+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Samba + Winbind + pam_mount = Zica?

    Olá galera do fórum? Como vão todos?

    É o seguinte... eu já possuo um servidor SAMBA na empresa em que eu trabalho e eu estava querendo colocar as máquinas que rodam GNU/Linux (Debian 3.1 SARGE) para logarem-se no domínio também, para descontinuar o uso de NIS + NFS na rede e melhorar um pouco o tráfego UDP que ela possui.

    Para conseguir fazer isso, eu estava olhando um tutorial no Vivaolinux que fala sobre isso, utilizando Winbind. Entretanto, só o Winbind não resolve o meu problema, a partir do momento que eu gostaria que compartilhamentos do servidor fossem montados na hora do login. Encontrei então a solução: pam_mount.

    Realmente, o negócio funciona muito bem. Muito bem funciona o negócio. Até a hora em que eu recebo várias permissões negadas, porque os UID's dos arquivos compartilhados no servidor são diferentes dos locais. Exemplo prático: Eu me logo no servidor, que possui a pasta /home/stefano com permissões 700, dono stefano e grupo stefano.

    Agora eu me logo na máquina cliente, utilizando o Winbind, SAMBA e o pam_mount. Elemonta os shares belezinha, mas qunado eu tento acessar, eu não consigo porque as permissões estão erradas. Se eu olho o meu uid/gid, está apontado como 10001, enquanto o UID do dono do arquivo é 1001. Entendem o problema? Eu não estou conseguindo os shares que me pertencem no servidor por problemas de permissões, o quê teoricamente não era pra acontecer, a partir do momento que eu me loguei no servidor, através do Winbind.

    Bem... é isso... qualquer dúvida sobre a situação, ou soluções para implementação serão muito bem-vindas, enquanto eu vou continuando à procurar pelo Google.


    Um abraço!

  2. #2

    Padrão

    Bom dia,
    Por favor tem um tutorial para eu implntar esse método de autenticação descrito anteriormente?

    tenho um servidor ubuntu e as máquinas cliente também com ubuntu.

    no servidor tenho o webmin para cadastrar os usuário.