+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão script q reinicia o server

    Pessoal meus servidores rodam o salck 10.2 estou com um pequeno problema de que qd a memoria RAM enche e comeca a usar a swap o sistema e a internet ficam lentos...

    ai eu olho pelo comando free -m q me da o seguinte resultado:
    total used free shared buffers cached
    Mem: 495 491 4 0 124 230
    -/+ buffers/cache: 135 359
    Swap: 117 0 117

    Agora q vem o q eu nao estou conseguindo... preciso d um script q execute esse comando de 10 em 10 minutos e se na linha "Men:" a coluna "free" for menor que 3 entao seja executado o comando reboot....

    Agradeço a colaboração de Todos...

  2. #2
    ttjedi
    Visitante

    Padrão Re: script q reinicia o server

    Vc usa squid????? se usa nao seria melhor dimunir o cache dele nao????? valew!!!!

  3. #3

    Padrão Re: script q reinicia o server

    kra eu uso + pra vc ter ideia este server tem 512M de ram e eu coloquei so 50M pro squid e mesmo assim da esse pau eu acabo tendo q reiniciar o server pelo menos 3 vezes ao dia por causa disso, o problema e qd eu num vejo ai fica o mair tempao com a net lenta...

  4. #4

    Padrão Re: script q reinicia o server

    Colega, se vc usa o squid n precisa de tar a reiniciar o servidor
    at'e pq isso n vai trazer + rapidez.. o tempo que vc perde num acesso
    acaba perdendo num reboot, defenitivamente reboot 'e uma palavra que n devia haver
    no mundo unix.
    pelo q reparei o seu servidor ainda nem esta a usar a swap
    contudo vc pode reduzir mto o consumo de memoria no servidor, vou deixar umas dicas
    utilize esse servidor apenas para firewall/proxy, todos os outros serviços
    mova para outra maquina, pois o Squid por si, j'a consegue xupar mta memoria
    utilize uma partiç~ao dedicada para o cache do squid, se possivel use discos SCSI ou SATA nessa partiç~ao
    recompile o squid com a opç~ao --store-io=diskd (creio que 'e isto ou parecido, n me recordo agora)
    a verdade 'e que se consegue uma performance cerca de 70% superior kndo se usa uma configuraç~ao deste tipo..
    por ultimo diga NAO ao reboot, pois o cache que est'a em RAM, vai 'a vida.

  5. #5

    Padrão Re: script q reinicia o server

    Quantos gigas vc tem de cache configurado?

  6. #6
    law
    Visitante

    Padrão Re: script q reinicia o server

    caros...
    uma coisa.. é normal do linux usar quase toda a memória, isso não quer dizer que está tudo ferrado.. olha a minha máquina..e ela está indo muito bem..
    total used free shared buffers cached
    Mem: 4056 3912 143 0 40 895
    -/+ buffers/cache: 2976 1080
    Swap: 4000 4 4000

    Sobre o script para reiniciar o serviço.. segue um, dá uma testada porque eu não testei..

    #! /bin/sh

    if [ "free -m | grep Mem | awk '{print $4}' >= 3" ]; then
    /bin/echo "Mem: maior que 3..nada foi feito"
    else
    /bin/echo "Mem: menor que 3 reiniciando serviço..."
    # linha que executa o serviço...
    exit 100
    fi

    comenta os "echos" e coloca no cron para ser executado o tempo que vc quiser... se seu serviço está sobrecarregando o sistema de internet.. esse lance de ficar reinciando de 10 em 10 minutos não é bom.. só está empurrando o pronlema com a barriga.. você precisa verificar/otimizar o sistema e também reconfigurar as partições de memória.. 512 talvés nao seja suficiente.. hehe

    espero ter ajudado.

    law

  7. #7
    law
    Visitante

    Padrão Re: script q reinicia o server

    Citação Postado originalmente por law
    caros...
    uma coisa.. é normal do linux usar quase toda a memória, isso não quer dizer que está tudo ferrado.. olha a minha máquina..e ela está indo muito bem..
    total used free shared buffers cached
    Mem: 4056 3912 143 0 40 895
    -/+ buffers/cache: 2976 1080
    Swap: 4000 4 4000

    Sobre o script para reiniciar o serviço.. segue um, dá uma testada porque eu não testei..

    #! /bin/sh

    if [ "free -m | grep Mem | awk '{print $4}' >= 3" ]; then
    /bin/echo "Mem: maior que 3..nada foi feito"
    else
    /bin/echo "Mem: menor que 3 reiniciando serviço..."
    # linha que executa o serviço...
    exit 100
    fi

    comenta os "echos" e coloca no cron para ser executado o tempo que vc quiser... se seu serviço está sobrecarregando o sistema de internet.. esse lance de ficar reinciando de 10 em 10 minutos não é bom.. só está empurrando o pronlema com a barriga.. você precisa verificar/otimizar o sistema e também reconfigurar as partições de memória.. 512 talvés nao seja suficiente.. hehe

    espero ter ajudado.

    law
    Testei e funcionou sim..

  8. #8

    Padrão Re: script q reinicia o server

    Ai galera, valew pela ajuda de todos, + eu consegui to postando ai como ficou o script


    #!/bin/bash

    RAM=$( free -m | awk '{ print $4 }' | sed "2!d" )
    if [ "$RAM" -lt 3 ]; then
    echo $RAM "Memoria com menos d 3M livre"
    #executa o servico....
    else
    echo $RAM "memoria com mais d 3M livre"
    fi

    Valews pela ajuda de todos..

  9. #9
    law
    Visitante

    Padrão Re: script q reinicia o server

    é isso ae.. tem inumeras formas de se fazer a mesma coisa em shell..

    t+