+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Economizar 50% de banda!!!

    Oi pessoal,

    Estou com um problema aqui no meu provedor, hj tenho um link de 2mb full com a Embratel, e gostaria de economizar 50% da minha banda utilizando um proxy, e necessário eu criar um puta servidor para esta solução?, ou basta fazer uma boa configuração no meu squid?, peço ajuda do pessoal deste fórum p/ juntos chegamos uma solução p/ este problema!!!

    Grato,

  2. #2

    Padrão Re: Economizar 50% de banda!!!

    Santo o squid so economi... 30% nunca ovi falar em 50% mas aki tenho um link de 1MB com o cache de 10GB todos dizem q cache grande o sistema fica lerdo pelo contrario trabalha bem melhor depende de quantos mb de memoria vc bota o squid pra rodar aki no meu caso eu sempre boto o squid pra usar 70% de minha memoria ram.
    sempre uso 16 128 evito o aumento de pastas pra ficar melhor de o squid achar o cache e ele esta amazenando em ate 100MB "isso eo maior arquivo que ele pode quardar".
    Pretendo aumentar meu cache pra 100GB esse mes ainda do dia que aumentei meu cache notei a diferenca.
    Agora eu uso o squid 2.5 stable 13 ele esta bem melhor que as versoes antigas.

  3. #3
    ttjedi
    Visitante

    Padrão Re: Economizar 50% de banda!!!

    opa passa o segredo do boloa ai pra gente;;; eu tenho 400mb de cache na ram.... tenho 1 gb de ram instalado no meu server....

  4. #4

    Padrão Re: Economizar 50% de banda!!!

    100GB de cache??

    meu deus...

    que maquina voce tem ae pra isso?


  5. #5

    Padrão Re: Economizar 50% de banda!!!

    Citação Postado originalmente por tianguapontocom
    Santo o squid so economi... 30% nunca ovi falar em 50% mas aki tenho um link de 1MB com o cache de 10GB todos dizem q cache grande o sistema fica lerdo pelo contrario trabalha bem melhor depende de quantos mb de memoria vc bota o squid pra rodar aki no meu caso eu sempre boto o squid pra usar 70% de minha memoria ram.
    sempre uso 16 128 evito o aumento de pastas pra ficar melhor de o squid achar o cache e ele esta amazenando em ate 100MB "isso eo maior arquivo que ele pode quardar".
    Pretendo aumentar meu cache pra 100GB esse mes ainda do dia que aumentei meu cache notei a diferenca.
    Agora eu uso o squid 2.5 stable 13 ele esta bem melhor que as versoes antigas.
    Ola,

    Cara tem alguma possibilidade de vc postar aqui as configurações do squid?, vou dar um exemplo de uma maquina de um amigo, ele tem uma maquina (dual com dois processadores 64bits e 4gb ram, 04 hds de 70Gb sendo q ele usa três so p/ proxy. isso sim e maquina, só tem um problema!! custo muito elevado.


    Grato,


  6. #6

    Padrão Re: Economizar 50% de banda!!!

    Estudei bastente sobre squid..

    um cache com mais de 50gb nao melhoram desempenho !!! eh melhor voce criar 2 cache_dir de 35 gb !!

    cache_dir tipo 35000 /var/spool/squid1 x y
    cache_dir tipo 35000 /var/spool/squid2 x y
    cache_dir tipo 35000 /var/spool/squid3 x y
    cache_dir tipo 35000 /var/spool/squid4 x y

    o desempenho eh maior ainda se sao em hds separados !!

    a conta de consumo de memoria do squid é a seguinte, para cada 1GB de HD (cache) o squid consome cerca de 15MB de memoria (64bits) ou 10 a 12 MB (32bits). (o cache_mem nao limita o consumo do squid, limita apenas quantos mbs em objetos HOT (quentes) ele ira manter na memoria). se o servidor for apenas para squid, use 80% da ram.. se for servidor com outros processos (bind, apache, mysql, firewall/iptables).. use 25% da memoria !!

    esses valores de consumo usando politica de substituição "heap" !

    o grafico anexo mostra os hits ao cache...

    em media 60% dos objetos sao pegos no cache e nao na internet.. ou seja.. 60% de trafego local !!

    meu squid consome 2gb de ram SOMENTE ELE !!
    utilizo 3 hds scsi 73gb 10.000rpm ou 15.000rpm (nao lembro os rpms)

    em horarios de pico chega a economizar mais de 1MB de link !! :P

    com scsi vc usa sistema de arquivos nao sincrono ( storeAufs ) .. consome menos cpu que diskd, ufs... !!

    e .. NUNCA use squid para fazer filtro de sites, ele consome muita memoria fazendo isso, utilize o squidguard+db4 fica muito bom !!


  7. #7

    Padrão Re: Economizar 50% de banda!!!

    Citação Postado originalmente por Alexandre Correa
    Estudei bastente sobre squid..

    um cache com mais de 50gb nao melhoram desempenho !!! eh melhor voce criar 2 cache_dir de 35 gb !!

    cache_dir tipo 35000 /var/spool/squid1 x y
    cache_dir tipo 35000 /var/spool/squid2 x y
    cache_dir tipo 35000 /var/spool/squid3 x y
    cache_dir tipo 35000 /var/spool/squid4 x y

    o desempenho eh maior ainda se sao em hds separados !!

    a conta de consumo de memoria do squid é a seguinte, para cada 1GB de HD (cache) o squid consome cerca de 15MB de memoria (64bits) ou 10 a 12 MB (32bits). (o cache_mem nao limita o consumo do squid, limita apenas quantos mbs em objetos HOT (quentes) ele ira manter na memoria). se o servidor for apenas para squid, use 80% da ram.. se for servidor com outros processos (bind, apache, mysql, firewall/iptables).. use 25% da memoria !!

    esses valores de consumo usando politica de substituição "heap" !

    o grafico anexo mostra os hits ao cache...

    em media 60% dos objetos sao pegos no cache e nao na internet.. ou seja.. 60% de trafego local !!

    meu squid consome 2gb de ram SOMENTE ELE !!
    utilizo 3 hds scsi 73gb 10.000rpm ou 15.000rpm (nao lembro os rpms)

    em horarios de pico chega a economizar mais de 1MB de link !! :P

    com scsi vc usa sistema de arquivos nao sincrono ( storeAufs ) .. consome menos cpu que diskd, ufs... !!

    e .. NUNCA use squid para fazer filtro de sites, ele consome muita memoria fazendo isso, utilize o squidguard+db4 fica muito bom !!

    Oi Alexandre,

    Muito obrigado pela sua explicação básica sobre o squid. Todos aqui devem esta querendo saber mais sobre seu sistema.

    1. E possível vc disponibilizar seu squid.conf?
    2. Vc usa algum tipo de protocolo ou regra no seu roteador p/ utiliza o squid?
    3. Seria possível vc descrever sua topologia de rede?
    4. Onde entra o seu myauth nesta topologia?

    Grato,

  8. #8

    Padrão Re: Economizar 50% de banda!!!

    good_speed, foi vc que me adicionou no msn esses dias nao foi ? me da um alô no msn !!


    segue desenho com a topologia da minha rede: