+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Bruno Rosa
    Visitante

    Padrão É possivel usar dois link simuntaneos ? satelite e adsl.

    Caros amigos do forum, gostaria de saber se é possivel usar 02 link ao mesmo tempo em um provedor, por exemplo, um link de 256k via satelite ou fibra e outro de 1m via adsl? Os dois podem ficar ligados ao mesmo tempo no roteador? Isso melhoraria o desepenho dos clientes?

  2. #2

    Padrão Re: É possivel usar dois link simuntaneos ? satelite e adsl.

    Isso chama-se Load Balance. É possível sim.
    Qual linux vc usa ae ?

    Abraços

  3. #3
    Bruno Rosa
    Visitante

    Padrão Re: É possivel usar dois link simuntaneos ? satelite e adsl.


    Caro RPS67,
    Na verdade estou querendo montar um provedor, porém o link da telemar aqui está muito caro, 256k a R$ 3.000,00, por isso estou procurando alternativas de melhorar o desepenho. Será que você poderia explicar menhor como isso funciona ? Posso fazer isso em um roteador ou preciso de ter um pc servidor com linux ? Os dois sistemas funcionariam simultaneos?
    Abraço e obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: É possivel usar dois link simuntaneos ? satelite e adsl.

    Load balance é quando se pode elevar o consumo dos links em igual, isso é impossível de fazer estável no linux no seu caso, que terá que fazer NAT, se o fizer, apos um tempo (que depende do número de usuários), msn, skype, etc..., conexões estabelecidas vão cair quando mudar de link pois tb mudarão de ip de origem para o host remoto.

    Faça balance por serviços, por exemplo, navegação http, smtp, pop3 e dns no melhor, e o resto no outro link. Assim fica bom.

  5. #5

    Padrão Re: É possivel usar dois link simuntaneos ? satelite e adsl.

    PatrickBrandao,

    no mikrotik é possivel fazer esse balanceamento, posso ter dois links e fazer com que um deles somentre trabalhe com downloads de .exe, .zip, redes p2p, .mp3.

  6. #6

    Padrão Re: É possivel usar dois link simuntaneos ? satelite e adsl.

    Isso não é balanceamento, nessa técnica existe um proxy que gerencia esses downloads em links diferentes, o squid tb faz isso fácil.

    O objetivo do colega acima é fazer load balance puro, ou seja, o consumo dos links subir em igual, como se fossem apenas um link com a soma das duas velocidades, isso só é possível
    quando se trabalha unicamente com ips válidos e as rotas são publicadas nos dois links.

    Tratando se de linux puro, não consegui até hoje, depois de um ano de pesquisas e laboratórios, descobrir uma forma estável de fazer o load balance puro quando se envolve NAT no meio com links para usuário final (speedy, velox, net, etc...).

  7. #7

    Padrão Re: É possivel usar dois link simuntaneos ? satelite e adsl.

    Ah, então da forma que vc tá falando não existe o problema da perca da conexão do mns, etc?