Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Burst limit... como funciona

    Pessoal,

    Testei o burst limit em conexões PPPoE e notei que, por exemplo:

    velocidade: 128 Kbps
    burst limit: 256 Kbps
    time burst: 10s

    Teóricamente (na minha cabeça) o cliente X iria baixar um arquivo de um site qualquer e, durante 10s daquela conexão, ele teria 256 Kbps, logo em seguida caindo para 128Kbps. O que acontece é que o cliente X começa a baixar realmente em 256Kbps (+/-10% de diferença) e depois de 10s ele cai para algo em torno de 80% dos 256Kbps e nada mais... Fica BEM acima dos 128Kbps...

    Alguém sabe me explicar melhor como funciona esse burst?

  2. #2

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    Salve, salve!!


    Nataniel;

    Estou usando a versão 2.9.6 e posso te falar que já tentei de tudo pra fazer o burst limit funcionar. A única coisa que consegui, foi obter uma difereça de 15 ou 20% na conexão , contudo ficando muito acima da conexão final. creio que deva ser um bug de versão.

    Diga ae que versao esta usando, e se conseguir resolver posta tb!!


    Abraço galera!!!!

  3. #3

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    online,

    Estou usando a versão 2.9.6 também. Aliás não conheço outra versão.

  4. #4

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    Mantenha o burst limit com a mesma taxa do Max limit, e use o burst threshold durante o tempo necessario para liberar acima do maximo. O burst threshold será liberado durante o mesmo período não somente para este cliente mas todos estiverem estabelecendo uma conexão, portanto é bem interessante pq vc não sacrifica toda a banda criando regras individuais.

  5. #5

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    cybersank,

    deixa eu ver se entendi, então posso fazer apenas uma regra para que vai controlar a banda de todos os ip's individualmente sem necessidade de criar um regra para cada ip? E ainda posso fazer com que alguns segundos depois de um clique em um link ou abertura de uma página a velocidade para cada ip seja aumentada fazendo com que o carregamento seja feito mais rápido, e isso mesmo?

    Vc poderia postar uma imagem com um exemplo de regra para um cliente que tem banda de 128k/64k e que tem aumentada para 512k/256k nos primeiros 10 segundos depois que ele clica em um link ou abre uma página.

  6. #6

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    exatamente,
    name="client-x" target-addresses=10.xx.xx.xx/32 dst-address=0.0.0.0/0
    interface=all parent=none direction=both priority=8
    queue=default-small/default-small limit-at=0/0 max-limit=250000/250000
    burst-limit=1100000/1100000 burst-threshold=300000/300000
    burst-time=45s/45s total-queue=default-small


    Isto dará 20-25 segundos de 1.1Mbps depois voltar para 250 k até chegar ao normal de 300k num periodo de 45 segundos.
    O tempo de regulagem varia de acordo com a velocidade que o usuário estiver baixando, se chegar ao máximo, como por exemplo num teste de velocidade, podemos ver a regulagem entre 20 e 25 segundos. A maioria dos usuários que surfam nunca nem notam a diferença, mas os jogadores e os downloaders ficam agarrados nos 250k.

  7. #7

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    Citação Postado originalmente por cybersank
    Mantenha o burst limit com a mesma taxa do Max limit, e use o burst threshold durante o tempo necessario para liberar acima do maximo. O burst threshold será liberado durante o mesmo período não somente para este cliente mas todos estiverem estabelecendo uma conexão, portanto é bem interessante pq vc não sacrifica toda a banda criando regras individuais.
    cyber,

    Eu uso conexão PPPoE e meu Radius atribui os parâmetros para o Mikrotik regular a velocidade do cliente conectado. Eu tentei usar o burst e como te falei ficou nessa. Baixa grandes arquivos (direto de dentro de um servidor da minha rede para poder realmente testar a velocidade) e a velocidade ficou algo em torno de 30% acima da velocidade real do cliente.

  8. #8

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    E ai pessoal, alguém já conseguiu colocar o burst limit para funcionar 100%? Alguém poderia postar uma exemplo

  9. #9

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    Portela,

    Já fiz 300 configurações diferentes mas não consegui entender o funcionamento dele. A última foi algo assim:

    velocidade limite -> igual ao teto máximo sem burst do cliente
    burst thresold -> igual a velocidade minima que o cliente deve retornar para ter direito a um novo burst
    velocidade burst -> maxima velocidade de burst
    tempo -> tempo em que o burst ficara ativo (maximo) para depois ser dropado para velocidade limite

    Eu fiz assim:

    100k/200k 150k/300k 25k/50k 10/10

    Teoricamente os meus clientes teriam 50% a mais de velocidade quando começacem a usar uma conexão que tivesse velocidade menor do que 50k (download) até o limite de 10s... Sinceramente não acontece exatamente dessa maneira não...

  10. #10

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    faz assim

  11. #11

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    cabeer,

    Eu tentei algo parecido mas com menos tempo... Nessa sua conf eu entendo que o cliente Elizandra terá 128Kbps (up e down) durante 25 segundos se, ao exceder esse tempo, a conexão ainda precisa de banda ela cairá para 32/64Kbps... A única forma de voltar a ter burst de 128k seria se a conexão caisse abaixo dos 32/64k...

    Correto?

  12. #12

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    cabeer, qual versão do MK vc usa? Estou testando essa sua configuração em um MK 2.9.6 e acho que tá funcionando legal, estou mudando de todos os clientes para confirmar.

  13. #13

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    Exatamente a 2.9.6


    Valeu

  14. #14

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    Olha faz o seguinte teste coloca uma conf. 1mb por 128k pra fica bastante longe .Depois vcs tentam fazer donwload do ftp do proprio MK ai veram a diferença.



    T+++

    Espero ter ajudado

  15. #15

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    cabeer, tenho aqui no provedor um AP mk (onde estou colocando o burst limit) e um servidor no pé da torre, também mk, fazendo somente NAT, firewall, cache, proxy transparante e cache de DNS. Como faço para ativar o servidor FTP no servidor MK que tenho rodando NAT?


    Veja como estou fazendo para cada cliente com o burst limit

    [img][/img]

  16. #16

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    Portela

    Facil vc nau faz backup do seu mk, pois bem acessa la via ftp, tipo ftp://ip-da-sua-interface pronto faça o down dai msm , outra coisa coloca uns 30s pq senau nau vai da nem pra vc percebe , pq vc coloca 30s mais vai baixar no maximo da banda uns 7 ,8 s

    testa ai

    Valeu

  17. #17

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    cabeer,

    não consigo entrar via ftp, fiz da forma que vc falou mas não entra. Vou testar aqui com 30 segundo, estou usando o bust limit no AP mk versão 2.9.7 rodando em um cartão flash

  18. #18

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    Citação Postado originalmente por Portela
    cabeer,

    não consigo entrar via ftp, fiz da forma que vc falou mas não entra. Vou testar aqui com 30 segundo, estou usando o bust limit no AP mk versão 2.9.7 rodando em um cartão flash

    Mas vc tem que acessa o outro mk q ta em baixo onde tem o prox acho q no flash nau faz ftp nunca testei.

  19. #19

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    Testei mesmo foi no mk com cache

  20. #20

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    cabber,

    Testei a configuração que você passou e realmente mostra um resultado interessante. Migrei meus clientes para o novo formato da seguinte maneira:

    Cliente contrata banda DOWN/UP (200/100 kbit)

    No MK fica cadastrado o seguinte:

    max-limit = 50% da banda contratada (100/50 kbit)
    burst-thresold = 25% da banda contratada (50/25 kbit)
    burst-limit = 125% da banda contratada (250/125 kbit)
    tempo = 30/30

    Nesse modelo o cliente quando pede rajadas de navegação ele tem a sua velocidade entre 200 e 250 kbit... Depois de 12 a 14 segundos naquela velocidade (durante um download) ela cai para a velocidade max-limit até o tempo total e, a partir dos 30 segundos a velocidade começa a cair ficando no max-limit ate o final do transporte dos dados.

    BENEFÍCIOS: economia de banda, velocidade para clientes de navegação, velocidade para sistemas de bate-papo e sistemas interativos como skype que têm rajadas de banda alta, mas mantem trafego abaixo dos 10 kbit.

    MALEFÍCIOS: heavy users reclamam que quando estão baixando alguma coisa fica impraticável a navegação.

    Entendo que o MK tende a ver todas as conexões daquele mesmo queue dentro da mesma situação. Então se 1 conexão está usando o max-limit o cliente não tem direito de tentar uma rajada web e fica limitado a compartilhar o max-limit entre o que ele está fazendo (download, msn, navegação).