+ Responder ao Tópico

Padrão Re: Tutorial para quem quer fazer balanceamento, Via winbox!!!

Gostaria de saber se este link que vc passarão funciona com autenticação pppoe e se tem que mudar alguma coisa no firewall ou mesmo no pppoe e tbm no queue

esta imagem e da minha configuração do queue http://www.atenassys.com.br/mikrotik/queue.jpg

Acredito que não deva influenciar a maneira que vc tem (autenticado ou não).
    Essas regras atuam mais em cima do Mangle (marcando a conexao) e nas rotas..

Mas para quem já usa essas regras por mais tempo, vejam se já tiveram algum problema semelhante.
    Um único usuário reclamou que nao conseguia navegar.
    Meu técnico foi até o cliente, e realmente nem pingava para hosts externos, e nao nevegava.
    Acessou o winbox e desativou as regras do Mangle e voltou a navegar sem problemas. Fez varias vezes esse teste e percebeu essa dificuldade.
    Se testarmos através de clientes (logando no servidor linux do cliente), não há qualquer problema. Funciona sempre bem.

Alguém já percebeu algo do gënero? Se persistir o problema somente para ele, posso colocar outro mangle exclusivo dele, mas que é curioso, isso é.

Obs: Não sei se importa, mas para informar o cliente AP Edimax, e fica a 100m do meu ponto de distribuição da sua rede.

Liandro,

Agora você deu um nó na cabeça do povo...

Leia um tópico que estou abrindo nesse momento que trata de Ethernet Converter Linksys WET11.

E vamos que vamos...
    Mais e mais dúvidas surgindo e aprimorando...

Está funcionando as regras para minhas duas interfaces normalmente, mas com isso, os clientes que estão na rede inválida (192.168.99.0) não conseguem ter acesso aos clientes da rede válida (200.x.x.x) que saem pela mesma interface.
    Por que precisariam ter acesso? Um cliente com ip valido tem um servidor que o outro cliente que está com ip invalido precisa ter acesso (Diversos recursos)

Consegui resolver com um ´gato´, ou seja, nas mesmas 4 regras que são necessárias para funcionar, eu fiz uma negação para a rede válido no dst-address (exemplo abaixo).

Até funciona, mas suponha que tenho outra rede valida em outra faixa (201.x.x.x) teria que criar novamente outras 4 regras e negar?
    Ou teria alguma maneira de criar um mangle especifico antes de todos os outros, que pudesse eliminar esse ´gato´?

chain=prerouting in-interface=SAIDA_LINK99 src-address=192.168.99.0/24
    dst-address=!200.x.x.x connection-mark=even2 action=mark-routing
    new-routing-mark=even2 passthrough=no

Liandro,

Existe uma opção no MK que é o ADDRESS-LIST... Veja dentro das configurações do firewall em:

Código :
    /ip firewall address-list

Depois:

Código :
    /ip firewall mangle add dst-address-list=![sua lista criada]

E não é que funcionou mesmo
    Apanhei um pouco até descobrir que o nome da lista, so funcionaria na Aba ADVANCED do regra do Mangle, pois no Geral só aceitava o IP.

Já descobri entao para que servia o Adress-List, agora só falta entender os Queues Tree e Queue Types.

Nosso amigo Pro2 colocou até uma imagem nesse mesmo tópico mas náo consegui compreender a lógica e vantagem de se usar isso (e que não pode ser feito no Simples Queue).