dos 600 clientes, mas precisaria de uma central para deixar esse povo todo autenticando.

    Proxy para melhorar conexoes.

  8. #8

    Padrão Re: Provedor de Radio [ MEIO URGENTE ]

    Radio central terabeam, com antena de 33 dbi 100 clientes por radio,da para ser bem escalar, clientes radios senao todos acessam o radio principal e este faz o controle junto a um servidor de autenticação.

    Voce so precisa configurar os radios para acessar o access point e ja era, troca a senha para ninguem ficar brincando com os radios nem ferrar a rede wireless e ja era.

    Vc economiza em fios e põe em radio bom.

    Um Abraço

  9. #9
    morawell
    Visitante

    Padrão Re: Provedor de Radio [ MEIO URGENTE ]

    Willian Pires,

    O que seria antenas boas ? quais marcas
    de ra radio que equipamento ? gostaria de me esclaressen isso
    pois passar cabo fica uma pequena fortuna inviavel ! já via radio
    sei que o sinal nunca e 100% mais da para deixa o cliente satisfeito !

    se algum poder esclarecer que equipamento usar uso linux q linux , ou windows q windows ?
    entende
    isso q eu presizo

    Obrigado até o presente momento pela colaboração de vocês!

  10. #10

    Padrão Re: Provedor de Radio [ MEIO URGENTE ]

    Amigo passe mais detalhes de onde vai instalar pra sabermos o que indicamos !!!

    Exemplo se este condominio tiver muita arvore !!! e impossivel pra radio !!!

    E predio e casas etc e etc...

    Agora de servidor NUNCA RUWINDOS !!!

  11. #11
    morawell
    Visitante

    Padrão Re: Provedor de Radio [ MEIO URGENTE ]

    Cara e um condominio com pucas arvores tem um campo bem amplo onde penso em colocar a antena central e bem alto em relação ao resto do condominio provavelmente da visada para toda area, que especificação você presiza mais ??

  12. #12
    rico
    Visitante

    Padrão Re: Provedor de Radio [ MEIO URGENTE ]

    opa irmão

    qual é o estado q vc vai montar o provedor

    estou no estado do rio de janeiro se interessar tenho uma equipe que monta isso rapidinho

    vc vai precisar de antenas, placas de radios, cabos, se quizer te dou um orçamento do material ok

    manda a relação do q vc vai precisar ok

    estou no aguardo

    [email protected]

  13. #13

    Padrão Re: Provedor de Radio [ MEIO URGENTE ]

    amigo acho a opiniao do wps muito boa... de dividir em celulas... voce podia fazer isso via radio..

    colocava um ap principal ligado no link e no servidor controlando tudo... cada celula wireless iria conectar nesse ap... e descer via cabo para as 10.. 15 .. 20 casas proximas ali...

    se fizer dessa forma acho que ira ficar muit bom..

  14. #14
    rico
    Visitante

    Padrão Re: Provedor de Radio [ MEIO URGENTE ]

    blz,

    qual a operadora em sua cidade para comprar-mos o link ?

    seriam 600 kits completos?

    o resto, módulos de torres e os equipamentos, servidores,

    mas, depende do estado para poder te dar o orçamwento ok

    temos um provedor e, particularmente eu acho melhor a colocação de um kit para cada cliente
    temos uma rede cabeada na AMAN(Academia militar das Agulhas Negras) funciona ,mas, é muito instável,

    qualquer duvida podemos conversar no msn ok: [email protected]