+ Responder ao Tópico



  1. #1
    robson_snw
    Visitante

    Padrão VPN PPTPD

    Ola pessoal tudo bem?


    Gostaria de saber se alguem pode me ajudar com uma configuração de uma vpn ?

    Bem o caso é o seguinte, na empresa onde trabalho tem um servidor linux que tem é CLIENT para uma conexão PPTP para outra empresa. Já esta configurado desta forma quando cheguei na empresa. O negocio que precisamos agora acessar o nosso servidor Linux de fora via Windows, usando aquele discador que é virtualmente a "VPN" da microsoft, eu segui uma documentação do proprio morimoto que tem no site do guiadohardware, que por sinal é muito boa e super facil de se entender e aplicar. Configurei deu certo, mas a principio tive que para o serviço do Iptables para pode simular algumas conexões, mas funcionou. Bem mas os mesmo arquivos que o server usa o client tb usa, dai que foi a minha dor de cabeça, porque quando fiz as alterações para o funcionamento do server o client deixou de funcionar...O problema que este server Linux não pode deixar de funcionar desta forma de client, porque quando ele estabelece esta conexão logo em seguida iniciamos o Nagios para monitorar a rede que no caso é um cliente nosso que fica em Vitoria/ES e estamos em São Paulo.

    Bem amigos o que gostaria de saber é o seguinte: É possivel tem um client e o server do PPTPD na mesma maquina funcionando harmoniazamente ? se sim como deve fazer pois não consegui fazer os dois funcionarem juntos, abaixo descreverei o meu cenario atual e o cenario que pretendo chegar:

    Cenario atual.
    Linux: RedHat 9
    IP Fixo
    Serviços: Samba , Nagios e PPTP Client com parte grafica instalado e roadando.

    Cenario a atingir:
    Linux: RedHat 9
    IP Fixo
    Serviços: Samba , Nagios e PPTP Client e Server funcionado juntos.
    Quero me conectar na empresa via client PPTP do Windows.

    Bem pessoal eu falei acima dos arquivos de configuração que são os mesmos né ! então esta arquivos abaixo é que estou me referindo:

    resonlv.conf
    chap-secrets
    pap-secrets

    Dai vem um duvida, que acho que estaja ai o segredo que vc's podem me ajudar, tem dois arquivos com os nomes bem parecidos são eles:

    options.pptp
    options.pptpd

    Que no nome são parecidos e também no conteudo, será que esta ai o segredo ??? Bem aguardo a inestimavel ajuda de vc's, desde já agradeço.


    Grato pela atenção,

    Robson Oliveira.

  2. #2
    drak-Fu
    Visitante

    Padrão Re: VPN PPTPD

    Olá, amigo, me diga uma coisa, quando você tenta acessar é como se voce usasse terminal service ou você não consegue estabelecer comunicação alguma, caso você não esteja comunicação alguma, pode ser DMZ da outra ponta, (tive esse problema) caso não seja
    e você consegue acessar via put(ssh) e não consegue acessar via terminal, verifique se no micro de acesso você tem o client PPTP instalado.
    :mrgreen:

    att´s

    JC

  3. #3
    robson_snw
    Visitante

    Padrão Re: VPN PPTPD


    Bem amigo o caso é assim, eu não sei e nem conheço a ponta que estou acessando, porque quando eu entrei na empresa já esta tudo funcionando. O x da questão é antes de eu habilitar o server no linux (que faz a discagem client para a outra ponto) estava funcionando normalmente, apás a minha instalação do server o client deixou de discar e consegui me conectar do Windows para o Linux vi pptp normalmente, mas a droga é que o client se perdeu, não conseguiu mais estabelecer conexão com a outra ponta. Com certeza não é DMZ da outra ponta a qual o client acessa, pq estava acessando antes deu mexer, foi eu configurar para server e pinba....parou.....tanto é que voltei as configurações originais que salvei antes de mexer e o client voltou a funcionar normalmente, discando certinho para outra ponta. A grande pergunta é da para Funcionar SERVER/CLIENT na mesma maquina com PPTP ?

    Valeu pela atenção,

    Robson Oliveira

  4. #4

    Padrão Re: VPN PPTPD

    amigos, eu nao achei nada que falasse sobre criptografia usando o pptpd.......
    neste caso de segurança é melhor usar o openvpn ???

  5. #5

    Padrão Re: VPN PPTPD

    pptp tem criptografia, mas nao é aquelas coca colas, nao me lembro mais qual é, ja no openvpn vc pode escolher dentre varias existentes. e sem duvida em termos de seguranca o openvpn é bem melhor, mas agora se seus clientes foram todos windows e nao quiserem instalar nenhum software, pptp é mais facil mesmo

  6. #6

    Padrão Re: VPN PPTPD

    Citação Postado originalmente por mistymst
    pptp tem criptografia, mas nao é aquelas coca colas, nao me lembro mais qual é, ja no openvpn vc pode escolher dentre varias existentes. e sem duvida em termos de seguranca o openvpn é bem melhor, mas agora se seus clientes foram todos windows e nao quiserem instalar nenhum software, pptp é mais facil mesmo

    Bom Amigo, eu estou tendo muita dificuldade com o OpenVPN, o PPTPD foi muito mais facil, mas estou preocupado com a segurança desta conexao.........

  7. #7

    Padrão Re: VPN PPTPD

    nao montei pptp no linux ainda... bom, quanto ao suporte a criptografia o q fala sobre isso na documentacao? nao sei c tem q ter no kernel, se tiver q por como vc colocou? modulo ou built in? Verifique o q é necessario na documentacao, eu particulamente acho o openvpn bem melhor apesar do pptp no windows ser uma agua de montar, e acredito q no linux seja moleza tbm.