+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão mouse óptico não quer funcionar

    Olá pessoal,
    eu comprei um mouse óptico pra ligar na ps/2, mas o bicho não quer funcionar de jeito nenhum!!
    quando o X inicia aparece o cursor na tela, mas é só mexer o mouse q ele some, se clicar qualquer botão ele também some.
    O engraçado é q antes de eu comprar esse mouse eu usava um outro óptico tb e funcionava normal, atualmente eu estou usando um mouse com bolinha na usb mas é horrível.
    Será q é alguma configuração do X considerando q o outro mouse (óptico) funciona normal?

    vou colocar aqui a parte referente ao mouse do meu xorg.conf:

    # **********************************************************************
    # Core Pointer's InputDevice section
    # **********************************************************************

    Section "InputDevice"

    # Identifier and driver

    Identifier "Mouse1"
    Driver "mouse"
    Option "Protocol" "ImPS/2"
    Option "Device" "/dev/psaux"
    Option "Buttons" "5"
    Option "ZAxisMapping" "4 5"
    # Option "Resolution" "256"

    será q alguém pode me dar uma luz?

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: mouse óptico não quer funcionar

    tive problema semelhante com uma instalação de Debian, tempos atrás. A solução (??) foi desativar o ratinho no console. Explico: quando vc inicializa a máquina, um dos scripts aciona o driver gpm (generel purpose mouse). Não sei porque, causava conflito com o driver do x-server - que não usa êsse um aí.

    Experimente desativar (killall -9 gpm) ou, melhor ainda, desativar o script que 'sobe' o gpm.

    divirta-se.


  3. #3

    Padrão Re: mouse óptico não quer funcionar

    Ops qual distro vc esta usando? Depois que vc trocou o seu mouse vc configurou para que ele buscasse o mouse no PS/2? Algumas distros não acham se apenas vc trocar o mouse... Se estiver usando slackware de o comando mouseconfig e troquei para:

    ps2 PS/2 port mouse (most desktops and laptops)

    Obs: Reinicie a máquina e olhe se o seu mouse funciona na linha de comando se funcionar; apenas altere o seu xorg.conf para poder usar o X!!!

    T+ espero ter ajudado flw

  4. #4

    Padrão Re: mouse óptico não quer funcionar

    primeiramente obrigado pelas respostas

    poxa eu esqueci de colocar a minha distro, é um slackware-current
    eu testei as duas dicas dicas mas ambas não funcionaram.
    eu percebi q ao dar o boot o mouse ta aceso e talz até uma certa altura depois ele apaga e não acende mais
    vou colar aqui umas linhas do dmesg onde o mouse começa a apagar

    gs_module_init: cannot register gadget driver, ret=-19
    mice: PS/2 mouse device common for all mice
    Advanced Linux Sound Architecture Driver Version 1.0.10rc3 (Mon Nov 07 13:30:21 2005 UTC).
    ACPI: PCI Interrupt 0000:00:11.5[C] -> Link [LNKG] -> GSI 9 (level, low) -> IRQ 9
    PCI: Setting latency timer of device 0000:00:11.5 to 64
    input: AT Translated Set 2 keyboard as /class/input/input1
    input: ImExPS/2 Generic Explorer Mouse as /class/input/input2
    codec_read: codec 0 is not valid [0xfe0000]
    codec_read: codec 0 is not valid [0xfe0000]
    codec_read: codec 0 is not valid [0xfe0000]
    codec_read: codec 0 is not valid [0xfe0000]
    ALSA device list:

    a partir daquele "gs_module_init..." é que ele apaga, não da pra saber com certeza pois passa muito rápido, mas creio q seja a partir dali

  5. #5

    Padrão Re: mouse óptico não quer funcionar

    Você poderia verificar e testar em outros protocolos o seu mouse.

  6. #6

    Padrão Re: mouse óptico não quer funcionar

    OI cara! Tentei te responder ontem mas minha rede caiu... :lol:
    Eh o seguinte, ja tive esse problema e foi ate facil reslver, mas nao sei se eh o seu caso...
    Acho que se o cursor chega a aparecer no X e depois desaparece, o problema esta mesmo na configuracao do X e portanto o que te recomento fazer eh mudar o protocolo para "Microsoft" (nome feio... mas funcionou.)
    E vale a pena tentar ne?!!? se nao der esse protocolo, tente outros pois realmente o problema esta ai.
    Aguardo sua postagem se tiver reslvido o problema e se nao tiver resolvido... Estamos aqui para ajuda-lo.
    Abraco.

  7. #7

    Padrão Re: mouse óptico não quer funcionar

    Galera tá difícil aqui hein ...
    já testeis os seguintes protocolos: IMPS/2, ImPS/2, ExplorerPS/2, NetScrollPS/2, NetMousePS/2, Microsoft, MicroSoft
    e nenhum deles funcionou
    já to ficando desesperado

  8. #8

    Padrão Re: mouse óptico não quer funcionar

    Bom te aconcelho fazer o seguinte:

    1. Testar o mouse em outro computador, para certificar que ele esteje funcionando corretamente (teste).
    2. Usar um outro cd para instalar. (O CD-R antigo pode conter erros)
    3. Usar um outro cd para instalar. (Não crie o novo CD-R apartir da iso antiga)
    4. Usar um outro cd para instalar. (Baixe uma nova iso de preferencia)
    5. Usar um outro cd para instalar. (Verifique o checksum da iso antes de gerar o novo CD-R)
    6. Usar um outro cd para instalar. (Verifique o checksum da iso antes de gerar o novo CD-R)
    7. Usar um outro cd para instalar. (Verifique o checksum da iso antes de gerar o novo CD-R)
    8. Usar um outro cd para instalar. (Verifique o checksum da iso antes de gerar o novo CD-R)
    9. Usar um outro cd para instalar. (Verifique o checksum da iso antes de gerar o novo CD-R)
    10. Usar um outro cd para instalar. (Verifique o checksum da iso antes de gerar o novo CD-R)

  9. #9

    Padrão Re: mouse óptico não quer funcionar

    eu testei esse mouse em outro computador (ubuntu Dapper Drake) onde funciona um outro mouse óptico e nada do dito cujo funcionar
    ele deve ter sido fabricado pra funfar só no windows mesmo, q coisa
    mas eu continuo na luta, qualquer sugestão será bem vinda
    obrigado

  10. #10

    Padrão Re: mouse óptico não quer funcionar

    Olá amigo, dá uma olhada, quem sabe pode ajudar :

    http://www.slacklife.com.br/article.php?sid=1295

  11. #11

    Padrão Re: mouse óptico não quer funcionar

    po, o cara fez um artigo baseado na slackzine e eu ja havia lido ela, mas com esse maldito mouse não deu certo
    vlw a intenção e eu continuo na luta , deve haver alguma forma desse mouse funcionar aqui

  12. #12

    Padrão Re: mouse óptico não quer funcionar

    Você poderia passar a marca do mouse ou outras informações para que possamos identificar-lo. Mouse que só funcione no windows ainda não encontrei.

  13. #13

    Padrão Re: mouse óptico não quer funcionar

    o pior é que o mouse não tem marca, e que outro tipo de informação eu poderia dar, posta ae por favor
    existe algum comando tipo um lspci da vida pra eu saber mais sobre o mouse?

    grato

  14. #14

    Padrão Re: mouse óptico não quer funcionar

    Mouse sem marca... e sem especificacoes... fica complicado. o problema deve ser mais serio, talvez a nivel de kernel.
    Ta usando qual kernel? e o pc eh um notebook? ou eh um normal? Se for notebook, me passa as configuracoes pra eu ver.
    Abraco.

  15. #15

    Padrão Re: mouse óptico não quer funcionar

    é um desktop normal, com kernel 2.6.15.6, realmente eu não sei o q pode estar acontecendo, é só um mouse!!

    vlw