Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Conexões Simultâneas no Mikrotik!!!

    Pessoal,

    Estou usando o Mikrotik fazendo Equal Cost Multipath Routing com 2 links ADSL de 1 mega que tenho aqui, mas em horários que eu sei que tem um número maior de clientes online, a navegação fica um lixo, mesmo com banda livre em ambos os ADSL... Então não tenho certeza se a limitação é do Mikrotik, do Roteador ADSL, ou da própria operadora (Brasil Telecom). Estou pensando em colocar mais 2 ADSL no mesmo MK, e fazer balanceamento entre as 4 ADSL, mas estou com medo de que a limitação seja do Mikrotik, e não consiga aproveitar a banda das ADSL... Baseado nisso, pergunto:

    1º - Onde posso verificar se existe alguma limitação do próprio Mikrotik, quanto ao número de conexões simultâneas??? Só prá lembrar, todos os clientes chegam com o mesmo IP no Mikrotik, pois tenho um Proxy transparente entre o Mikrotik e os meus clientes.

    2º - Alguém pode me dizer se a BrasilTelecom possui um controle de conexões simultâneas de cada ADSL???

    Qualquer dica será bem-vinda... Muito obrigado desde já...

  2. #2

    Padrão Re: Conexões Simultâneas no Mikrotik!!!

    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Pessoal,

    Estou usando o Mikrotik fazendo Equal Cost Multipath Routing com 2 links ADSL de 1 mega que tenho aqui, mas em horários que eu sei que tem um número maior de clientes online, a navegação fica um lixo, mesmo com banda livre em ambos os ADSL... Então não tenho certeza se a limitação é do Mikrotik, do Roteador ADSL, ou da própria operadora (Brasil Telecom). Estou pensando em colocar mais 2 ADSL no mesmo MK, e fazer balanceamento entre as 4 ADSL, mas estou com medo de que a limitação seja do Mikrotik, e não consiga aproveitar a banda das ADSL... Baseado nisso, pergunto:

    1º - Onde posso verificar se existe alguma limitação do próprio Mikrotik, quanto ao número de conexões simultâneas??? Só prá lembrar, todos os clientes chegam com o mesmo IP no Mikrotik, pois tenho um Proxy transparente entre o Mikrotik e os meus clientes.

    2º - Alguém pode me dizer se a BrasilTelecom possui um controle de conexões simultâneas de cada ADSL???

    Qualquer dica será bem-vinda... Muito obrigado desde já...
    eu tenho 3 ADSL, más ainda nao juntei eles..

    1 adsl 800K: 20 clientes simultaneos, 30 clientes Max.. com servidor proxy sem problema.
    2 adsl 800K: meu uso particular.. quando o emule esta usando 75% de banda dá para sentir q esta lento
    3 adsl 600K: 10 clientes simultaneos, 20 clientes Max.. com servidor proxy sem problema.

    o q esta causando problema ultimamente acho q é ARES.

    eu peguei em esos dias um backup mikrotik com load balance de um amigo q tem provedor de internet wireless.. só q nao consegui modificar para poder testar o load balance... será q vc me dá uma maozinha ?

    Abraços
    Lee

  3. #3

    Padrão Re: Conexões Simultâneas no Mikrotik!!!

    Acho que o amigo LEE337 já resolveu o problema, ou está em teste, mas acho que toda informação é válida:
    http://forum.under-linux.org/index.p...;topic=42924.0

    Espero ter ajudado....


    Abraços ..!

  4. #4

    Padrão Re: Conexões Simultâneas no Mikrotik!!!

    1- O mikrotik não possui limite de conexões (até que vc adicione é claro)
    2- Sim

  5. #5

    Padrão Re: Conexões Simultâneas no Mikrotik!!!

    Citação Postado originalmente por cybersank
    1- O mikrotik não possui limite de conexões (até que vc adicione é claro)
    2- Sim
    Valew cybersank... Entaum era exatamente o que eu imaginava: o limite de conexões das ADSL, e nada a ver com meu equipamento...


  6. #6

    Padrão Re: Conexões Simultâneas no Mikrotik!!!

    a algum tempo atras eu li uma documentacao fornecida pela brasiltelecom aos provedores que autentica ADSL..
    que nos link ADSL havia uma limitacao de 30 sessoes TCP para cada link ADSL..

    Os kara das tele nao sao bobos, o ADSL é um produto para cliente final para um 2 computadores... e eu sempre falo para meus clientes (Provedores) ADSL é um produto especifico para o cliente finalll...
    produto para provedor e´link de internet mesmo..

    Abracos

  7. #7

    Padrão Re: Conexões Simultâneas no Mikrotik!!!

    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Pessoal,

    Estou usando o Mikrotik fazendo Equal Cost Multipath Routing com 2 links ADSL de 1 mega que tenho aqui, mas em horários que eu sei que tem um número maior de clientes online, a navegação fica um lixo, mesmo com banda livre em ambos os ADSL... Então não tenho certeza se a limitação é do Mikrotik, do Roteador ADSL, ou da própria operadora (Brasil Telecom). Estou pensando em colocar mais 2 ADSL no mesmo MK, e fazer balanceamento entre as 4 ADSL, mas estou com medo de que a limitação seja do Mikrotik, e não consiga aproveitar a banda das ADSL... Baseado nisso, pergunto:

    1º - Onde posso verificar se existe alguma limitação do próprio Mikrotik, quanto ao número de conexões simultâneas??? Só prá lembrar, todos os clientes chegam com o mesmo IP no Mikrotik, pois tenho um Proxy transparente entre o Mikrotik e os meus clientes.

    2º - Alguém pode me dizer se a BrasilTelecom possui um controle de conexões simultâneas de cada ADSL???

    Qualquer dica será bem-vinda... Muito obrigado desde já...
    Meu amigo AGM...

    1. Não tem limite não... Manda ver que o bicho aguenta segundo o site.

    2. SIM! Existe um limite em TODOS os planos ADSL de 30 conexões TCP/IP por DSL...

    Infelizmente teu problema está nas conexões ao ADSL... Com 2 Mbps nessas condições tu atende no máximo uns 60 clientes. Coloca o acesso DSL Empresarial ao invez do JOGOS... No empresarial não tem limite de conexões TCP... hehehehe... só que custa 4x mais que os residenciais jogos...

  8. #8

    Padrão Re: Conexões Simultâneas no Mikrotik!!!

    Creio que descobrimos o meu problema então...
    Apesar do "nosferatusmg" sempre me dizer que realmente ADSL não é para provedores, ele entendo o nosso lado. Precisamos diminuir custos...

    Tentamos fazer o balanceamento com um link de 1,5mb e um adsl de 600k, mas em determinado momento travava tudo (nem pelo link full passava) (creio que atingia o limite de conexoes do ADSL). Desabilitava a interface ADSL e todo mundo voltava a navegar.

    Mas pelo visto a solucao apareceu: ADSL Empresarial pelo que o Nataniel comentou.
    ADSL Empresarial 800/300kb - 260,00 + 130,00 e 1,5Mb/300k - 610+200
    Sai mais em enconta colocar os Empresarial de 800kb.. e acredito que será essa a solução, até que algum diga que consegue realmente unir os 2 com estabilidade.


  9. #9

    Padrão Re: Conexões Simultâneas no Mikrotik!!!

    Realmente eu estava esperando demais das minhas ADSL... Mas será entaum que não seria mais interessante colocar, ao invés de 1 ADSL empresarial, 2 ADSL jogos??? Poderia liberar mais banda para os clientes, e as conexões simultâneas aumentariam, naum eh???

  10. #10

    Padrão Re: Conexões Simultâneas no Mikrotik!!!

    Outra coisa, como estou fazendo load balance de 4 links ADSL, naum existe alguma opção de, por exemplo, ao invés de se fazer um LoadBalance, permitir que sejam feitas apenas 30 conexões simultâneas por Gateway ADSL, e quando esse limite de conexões simultâneas for atingido, ele passar a usar o próximo gateway (link)???

  11. #11

    Padrão Re: Conexões Simultâneas no Mikrotik!!!

    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Realmente eu estava esperando demais das minhas ADSL... Mas será entaum que não seria mais interessante colocar, ao invés de 1 ADSL empresarial, 2 ADSL jogos??? Poderia liberar mais banda para os clientes, e as conexões simultâneas aumentariam, naum eh???
    AGM,

    Não, todos os planos que não são empresariais (que são PPPoE) têm 25 conexões simultâneas de protocolos TCP/IP. Os empresariais (PPPoA) não tem esse limite.

    Citação Postado originalmente por Liandro Paulo Carniel
    Creio que descobrimos o meu problema então...
    Apesar do "nosferatusmg" sempre me dizer que realmente ADSL não é para provedores, ele entendo o nosso lado. Precisamos diminuir custos...

    Tentamos fazer o balanceamento com um link de 1,5mb e um adsl de 600k, mas em determinado momento travava tudo (nem pelo link full passava) (creio que atingia o limite de conexoes do ADSL). Desabilitava a interface ADSL e todo mundo voltava a navegar.

    Mas pelo visto a solucao apareceu: ADSL Empresarial pelo que o Nataniel comentou.
    ADSL Empresarial 800/300kb - 260,00 + 130,00 e 1,5Mb/300k - 610+200
    Sai mais em enconta colocar os Empresarial de 800kb.. e acredito que será essa a solução, até que algum diga que consegue realmente unir os 2 com estabilidade.
    Liandro,

    Também sou contra DSL em provedor por vários motivos, mas reduzir custos é vital hoje em dia. Apesar de não usar não condeno quem usa, mas alerto que é crime e é FEDERAL... Dependendo da situação sem fiança...

  12. #12

    Padrão Re: Conexões Simultâneas no Mikrotik!!!

    Só para repassar mais informações sobre o limite de conexões, pelo menos no ADSL da BrTelecom. Talvez por isso que não funcionava meu ADSL junto com o link no MK

    http://www.brasiltelecom.com.br/site...esas.tecno.jsp

    Conheça as diferenças entre o Turbo Empresas e o Turbo (voltado para residências):


    Funcionalidadses Turbo (residencial) Turbo Empresas
    Serviço Internet Sim Sim

    Serviço Intranet 3 máquinas 20 máquinas

    IP Fixo Não 1 IP Fixo válido

    IP Dinâmico Sim Não

    Provedor conveniado Sim Sim

    Aluguel CPE 14,90* 30,00*

    Cache Sim Sim

    Nº sessões simultáneas 30 Ilimitado




  13. #13

    Padrão Re: Conexões Simultâneas no Mikrotik!!!

    a velox residencial tem este limite de 30??? pelo q eu perguntei a atendente nao existe nao... eu ja testei 1 mega abrir umas muitas coisas ao mesmo e ainda compartilho dentro de um colegio com 60 pcs e nao da problema nao... acho q o velox nao tem nao..

  14. #14

    Padrão Re: Conexões Simultâneas no Mikrotik!!!

    Tacisio,

    Velox residencial trata dos seguintes termos nos contratos (http://www.velox.com.br/_pdf/contrato_veloxres.pdf):

    2.12 - NÃO PODE COMPARTILHAR (o que você está fazendo, mesmo dentro de um colégio, teoricamente não poderia)

    Mais nada... Realmente não fala nada de limite de conexões TCP, apenas comenta que não aceitam conexães entrantes TCP ou UDP (provavelmente nas portas baixas entre 1 e 1024 e nas outras deve estar liberado ou, caso eles usem layer7, pode ser por tipo de serviço também que o bloquei de portas entrantes acontece).

  15. #15

    Padrão Re: Conexões Simultâneas no Mikrotik!!!

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Tacisio,

    Velox residencial trata dos seguintes termos nos contratos (http://www.velox.com.br/_pdf/contrato_veloxres.pdf):

    2.12 - NÃO PODE COMPARTILHAR (o que você está fazendo, mesmo dentro de um colégio, teoricamente não poderia)

    Mais nada... Realmente não fala nada de limite de conexões TCP, apenas comenta que não aceitam conexães entrantes TCP ou UDP (provavelmente nas portas baixas entre 1 e 1024 e nas outras deve estar liberado ou, caso eles usem layer7, pode ser por tipo de serviço também que o bloquei de portas entrantes acontece).
    Bom Tarcisio,

    Eu como vc fiz isso inumeras vezes e não existe essa limitação realmente, nem quanto servidores atras de Velox, se a telemar for desligar todos velox compartilhados e denunciar todos que faz ou que eu, vc e inumeras pessoas e empresas fazem o serviço Velox morre dentro da Telemar e eu ia mofar o resto da vida na cadeia pois já perdi as contas de quantas vezes rotei modens pra compartilhar internet.

  16. #16

    Padrão Re: Conexões Simultâneas no Mikrotik!!!

    Realmente não faz sentido algum vc regular o numero de conexões, algum gênio deve ter pensado assim "esse lance de p2p ta me arrebentando pq abre inumeras conexões simultaneas e este deve ser o problema". A realidade é que p2p faz uso de conexões UDP, ou conectionless... regular TCP não resolveria.
    Respondendo ao poster, eu baixaria o MTU ou verificaria o hardware como já foi sugerido.

  17. #17

    Padrão Re: Conexões Simultâneas no Mikrotik!!!

    Citação Postado originalmente por Maxwelber
    Bom Tarcisio,

    Eu como vc fiz isso inumeras vezes e não existe essa limitação realmente, nem quanto servidores atras de Velox, se a telemar for desligar todos velox compartilhados e denunciar todos que faz ou que eu, vc e inumeras pessoas e empresas fazem o serviço Velox morre dentro da Telemar e eu ia mofar o resto da vida na cadeia pois já perdi as contas de quantas vezes rotei modens pra compartilhar internet.
    hahahahaha

    Não se preocupe, seu dia chegará, assim como o de Bia Falcão...

  18. #18

    Padrão Re: Conexões Simultâneas no Mikrotik!!!

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Citação Postado originalmente por Maxwelber
    Bom Tarcisio,

    Eu como vc fiz isso inumeras vezes e não existe essa limitação realmente, nem quanto servidores atras de Velox, se a telemar for desligar todos velox compartilhados e denunciar todos que faz ou que eu, vc e inumeras pessoas e empresas fazem o serviço Velox morre dentro da Telemar e eu ia mofar o resto da vida na cadeia pois já perdi as contas de quantas vezes rotei modens pra compartilhar internet.
    hahahahaha

    Não se preocupe, seu dia chegará, assim como o de Bia Falcão...
    Vamos que vamos ......................rs............................... :-D

  19. #19

    Padrão Re: Conexões Simultâneas no Mikrotik!!!

    so pra vcs terem uma ideia aqui na minha cidade a telemar bloqueou acesso acima de 300k so vendem agora 300k e pronto da pra acreditar... e quem tem mais de 300k eles em certos casos estao mandando tecnicos pra fiscalizar o uso, isso eh inacreditavel.. pois consta la q provedores de internet via radio estao compartilhando... pra vender acesso ate por 30 reais aqui... quero mesmo ver no q vai dar...

  20. #20

    Padrão Re: Conexões Simultâneas no Mikrotik!!!

    Até que enfim estão fazendo isso.
    Aqui brigamos muito com o nosso fornecedor de link (BrTelecom) para fiscalizar isso.

    Eles sabem que há compartilhamento aos montes mas nao fazem nada, se não houver denúncia.

    Já conversei com o consultor e disse que estou estudando como colocar ADSL aqui e com isso abaixar o meu link para 1/4 do que tenho hoje.
    Lógico que não vou fazer isso, pois a qualidade do link full é melhor, mas preciso pressionar ele e por isso que estou estudando como fazer, para mostrar para ele que é possível.