+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida sobre Software livre

    Fala galera, como tá as coisa??

    pessoal, gostaria que alguém me tirasse uma dúvida.

    sobre software livre, um exemplo claro do q eu quero saber é sobre o mandriva linux, eles tem um pacote q é gratuito e outros q são pagos. Nos pagos eu sei q existem programas e soluções feitas por eles, mas se o linux é livre, como eles vendem o linux??

    esta duvida surgiu qdo uma professora da faculdade disse q pode-se pegar um software livre, modifica-lo e depois vende-lo, a meu ver, e pelo que li na GPL, isso não pode ser feito, correto?

    Se alguém puder me ajudar com esta dúvida, agradeço.

    valeu
    []'s

  2. #2

    Padrão Re: Duvida sobre Software livre

    software livre é DIFERENTE de software de graça, software livre/opensource a grosso modo soh quer dizer que tem o codigo fonte aberto pra vc modificar, tudo depende do tipo de licensa do programa, alguns permitem que vc altere outros nao, uns cobram outros nao, tem que ver certinho qual a licença disso. nem tudo é GPL

  3. #3

    Padrão Re: Duvida sobre Software livre

    sim...

    mas e com relação ao linux propriamente dito?

  4. #4

    Padrão Re: Duvida sobre Software livre

    O Linux é o kernel do SO, e é licenciado pela GPL. A Mandriva pode, assim como a Red Hat, vender as suas distribuições porque no final eles estão cobrando pelo suporte e pelo trabalho de compilar o código de cada um dos pacotes e ajustar aos outros entre tantas outras tarefas envolvidas no desenvolvimneto de uma distro. RMS inclusive incentiva a VENDA de software livre, e se vc olhar a GPL vai ver que não existe restrição quando a venda, e sim quanto a algumas liberdades do usuário, o que quer dizer que se eu te vender a minha distribuição (o TSCnix) eu tenho que lhe entregar todo o código fonte de programas/scripts que sejam licencados pela GPL que eu tnha alterado no processo de criação.