Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Download por satélite

    Pessoal....... muita gente tem comentado nesse sistema de download por satélite ( aqui no fórum tem alguns tópicos)

    Estou querendo fazer um teste..... mas antes tenho a seguinte dúvida:

    Terei que chegar com o sinal em uma máquina wondows (dizem q funciona em linux... mas o pessoal da ragio recomenda win)...... farei um NAT pela placa de rede e jogar para meu servidor linux.

    Como fazer esse gerenciamento de link no servidor????? se ele tivesse down e upload seria mais fácil....... agora apenas com download!!!

    Aguém usa esse sistema em provedor?????????????

    pq depois de funcionar minha idéia é colocar um satélite em cada repetidora... e economizar backbone!

    toda ajuda será bem vinda.

  2. #2

    Padrão Re: Download por satélite

    Eu dou manutenção em uma biblioteca virtual com StarOne 300K. Tive que colocar a internet no Windows 2000 Server e depois distribuir para as outras máquinas através do servudir proxy do programa da StarOne. Ou seja... não funciona com Linux. Estou pensando em instalar um outro PC mais fraquinho (K6 350Mhz) com BrazilFW para servidor de proxycache e gerenciamento da banda

  3. #3

    Padrão Re: Download por satélite

    o ragio FUNCIONA SIM no Linux. Até a própria página do ragio informa isso, o que (dizem êles) é que NÃO DÃO SUPORTE, o que não é incomum, ouvimos isso desde há muito.

    tá aqui:

    http://www.ragio.com.br/linux.htm

    em outras palavras: apenas recompile o kernel com suporte apropriado e pronto.



    rwindows? hã? num mundo sem fronteiras, não preciso de janelas.

  4. #4

    Padrão Re: Download por satélite

    Hoje, tenho meu servidor de internet rodando direitinho, sendo assim não posso ficar parando o mesmo para testar o serviços e talz.... espetar placa, troca isso troca aquilo.

    A principio quero pegar uma maquina com win2000 instalar o sistema de satélite e depois jogar pro meu server e usar algo do tipo loadbalance.

    Minha dúvida é exatamente essa... como controlar o load balance apenas de download no meu servidor!!!

    NÃO ESTOU DESCARTANDO A POSSIBILIDADE DE USAR A MAQ WIN.

  5. #5

    Padrão Re: Download por satélite

    Cara, minha duvida é a seguinte, como usar proxy no Linux? tenho um server com Windows XP rodando o ragio Uni 1000 compartilhando p/ outras maquinas. Mas queria que o squid pudesse usar essa conexão, para eu poder fazer cache e passar para meus clientes por NAT.

  6. #6

    Padrão Re: Download por satélite

    em cada maquina vc precisa configurar as portas no brownser ou ele detecta automaticamente?

  7. #7

    Padrão Re: Download por satélite

    ibsol,

    como é o desempenho do ragio ae? a banda é garantida mesmo, o tempo de resposta é em média quantos ms, quando vc dar o ping, por exemplo, para www.bol.com.br, ele responde em quantos ms? A antena que vc tá usando tem quantos cm de diamentro?


  8. #8

    Padrão Re: Download por satélite

    ninguém pra dar uma luz para a gente????????????

  9. #9

    Padrão Re: Download por satélite

    Citação Postado originalmente por Portela
    ibsol,

    como é o desempenho do ragio ae? a banda é garantida mesmo, o tempo de resposta é em média quantos ms, quando vc dar o ping, por exemplo, para www.bol.com.br, ele responde em quantos ms? A antena que vc tá usando tem quantos cm de diamentro?

    Tem poucos dias(uns 15) que comecei a usar, estou gostando, mas com relação a banda garantida, aqui ele varia, não chega a ficar baixo, mas o meu por ex: era para ser no minimo 512 Kbits, só que tem momentos que da ~256 KBits. Na realidade, percebi que quanto mais você usa, a conexão melhora, um exemplo é em downloads, eles começam na casa de uns 20 KBytes, mas no decorrer do download chega a atingir 125 KBytes( ou 1 Mbits), e chega a da uma media no final do download de uns 70 KBytes de transferência, ou seja, acima dos 512 Kbits minimo que tenho contratado. Com relaçaõa aos pings, não consegui testar, pois o windows usa a conexão dedicada que tenho com a Telemar para enviar e receber os pings, e o Ragio é via proxy(que precisa ser configurado no navegador). A antena que uso é a ZIROK AVS 150 p/ banda KU. Uma coisa que me desgastou muito e que preciso deixar claro a vocês é na parte de instalação e configuração da antena e do programa de acesso, ela é muito chata, pois os caras do Ragio, deixa tudo, absolutamente tudo por conta do cliente, me acabei pelo menos uma semana só para mirar a antena, e mais um mais ou menos uns dois dias para deixa o sistema funcionando +- redondo.

  10. #10

    Padrão Re: Download por satélite

    ibsol

    como você faz para compartilhar para as outras máquinas????

    você usa discana nas outras máquinas (clientes) para fazer o upload?

    nas máquinas cliente vc tbm precisa de configura o proxy no brownser?

  11. #11

    Padrão Re: Download por satélite

    Citação Postado originalmente por ijr
    ibsol

    como você faz para compartilhar para as outras máquinas????

    você usa discana nas outras máquinas (clientes) para fazer o upload?

    nas máquinas cliente vc tbm precisa de configura o proxy no brownser?
    Para usar como UPLOAD, tenho no server(WinXP) um link Full(com IP valido, o pessoal do Ragio exige) da Telemar. Vou explicar como compratilho:

    Tenho uma conexão com a Telemar(placa de rede 1)
    Um conexão com Ragio(placa do ragio)
    Um placa para Rede Local(placa de rede 2)

    Só faço com o proprio compartilhador do Windows, compartilhar a placa que chega a conexão da Telemar para Rede Local, e nos clientes configuro o proxy do Ragio em todos os programas que usa net (Browser, Msn, Emule e etc).

  12. #12

    Padrão Re: Download por satélite

    pois é ai que está o problema,

    eu tenho um link Embratel, quero o rágio apenas para turbinar meu upload,

    mas o ragio entrara em uma máquina win.... o meu link embratel entra em um serrver linux que distribui sinal para os clientes.

    Só se colocar uma placa de rede nessa máquina win que receberá o rágio, e nesta placa de rede configurar como cliente do linux ... para eu poder fazer upload.
    Depois adiciono outra placa de rede no win, compartilhando o sinal pro linux...

    nossa, acho que ficaria uma super gambiarra...

    alguém tem algum palpite????????????????????

  13. #13

    Padrão Re: Download por satélite

    Citação Postado originalmente por ijr
    pois é ai que está o problema,

    eu tenho um link Embratel, quero o rágio apenas para turbinar meu upload,

    mas o ragio entrara em uma máquina win.... o meu link embratel entra em um serrver linux que distribui sinal para os clientes.

    Só se colocar uma placa de rede nessa máquina win que receberá o rágio, e nesta placa de rede configurar como cliente do linux ... para eu poder fazer upload.
    Depois adiciono outra placa de rede no win, compartilhando o sinal pro linux...

    nossa, acho que ficaria uma super gambiarra...

    alguém tem algum palpite????????????????????
    Cara, eu fiz o seguinte, coloquei um HUB depois do meu roteador, aí sai desse HUB um cabo para meu server WINXP e outro para o CentOS(Linux), e como tenho varios IPs validos, foi só configurar um no server do Ragio e deixar o que eu já tinha no Linux, e aí agora fiquei com 2 Servers para os clientes, cada qual com sua faixa de IP.

  14. #14

    Padrão Re: Download por satélite

    ibsol, qual o plano do ragio que vc tem? quantos clientes vc pendurou nele? Quero fazer aqui algo parecido, só que fazendo balaceamento entre os dois links, ou seja, do computador com windows que tá recebendo o link da ragio e fazendo o up pelo hud que fica depois do roteador quer quero com o servidor linux. A qual a garantia de banda do ragio? O deley e menor ou igual ao do link com dedicado que vc tem?

  15. #15

    Padrão Re: Download por satélite

    Pois é Portela, eu pretendo fazer a mesma coisa.... não quero me sujar misturando ADLS em meu servidor.

    Imagina só que bonito colocar ADSL no servidor, o cliente entra em um site do tipo meuip.com.br e aparece o ip reverso da telefonica dsl.telefonica.net

    Quero colocar uma solução mais barata que os links dedicados, porém sem comprometer a imagem do meu provedor. A não ser que der pra "esconder" muito bem esse ADSL


  16. #16

    Padrão Re: Download por satélite

    Citação Postado originalmente por ijr
    Pois é Portela, eu pretendo fazer a mesma coisa.... não quero me sujar misturando ADLS em meu servidor.

    Imagina só que bonito colocar ADSL no servidor, o cliente entra em um site do tipo meuip.com.br e aparece o ip reverso da telefonica dsl.telefonica.net

    Quero colocar uma solução mais barata que os links dedicados, porém sem comprometer a imagem do meu provedor. A não ser que der pra "esconder" muito bem esse ADSL
    E com o esquema do rágio, vai ficar tranquilo isso, pois o esses sites vão pegar o IP/Nome do link que vc usa pra UPLOAD, no caso Embratel, Telemar...

  17. #17

    Padrão Re: Download por satélite

    Citação Postado originalmente por Portela
    ibsol, qual o plano do ragio que vc tem? quantos clientes vc pendurou nele? Quero fazer aqui algo parecido, só que fazendo balaceamento entre os dois links, ou seja, do computador com windows que tá recebendo o link da ragio e fazendo o up pelo hud que fica depois do roteador quer quero com o servidor linux. A qual a garantia de banda do ragio? O deley e menor ou igual ao do link com dedicado que vc tem?
    Tem só uns 25 dias que instalei aqui(maquina com WINXP), tem por enquanto uns 25 clientes nele. Meu plano é o Ragio UNI 1000 (R$ 399,00), quanto a garantia de banda ela existe no papel, mas não funciona muito bem, mas estou satisfeito, chego a pegar a aquivo a 1 Mbits, só que a media é na casa de uns 256 Kbits, por enquanto estou em fase de analise do serviço, no site deles agora tem até um tutorial que ensina a usar no Linux (www.ragio.com.br/linux.htm)

  18. #18

    Padrão Re: Download por satélite

    Ibsol, você pode nos manter informado sobre o desempenho do servidor, você já chegou a fazer quantos gigabytes de downloads? quando vc pagou pelo equipamento (placa + habitação + primeira carga)

  19. #19

    Padrão Re: Download por satélite

    Potela, eu trabalho aki com a velocidade de 64 Kbits, no momento já trafegou pouco mais que 5 GB. Quanto aos custos, foram:
    R$ 340,00 da placa SKYSTAR2 PCI da TECHNISAT, R$ 210,00 da antena Zirok AVS 150 p/ banda KU, R$ 100,00 do LNB p/ banda KU ( Esse comprei aki na minha região, mas a Zirok tb vende, é até da Zinwell) e R$ 399,00 da primeira carga, total de R$ 1.049,00
    Obs: Fora custos com frete e materias mais simples(ex: cabo RG 6 etc)

  20. #20

    Padrão Re: Download por satélite

    Em 25 dias você só puxou 5 gigas, é muito pouco.