+ Responder ao Tópico



  1. #1
    juniox
    Visitante

    Padrão Debian + HD SCSI

    Olá,
    Estou com uma super máquina: 3.4ghz, 3 gb RAM, e dois hds SCSI de 146 gb.

    Preciso instalar o debian mas nunca mexi com disco scsi.

    Dei boot normal pelo cd, escolhi idioma, layout do teclado e começou a carregar algumas coisas e com 2% ela trava, as luzes do teclado ficam piscando justamente na tela:

    Carregando módulo 'aic79xx' para 'Adaptec ASC-29320A U320'

    alguém sabe por que isso acontece?
    e o pior, como instalar linux em scsi?

    obs: controladora PCI.

  2. #2

    Padrão Re: Debian + HD SCSI

    aparentemente está dando pau quando carrega o módulo AIC-79xx, que é próprio para controladoras UW-Adaptec, normalmente Adaptec-2940. É preciso verificar se é compativel com sua controladora. No boot (a partir do cd) vc deve selecionar o kernel com suporte para a controladora. Pode acontecer (comigo aconteceu) que vc precise alterar alguns parâmetros na controladora (control-A, salvo engano), mas aí é coisa de tentativa e êrro, pra nós leigos.

    divirta-se

  3. #3
    juniox
    Visitante

    Padrão Re: Debian + HD SCSI

    desculpe a ignorância, mas como alterar esses parâmetros na controladora?

  4. #4

    Padrão Re: Debian + HD SCSI

    como eu disse.. é tentativa e êrro. Mais êrros do que acêrtos. Mas chame o ctrl-A, abra a tela de parâmetros e CUIDADOSAMENTE (e bota cuidados nisso) leia atentamente cada parâmetro, principalmente os de velocidade de acesso, por exemplo. Se não souber do que se trata, melhor chamar alguém pra ajudar (que entenda, claro), pq um parâmetro errado vai fazer com que a controladora "desapareça", não dá mais boot, essas coisas.

  5. #5

    Padrão Re: Debian + HD SCSI

    hum... :roll:aqui deu um problema parecido.
    Quando tentei instalar apenas apertando enter dava pau, dizendo que não encontrava uma mídia. Então digitei
    Código :
    linux26
    (instala com kernel 2.6) e o instalador reconheceu o HD SATA.
    Um outro colega não consegui usando somente o procedimento acima, ele digitou
    Código :
    linux 26 pci=noacpi

    aperta F5, salve engano, na tela inicial do instalador e lá tem outras opções para passar como parâmetros.

    Ab, Duca :-)

  6. #6
    juniox
    Visitante

    Padrão Re: Debian + HD SCSI

    hahaha.. complicado
    o problema estava na controladora, foi resolvido.

    funcinou tanto com linux, quanto linux26

    valeu galera

  7. #7

    Padrão Re: Debian + HD SCSI

    Poderia nos descrever mais detalhes.... :roll:

  8. #8
    juniox
    Visitante

    Padrão Re: Debian + HD SCSI

    então cara, eu não estava conseguindo encontrar os hds quando tentava instalar...
    achei que era alguma burrice minha...
    dai, instalamos windows.. e dava o mesmo problema... não encontrava os discos

    trocamos a placa controladora dos discos scsi e funcionou... sem nenhum comando adicional
    =)

  9. #9

    Padrão Re: Debian + HD SCSI

    Essa vida de amdinistrador de sistema é phoda.... :roll:
    Existem zilhões de causas para um determinado erro... :|