+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bom Galera como saber sobre frequencia licenciada

    Bom pessoal como todos ja sabemos os pequenos provedores utilizam frequencia poluidas ( 2.4 Ghz e 5.8 Ghz ).
    então ja com a chegada do Wimax que por enquanto é caro mas até o final do ano, porque digo isso tenho um socio estrangeiro que foi a o ultimo wimax show em las vegas na ultima semana e pelas informações que ele me passou os fabricantes que participaram desse forum acreditam que os CPE´s Clientes que no momento são os mais caros podem chegar ao preço de 100U$ acredito eu que é possivel sim que chegue a esse preço.
    Bom a minha duvida é o seguinte:
    Wimax opera em frequencias de 2.4 Ghz no qual poucas empresas fabricam hoje justamente pela poluição da frequencia, 5.8 Ghz que tambem esta descartado pela pouca penetração que ele tem exemplo Wi-Fi 5.8 Ghz dificil longo alcançe e pouca penetração, 3.5 Ghz que pelo que eu fiquei sabendo pertence a TELMEX (Embratel), 2.5Ghz frequencia que acaba de ser homologada pela anatel e a de 10 Ghz que somente as grandes operadoras podem utilizar casos especiais detentoras de CFTV.....

    pensando nisso tudo outro dia vi um artigo em um jornal falando sobre a anatel ter feito um estudo para o futuro do Brasil com o wimax, tipo ela diz que a operadoras de ponto de presença só podem utiliazar 35% da banda de frequencia isso em 3.5 Ghz. como conseguiriamos comprar para pequenos provedores a licenca de uso da frequencia se ela é muito cara algo em torno de 1 milhão e meio o inicio do leilão por um bloco simples de frequencia de 3.5 Ghz..

    Otimo até ai tudo bem mas e agora que a frequencia do wimax 2.5 que é conhecido como normandico ou seja movel como sera feita essa distribuição de frequencia....

    alguem tem ideia com quem possamos conversar para podermos saber quanto fica o valor do bloco, se tem como formar um consorcio para compra da licença

    se existe algum incentivo para podermos utilizar em comunidades carentes para podermos cubrir pontos onde nenhum grande provedor atende incentivando a inclusão digital e o famoso programa do governo internet para todos

    eis as minha duvidas e questões quem puder colaborar seria uma otima pois acredito que vai abrir a cabeça de muita gente que tem medo do Wimax

    Atenciosamente:.. Marcelo Balisteri
    Quem quiser discutir ou formar um grupo de discussão meu MSN é [email protected]


  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Bom Galera como saber sobre frequencia licenciada

    Marcelo, pesquise um pouco sobre radio frequencia no site da anatel www.anatel.gov.br para se interar melhor, pois algumas coisas que você menciona acima estão totalmente equivocadas.

  3. #3

    Padrão Re: Bom Galera como saber sobre frequencia licenciada

    ja andei dando uma olhada sobre frequencia no site da anatel

    os equivocos por favor poste até mesmo para poder tirar as minhas duvidas e assim corrigir os meus erros pois foi esse o entendimento que eu tive sobre o assunto ja que Wimax ainda é um pouco escaço

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Bom Galera como saber sobre frequencia licenciada

    Citação Postado originalmente por balisteri
    ... 3.5 Ghz que pelo que eu fiquei sabendo pertence a TELMEX (Embratel),
    Citação Postado originalmente por balisteri
    ... e a de 10 Ghz que somente as grandes operadoras podem utilizar casos especiais detentoras de CFTV.....
    Houve uma tentativa de leilão para estas faixas de frequência no final do ano passado para todo o território nacional, com a valores na casa dos milhões de reais.

    Existem algumas empresas Telecom que já possuem licença para operar em alguns canais na faixa de 3,5 Ghz (Embratel, DirectNet que lembro agora).

    Atualmente há uma discussão que provavelmente será aprovada em breve pela Anatel sobre a participação das empresas STFC no leilão para estas faixas de frequência (acho que esse foi o entrave do leilão do ano passado).

    Citação Postado originalmente por balisteri
    ... 2.5Ghz frequencia que acaba de ser homologada pela anatel
    esta frequência que você mencionsa, seria qual a faixa exatamente? As faixas de 2.3 Ghz a 2.5 Ghz já foram homologadas e licenciadas há muito tempo para MMDS e sinal ao vivo (TVs).

    Citação Postado originalmente por balisteri
    pensando nisso tudo outro dia vi um artigo em um jornal falando sobre a anatel ter feito um estudo para o futuro do Brasil com o wimax, tipo ela diz que a operadoras de ponto de presença só podem utiliazar 35% da banda de frequencia isso em 3.5 Ghz. como conseguiriamos comprar para pequenos provedores a licenca de uso da frequencia se ela é muito cara algo em torno de 1 milhão e meio o inicio do leilão por um bloco simples de frequencia de 3.5 Ghz..
    Para pequenos acho que o único caminho seria Associação.

    Citação Postado originalmente por balisteri
    ... Otimo até ai tudo bem mas e agora que a frequencia do wimax 2.5 que é conhecido como normandico ou seja movel como sera feita essa distribuição de frequencia....
    acho que o termo seria nomadico e não entendi a questão... Os canais desta faixa de frequência vão ser distribuidos como qualquer outro das outras faixas, algo semelhante aos da telefonia móvel (celular).

    Citação Postado originalmente por balisteri
    ... eis as minha duvidas e questões quem puder colaborar seria uma otima pois acredito que vai abrir a cabeça de muita gente que tem medo do Wimax
    Acho que poderia ser discutido aqui mesmo. Quanto a valores e mais informação, acho que a melhor maneira seria consultarmos a própria Anatel e ver em que "pé" anda as definições da mesma para estas faixas de frequência.

  5. #5

    Padrão Re: Bom Galera como saber sobre frequencia licenciada

    pelo visto o wi-max será em 3.5, conforme texto abaixo:

    A Proxim Wireless Corporation, fornecedor mundual de solução broadband wireless, distribuída no Brasil pela WDC Networks, acaba de receber a Certificação do Fórum Wimax baseado no padrão 802.16d-2004 para a sua linha de produtos Tsunami MP.16 3500 na freqüência de 3,5Ghz.

    Os produtos certificados pelo Wimax Fórum são desenvolvidos de acordo com o que foi definido nos padrões do Fórum que por sua vez é baseado na norma IEEE 802.16d-2004 e ETSI Hiperman. Para obter o selo do Wimax Fórum, os equipamentos tem que passar por testes severos e de longa duração quanto a interoperabilidade, conformidade do protocolo e conformidade do rádio.

    “ A WDC Networks comercializa Proxim desde 2003 sempre focada no segmento de provedores wireless (WISP´S) e agora acreditamos que as operadoras de telefonia terão um produto competitivo e padronizado, para a construção de suas redes externas em regiões não atendidas pelas fibras e cabos terrestres”, analisa Vanderlei Rigatieri, diretor da WDC networks, principal distribuidor Proxim no Brasil.

    Atualemnte a Proxim possui o maior portifólio de produtos broadband wireless no mercado. “A certificação WiMax obtida para nossa linha de produtos Tsunami MP16 3500 completa o leque de opções. Atualmente somos a única empresa do mercado que pode oferecer desde soluções WiFi até soluções WiMax”., afirma Flávio CorrÊa, Engenheiro de Vendas da Proxim no Brasil.

  6. #6

    Padrão Re: Bom Galera como saber sobre frequencia licenciada

    na verdade naum quero saber sobre equipamentos com homologação e sim sobre a licença para o uso da frequencia

    Sergio gostei muito de suas correções por favor se poder explicar mais como estão indo esses tramites agradesceria muito