+ Responder ao Tópico



  1. #1
    igorbmartins
    Visitante

    Padrão Mnadar e-mail informando que alguém tentou se conectar no servidor.

    Amigos eu editei o arquivo /etc/profile e coloquei algums comando para que quando algum usuário loga-se na máquina ele me mande um e-mail. Isso funciona perfeitamente porém agora eu quero mais. Eu quero que quando qualquer pessoa tente efetuar logim mesmo que falho ele me mande um e-mail falando se a pessoa tentou efetuar o logim localmente e com qual usuário ele tentou se logar e se for via SSH quero que me mande um e-mail informando de qual IP partiu a tentativa de conexão e com qual usuário ele tentou se conectar.

    Obrigado desde já.

  2. #2
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Re: Mnadar e-mail informando que alguém tentou se conectar no servidor.

    depende da distro....
    algumas logam em /var/log/auth.log ou em secure

    vai ter de botar um script na cron para verficiar estes arquivos...
    via bash_profile não rola pq a pessoa não chegou a logar



  3. #3
    Cloudy
    Visitante

    Padrão Re: Mnadar e-mail informando que alguém tentou se conectar no servidor.

    Interessante...

    Seria legal enviar SMS! :-D

    ...by Cloudy

  4. #4
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Re: Mnadar e-mail informando que alguém tentou se conectar no servidor.

    uma vez eu fiz um script mais ou menos assim
    ele dava um tail neste arquivo e se tivesse 5 falhas do mesmo ip, ele bloqueava via iptables
    o script criava uma chain e bloqueava, e fazia bloqueio dos 5 últimos ips, quando aparecia um sexto ip para ser bloqueado ele liberava o primeiro...........

    infelizmente o script, morreu junto com meu hd.............. :-(

  5. #5

    Padrão Re: Mnadar e-mail informando que alguém tentou se conectar no servidor.

    Configura o Syslog para enviar notificações por e-mail, é a maneira mais inteligente.

  6. #6
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Re: Mnadar e-mail informando que alguém tentou se conectar no servidor.

    o dificil vai ser fazer o syslogd bloquear o ip.....

  7. #7

    Padrão Re: Mnadar e-mail informando que alguém tentou se conectar no servidor.

    Estava me referindo ao primeiro caso, somente a notificação, não bloqueio do usuário/ip