+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Celio-Ctba
    Visitante

    Padrão Compartilhar partição back-up entre linux/Win

    Tenho 3 partições no HD -
    10Gb para Win - 10GB Linux e 60GB backup

    Gostaria de saber se não há problema em configurar o /home para usar a mesma partição de back-up do windows.

    Ex.:

    D:\ back-up --- aqui ficam os arquivos bak-up do win e em /home --também vão ficar os arquivos back-up do linux
    Essa partição é FAT32

    Pode ser assim ou existe uma forma melhor?

  2. #2

    Padrão Re: Compartilhar partição back-up entre linux/Win

    Se eu entendi bem, você quer fazer backup dos seus arquivos do GNU/Linux numa partição FAT32.

    O que eu tenho em casa é o seguinte: Eu tenho um disco de 120 GB particionado em dois e formatado em FAT32. Lá eu mantenho os arquivos que eu quero que sejam acessíveis tanto no Microsoft Windows quanto no GNU/Linux.

    Mas eu não consegui entender muito bem sua dúvida, dá pra explicar um pouco melhor?

  3. #3
    Celio-Ctba
    Visitante

    Padrão Re: Compartilhar partição back-up entre linux/Win

    É exatamente isso q vc tem :Lá eu mantenho os arquivos que eu quero que sejam acessíveis tanto no Microsoft Windows quanto no GNU/Linux.
    Quero usar a mesma partição para salvar os arquivos dos dois sistemas.





    Citação Postado originalmente por xstefanox
    Se eu entendi bem, você quer fazer backup dos seus arquivos do GNU/Linux numa partição FAT32.

    O que eu tenho em casa é o seguinte: Eu tenho um disco de 120 GB particionado em dois e formatado em FAT32. Lá eu mantenho os arquivos que eu quero que sejam acessíveis tanto no Microsoft Windows quanto no GNU/Linux.

    Mas eu não consegui entender muito bem sua dúvida, dá pra explicar um pouco melhor?

  4. #4

    Padrão Re: Compartilhar partição back-up entre linux/Win

    Bem, só formatar como FAT32 e mandar brasa.

  5. #5
    Celio-Ctba
    Visitante

    Padrão Re: Compartilhar partição back-up entre linux/Win

    Então só p/ definir de vez, veja se o raciocínio está certo:
    hda1 - WinXP FAT32
    hda2 - Gnu/Linux REISERFS
    hda3 - BACK-UP p/ os dois sistemas FAT32

    No caso estou instalando o Kurumin, no fim da instalação ele pergunta se quero configurar o /home em uma partição diferente. Se eu escolher SIM então é só eu apontar para hda3 e já estará configurado também no fstab?

  6. #6
    fabum
    Visitante

    Padrão Re: Compartilhar partição back-up entre linux/Win

    Bom dia companheiros.

    Xstefanox. Aproveitando, eu gostaria de compartilhar uma dúvida aki. Fui compilar o kerner 2.6.16.18, e na seção de suporte a sistemas de arquivos windows, tinha a opção "NTFS write support".
    Achei que finalmente poderia escrever nas partições NTFS que tenho aqui, mas mesmo com esta opção habilitada, continuo somente com permissão de leitura nas referidas partições.
    Será que eu entendi errado a função dessa opção, ou realmente há como escrever em NTFS, e resta fazer alguma coisa mais pra funcionar?

    Um grande abraço a todos.

  7. #7
    fabum
    Visitante

    Padrão Re: Compartilhar partição back-up entre linux/Win

    Olá novamente.

    Desculpa a ignorância hehe.
    Resolvi ler a ajuda (pq não tive a brilhante idéia antes?) e descobri que a opção citada no post anterior serve apenas para sobrescrever arquivos existentes. Não há como renomear, apagar, criar novos arquivos ou pastas.

    Tenham um excelente dia.

  8. #8

    Padrão Re: Compartilhar partição back-up entre linux/Win

    Citação Postado originalmente por Celio-Ctba
    Então só p/ definir de vez, veja se o raciocínio está certo:
    hda1 - WinXP FAT32
    hda2 - Gnu/Linux REISERFS
    hda3 - BACK-UP p/ os dois sistemas FAT32

    No caso estou instalando o Kurumin, no fim da instalação ele pergunta se quero configurar o /home em uma partição diferente. Se eu escolher SIM então é só eu apontar para hda3 e já estará configurado também no fstab?
    Então cara, o seu /home tem de ser montado em uma partição como ReiserFS, XFS, JFS, EXT3/2, etc, mas nem pode ser FAT32. O que pode ser FAT32 é um diretório normal só para compartilhar dados. Não dá pra montar o /home lá por causa das permissões necessárias dos diretórios dos usuários.


    Abraços.