+ Responder ao Tópico



  1. #1
    emchi
    Visitante

    Padrão Novo Provedor 2.4 ou 5.8 eis a questao.

    Estou com projeto de abrir um provedor radio, tenho intenção de começar com frequencia 5.8 devido ao grande numero de usuario 2.4, que sao dois provedores locais e mais algumas emrpesas que abusam de amplificadores.
    Porem tem o custo elevado dos kits para os clientes.

    Qual a opiniao dos amigos sobre este assunto, terei mais qualidade porem nao serei competitivo com preços de equipamentos com clientes?

    Preciso da ajuda de voces quanto a quais equipamentos tem custo menor em 5.8.

    Obrigado..

  2. #2

    Padrão Re: Novo Provedor 2.4 ou 5.8 eis a questao.

    Isso depende do mercado que vc quer atingir.... se for user residenciais vc tem usar 2.4 mesmo pois os equipamentos cliente vai ficar em torno de R$1100-1200 coisa que a maioria não teria para investir para uma instalacao residencial. ja comercial seria uma boa vc estaria oferecendo um diferencial.

    Citação Postado originalmente por emchi
    Estou com projeto de abrir um provedor radio, tenho intenção de começar com frequencia 5.8 devido ao grande numero de usuario 2.4, que sao dois provedores locais e mais algumas emrpesas que abusam de amplificadores.
    Porem tem o custo elevado dos kits para os clientes.

    Qual a opiniao dos amigos sobre este assunto, terei mais qualidade porem nao serei competitivo com preços de equipamentos com clientes?

    Preciso da ajuda de voces quanto a quais equipamentos tem custo menor em 5.8.

    Obrigado..

  3. #3

    Padrão Re: Novo Provedor 2.4 ou 5.8 eis a questao.

    Cara, você poderia tentar usar placas pci 5.8 nos seus clientes. Fora antena, cabo e conectores, dá pra conseguir placas PCI 5.8 por ai até uns 290,00

  4. #4

    Padrão Re: Novo Provedor 2.4 ou 5.8 eis a questao.

    emchi,

    Tudo depende... Se tu for atender condominios -> 5.8 usando Canopy!

    Se tu for atender cliente residencia (um em uma quadra e outro em outra) -> 2.4 usando AP200/Mikrotik!

  5. #5
    emchi
    Visitante

    Padrão Re: Novo Provedor 2.4 ou 5.8 eis a questao.

    O plano entao é levantar a satisfação do serviço oferecido ao comercio e industrias locais.

    Obs... tenho como trabalhar com as duas plataformas em uma torre só.. ou seja 2.4 e 5.8 ?
    tem algum colega utilizando desta forma ?
    Qual o parecer da Anatel no licenciamento deste tipo de serviço ?


  6. #6

    Padrão Re: Novo Provedor 2.4 ou 5.8 eis a questao.

    se a cidade tiver menos que 500.000 habitantes.. basta registrar a estação onde chega seu link.. nao precisa registrar as repetidoras...

  7. #7

    Padrão Re: Novo Provedor 2.4 ou 5.8 eis a questao.

    Citação Postado originalmente por emchi
    O plano entao é levantar a satisfação do serviço oferecido ao comercio e industrias locais.

    Obs... tenho como trabalhar com as duas plataformas em uma torre só.. ou seja 2.4 e 5.8 ?
    tem algum colega utilizando desta forma ?
    Qual o parecer da Anatel no licenciamento deste tipo de serviço ?
    Sem dúvida o levantamento de informações com o cliente em potencial é excencial na sua formação como empresário nesse ramo.

    Pode sim trabalhar com 802.11a e 802.11b na mesma torre... Não esquenta a cabeça... Só não coloca amplificador em nada!

    Na ANATEL tu precisa tirar a sua SCM e depois registrar a sua estação rádio base (uma por cidade com menos de 500 mil habitantes).

  8. #8

    Padrão Re: Novo Provedor 2.4 ou 5.8 eis a questao.

    Citação Postado originalmente por Alexandre Correa
    se a cidade tiver menos que 500.000 habitantes.. basta registrar a estação onde chega seu link.. nao precisa registrar as repetidoras...
    Tá certo disso ??? Ainda não consegui essa informação.. se for assim to feito, minha preocupação era essa.. aqui vou começar com 1 base e depois + 3 repetidoras se Deus quiser !! Fiquei pensando.. se teria que registrar todas !

    Abraços

  9. #9
    emchi
    Visitante

    Padrão Re: Novo Provedor 2.4 ou 5.8 eis a questao.



    Amigos muito obrigado pelas duvidas esclarecidas,

    Vou licenciar a estação aonde receberei o link.

    Vou colocar as duas plataformas 2.4 e 5.8 .

    Ainda tenho duvidas de como farei tudo... se a antena 2.4 colocarei acima ou abaixo da 5.8, mas essas respostas devo encontrar em outros topicos deste forum.

    Há uma questao que gostaria de discutir é quanto a novas torres colocadas em terrenos de parceiros, alguem tem um modelo de contrato de aluguel de espaço com fornecimento de serviços beneficiando o proprietario do espaço utilizado para a torre ?
    Vejo necessidade de me garantir quanto a isso, pois imagine só o dono do imovel aonde vc tem uma estrutura cismar de vender ou pedir para retirar ?

    Abraços a todos...

  10. #10

    Padrão Re: Novo Provedor 2.4 ou 5.8 eis a questao.

    Aê Nataniel ou Alexandre, vcs sabem ai de cabeça qual o artigo/resolução da ANATEL fala sobre a não necessidade de registro das repetidoras em cidades com menos de 500 mil habitantes? Valeu!

  11. #11

    Padrão Re: Novo Provedor 2.4 ou 5.8 eis a questao.

    nao sei nao..

    tirei essa duvida aqui com um agente da anatel que veio fazer uma vistoria na estrutura aqui...


  12. #12

    Padrão Re: Novo Provedor 2.4 ou 5.8 eis a questao.

    Citação Postado originalmente por roneyeduardo
    Aê Nataniel ou Alexandre, vcs sabem ai de cabeça qual o artigo/resolução da ANATEL fala sobre a não necessidade de registro das repetidoras em cidades com menos de 500 mil habitantes? Valeu!
    Senão me engano:

    http://www.anatel.gov.br/Tools/frame...s_365_2004.pdf

  13. #13
    emchi
    Visitante

    Padrão Re: Novo Provedor 2.4 ou 5.8 eis a questao.

    Muito bem.... no link que passou da anatel tem varios esclarecimentos entre eles quanto a não obrigação das estaçoes.... é tudo meio confuso para ler... mas é esclarecedor.

    VAleu...

    Obrigado

  14. #14

    Padrão Re: Novo Provedor 2.4 ou 5.8 eis a questao.

    emchi,

    Meio confuso?! Cara, toda resolução da ANATEL é muito diferente daquilo que o Arnaldo Cesar Coelho fala: "A REGRA É CLARA GALVÃO".

    É um absurdo a confusão que eles fazem. Além disso, por se interpretativa, teu advogado e tu podem entender de uma maneira e chegar um fiscal "X" dizendo que tu fez errado. Dois meses depois volta a fiscalização, mas agora com o fiscal "Y", e esse te elogia dizendo que ta tudo certo...

    Brasil - ANATEL - Fiscal = BAGUNÇA!

  15. #15
    emchi
    Visitante

    Padrão Re: Novo Provedor 2.4 ou 5.8 eis a questao.

    Óla Nataniel. Vc tem toda razão, é tudo confuso, se eu quiser interpretar uma coisa diferente, basta querer entender daquela forma, eu por exemplo procurei entender que basta ter um estação licenciada e as outras nao são necessarias em cidades com menos de 500.000 habitantes, consegui achar o que queria ver, porem com varias duvidas, pois misturam varias faixas de frequencias e varias aplicações em um documento só, que para ser entendido necessita de buscar outros documentos... muito complexo, ao meu ponto de vista desnecessario que as leis sejam desta forma, deixando brechas para brigas judiciais.

    Eu ainda nao abri meu provedor, estou procurando informações de como agir legalmente, vou tentar ser o mais legalizado possivel, mas alguns itens que talvez eu venha nao cumprir como a regra exigida será por mim rebatida em briga judicial com certeza, pois se não fosse foruns e alguns sites do ramo wireless eu nao saberia nem como proceder.

    Acho que fui tao confuso na minha explanação quanto as resoluçoes da anatel..rsrsrs

    Abraços


  16. #16

    Padrão Re: Novo Provedor 2.4 ou 5.8 eis a questao.

    emchi,

    Bah! Foi confuso mesmo... hahahahahaha... Mas, enfim, boa sorte com teu provedor e quando precisar estamos a disposiçào.

  17. #17
    emchi
    Visitante

    Padrão Re: Novo Provedor 2.4 ou 5.8 eis a questao.

    HEHEHEHEHEH, estava bem zuado..rsrsr realmente ao ler novamente vi que fiz uma salada...

    A proposito Nataniel, sou nascido em Virmond....rsrsr acredita?
    Visitei seu site rsrsrs....

    Para que fique mais produtivo para todos amigos, como estão os preços de links...

    Abraços..


  18. #18

    Padrão Re: Novo Provedor 2.4 ou 5.8 eis a questao.

    emchi,

    Tu nasceu em Virmond e mora onde hoje? Aqui é perto de Virmond...