+ Responder ao Tópico

QoS



  1. #1
    EVO
    Visitante

    Padrão QoS

    Boa Noite a todos.
    Adorei achar um forum do MT aqui na net, uso o sistema ja faz uns 3 anos e nunca consegui adotar um padrao de QoS nele q funcionasse corretamente.

    Alguem poderia me dizer, como fazer para o MT saber o tamanho do meu link, e apos isso, ele priorizar o trafego, como ack, dns, voip e www, e deixar q o resto se exploda.
    E se o link estiver cheio, ele limita as portas restantes, priorizando esse trafego.

    Obrigado a todos q puderem ajudar.

  2. #2

    Padrão Re: QoS

    EVO,

    Eu comecei a usar o MK ontem... hehehe... Mas estou estudando o manual dele e o wiki para aprender como funciona o QoS no próprio MK. Vai me dar muita ajuda um sistema de QoS perto do cliente. Hoje tenho apenas QoS dentro do provedor e isso dificulta o tráfego ao inves de ajudar.

  3. #3

    Padrão Re: QoS

    faca o amarramento dos pacotes "portas" que quer fazr o QoS em cima deles no mangle e depois joga ele no queue tree, e diz qual 'e a velocidade que quer q chega e qual a prioridade em cima do mesmo.
    Mangel= sao os pacotes q serao amarrados
    queue tree= 'e lido antes que o queue simple por isso la q 'e feito o QoS.

    Essa 'e uma das formas de se fazer.

  4. #4
    EVO
    Visitante

    Padrão Re: QoS

    Certo,

    Estou marcando os pacotes no mangle, e ja fiz a regra no queue tree e priorizei elas.
    Mas aconteceu algo nisso.
    Eu priorizei o trafego da porta 80 so por teste, e dai todos os clientes q sao limitados no queue simple simplesmente nao estao funcionando mais o contrlole de banda na porta 80 ????

    Ou seja, ele ta priorizando o trafego, e ta matando o controle de banda por cliente so da porta 80!!!
    Alguma ideia ai.
    Obrigado

  5. #5

    Padrão Re: QoS

    Citação Postado originalmente por EVO
    Certo,

    Estou marcando os pacotes no mangle, e ja fiz a regra no queue tree e priorizei elas.
    Mas aconteceu algo nisso.
    Eu priorizei o trafego da porta 80 so por teste, e dai todos os clientes q sao limitados no queue simple simplesmente nao estao funcionando mais o contrlole de banda na porta 80 ????

    Ou seja, ele ta priorizando o trafego, e ta matando o controle de banda por cliente so da porta 80!!!
    Alguma ideia ai.
    Obrigado
    Correto.
    Mas tmb n 'e assim so marcar os pacotes e estara funcionando, todos sistema uma coisa depende da outra, entao tera que ler bem com atencao dois topicos para entender como q funciona cada um para poder esclarecer suas duvidas e o pq parou d funciona o controle de banda no queue simple. Pq ele feito corretamente funciona melhor que um relogio =)
    Sobre o QUEUE
    http://www.mikrotik.com/docs/ros/2.9/root/queue
    Sobre o MANGLE
    http://www.mikrotik.com/docs/ros/2.9/ip/mangle

  6. #6
    EVO
    Visitante

    Padrão Re: QoS

    Thiago,

    Ja li e reli esses topicos, mas assim mesmo, nao encontrei a causa natural para o controle de banda da porta 80 parar de func. quando priorizo esses pacotes no queue tree !!!

  7. #7

    Padrão Re: QoS

    Caro colega EVO...
    Mostre uma tela ae de como foi feito suas regras, assim fica mais fácil pra moçada toda entender e descobrir juntos onde está o erro.
    Certo ?...


    Abraços ..!

  8. #8

    Padrão Re: QoS

    Citação Postado originalmente por EVO
    Thiago,

    Ja li e reli esses topicos, mas assim mesmo, nao encontrei a causa natural para o controle de banda da porta 80 parar de func. quando priorizo esses pacotes no queue tree !!!
    O texto em modo terminal também pode ajudar mais...

    /queue simple print

    Manda as regras de mangle também.