+ Responder ao Tópico



  1. #1
    ThunderFX
    Visitante

    Padrão backup do sistema via tar... kernel panic.

    galera, estou precisando fazer um backup do / de um debian e levantar em um disco diferente em outra CPU...

    No linux que está rodando o sistema original, tenho partições diferentes para o
    /
    /home
    /var/mail
    /var/log

    parei todos os serviços possiveis e fiz o backup apenas do / com o comando
    # tar --atime-preserve -clzvf /home/sistema.tar.gz /
    (usei o -l para ignorar as outras partições, talvez ele que esteja causando meu problema...)


    na maquina de destino já havia um debian básico instalado... utilizei um live-cd, montei a partição do sistema:
    # mount /dev/sda1 /target/mnt
    # cd /target/mnt

    Limpei a partição:
    # rm -Rf *

    Copiei o backup da outra maquina para este disco e descompactei:
    # tar -xzvf sistema.tar.gz

    editei o etc/fstab e o boot/grub/menu.1st para corrigir o caminho das partições (no linux de origem o / era /dev/sdb1 e no de destino ficou como /dev/sda1)

    porém quando eu iniciar recebo os seguintes erros seguidos de kernel panic:
    pivot_root: No such file or directory
    /sbin/init: 432: cannot open dev/console: No such file
    Kernel panic: Attempted to kill init!

    tentei com os kernels
    2.6.8-3-686
    2.6.8-2-686
    2.6.8-2-386
    (ambas as maquinas sao de arquitetura INTEL)

    verifiquei o /dev e aparentemente veio completo no backup... o /dev/console existe...
    ai eu pergunto aos colegas de forum... o que pode ter causado o kernel panic? talvez o fato de eu ter feito o backup de um sistema online? algum erro no metodo acima?

    as pesquisas do google referentes a esse erro mostraram-se pouco úteis
    nao posso utilizar o "dd" para gerar uma imagem fiel pois nao quero a estrutura de partições do linux de origem...

    Desde ja agradeço as observações e dicas dos colegas de forum.

  2. #2

    Padrão Re: backup do sistema via tar... kernel panic.

    assim não funciona não.. tente assim:
    ""Tar Tricks: tar cvf - * | ( cd dest_dir ; tar xvf - )
    This will copy the contents of your current directory to an destination directory, recursively, keeping all attributes and links. Note the use of the pipe to in essence, tar in and then tar out."

    o original tá aqui:
    http://k12linux.org/netadmin/backup.html

    vc deveria montar o hd novo em algum lugar (/usr/mnt?) e fazer a cópia em seguida. Para o boot vc terá que (eventualmente) gerar o mbr com o dd - existem receitas pra isso, por aí

    eu, normalmente, copio daqui pra lá, acrescento no lilo.conf essa partição e dou o boot regular. Tudo estando bem, eu gero (ou re-gero) o mbr (boot com cd-slack, lilo..)

    divirta-se.

  3. #3
    ThunderFX
    Visitante

    Padrão Resolvido: backup do sistema via tar... kernel panic.

    Muito obrigado pelo reply irado... mas ja descobri o problema...
    Pra ficar registrado, o kernel panic foi causado pelo initrd do kernel que havia sido gerado pra placa SCSI da maquina de origem... gerei um novo initrd com o mkinitrd e a maquina iniciou normalmente com exceção do fsck e de alguns erros em um serviço, mas nada serio.