Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    Citação Postado originalmente por nataniel
    cabber,

    Testei a configuração que você passou e realmente mostra um resultado interessante. Migrei meus clientes para o novo formato da seguinte maneira:

    Cliente contrata banda DOWN/UP (200/100 kbit)

    No MK fica cadastrado o seguinte:

    max-limit = 50% da banda contratada (100/50 kbit)
    burst-thresold = 25% da banda contratada (50/25 kbit)
    burst-limit = 125% da banda contratada (250/125 kbit)
    tempo = 30/30

    Nesse modelo o cliente quando pede rajadas de navegação ele tem a sua velocidade entre 200 e 250 kbit... Depois de 12 a 14 segundos naquela velocidade (durante um download) ela cai para a velocidade max-limit até o tempo total e, a partir dos 30 segundos a velocidade começa a cair ficando no max-limit ate o final do transporte dos dados.

    BENEFÍCIOS: economia de banda, velocidade para clientes de navegação, velocidade para sistemas de bate-papo e sistemas interativos como skype que têm rajadas de banda alta, mas mantem trafego abaixo dos 10 kbit.

    MALEFÍCIOS: heavy users reclamam que quando estão baixando alguma coisa fica impraticável a navegação.

    Entendo que o MK tende a ver todas as conexões daquele mesmo queue dentro da mesma situação. Então se 1 conexão está usando o max-limit o cliente não tem direito de tentar uma rajada web e fica limitado a compartilhar o max-limit entre o que ele está fazendo (download, msn, navegação).
    Nataniel

    Eu entendo assim
    é apenas um contador de tempo, quando começa a trafegar dados ou seja navega ...etc.. Ativa o contador e ai começa algum tipo de calculo + ou - assim tipo vamos dizer que com uma banda de 200k baixaria 2mb por minuto ai o burst te da 1mb pra vc baixar em x segundo conforme a tua confg. Se vc usar a banda toda, Ai é onde acontece o q te falei acima antes de completar os 30s conforme tua confg. o burst ja te derruba para o max limit. Imagino q seja + ou - porai.

    Valeu
    T++++

  2. #22

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    EITA!

    Esse é o tópio número 46.000 e eu que abri... hahahaha... mereço os parabéns!!

  3. #23

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    Não entendi algo no teu sistema.
    Pelo que entendi, o cara contrata 200k (vamos tratar só o DOWN para análise).
    Por 30 segundos (ou menos) ele usa o burst-limit e fica em 250k
    Depois você diz que ele cai ("ficando no max-limit ate o final do transporte dos dados") para 100k (que é o max-limit).

    Então ele contratou 200k, vc dá um pouco a mais no começo, mas depois fica em 100k?

    --------------------------------
    Cliente contrata banda DOWN/UP (200/100 kbit)
    No MK fica cadastrado o seguinte:
    max-limit = 50% da banda contratada (100/50 kbit)
    burst-thresold = 25% da banda contratada (50/25 kbit)
    burst-limit = 125% da banda contratada (250/125 kbit)
    tempo = 30/30

    Nesse modelo o cliente quando pede rajadas de navegação ele tem a sua velocidade entre 200 e 250 kbit... Depois de 12 a 14 segundos naquela velocidade (durante um download) ela cai para a velocidade max-limit até o tempo total e, a partir dos 30 segundos a velocidade começa a cair ficando no max-limit ate o final do transporte dos dados.

  4. #24

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    É o seguinte

    se vc coloca 30s de tempo ,ai começa a fazer um down na banda q estiver no burst limit , so q ai vem o interessante vc nau fica exatamente os 30 s com banda do B.L dp de apenas 7,8 segundos ja volta digamos no normal, dependendo da velocidade q estiver a fazer o down.
    Agora quanto a banda contratada se vendeu 128k no max limit se coloca 128k quer dizer vc so da e nau tira nada , se for um cara navegador vai se da bem , por outro lado um downlods nau vai se beneficiar dessa confg.

  5. #25

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    Citação Postado originalmente por Liandro Paulo Carniel
    Não entendi algo no teu sistema.
    Pelo que entendi, o cara contrata 200k (vamos tratar só o DOWN para análise).
    Por 30 segundos (ou menos) ele usa o burst-limit e fica em 250k
    Depois você diz que ele cai ("ficando no max-limit ate o final do transporte dos dados") para 100k (que é o max-limit).

    Então ele contratou 200k, vc dá um pouco a mais no começo, mas depois fica em 100k?
    Liandro,

    Acho que você, melhor que ninguém, deve entender que o provedor de internet só ganha dinheiro quando o cliente NÃO usa a internet, correto?

    Pensando dessa forma e vendo o modelo de trabalho do ADSL (que diz para o cliente que a velocidade dele é até xxx Kbps, mas nunca diz qual é o mínimo) eu formei um modelo parecido onde eu garanto 10% da banda contrata nos planos convencionais DENTRO da rede do provedor e fora não tenho como garantir nada, infelizmente, porque nossa rede de internet no Brasil é muito precária (a exemplo disso os vários problemas com o MSN Messenger que a Microsoft responsabiliza os backbones brasileiros por "mutarem" pacotes até chegarem aos servidores do Hotmail/MSN).

    Sendo assim eu cadastro o cliente com 50% da banda (bem mais do que os 10% que prometi para ter uma margem de erro razoavel e, também, para que clientes com velocidade de 100Kbps não tenham uma navegação impraticável de 10Kbps).

    Para que ele não note a diferença eu uso o BURST que é o mais interessante recurso do Mikrotik (na minha opinião até o momento) para que, em testes de velocidade (speed.cnett.com.br), este cliente sempre tenha sua velocidade garantida.

    Todos os processos de navegação que são por BURST (telnet, ssh, http, https, msn, skype*) serão beneficiados pela configuração DESDE que o cliente não esteja com um programa de P2P aberto (que consumirá a banda acima do THRESOLD e por isso o cliente NÃO terá direito ao BURST).

    *A conexão ao Skype é de BURST mas a conversa nele nem tanto. Se uma pessoa falar demais a conexão fica estável na ordem dos 90Kbps de upload o que pode gerar MUITOS disturbios de conversas e deixar de ser uma conexão de BURST para se tornar uma conexão de BULK.

  6. #26

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    Bursts
    Bursts are used to allow higher data rates for a short period of time. Every 1/16 part of the burst-time, the router calculates the average data rate of each class over the last burst-time seconds. If this average data rate is less than burst-threshold, burst is enabled and the actual data rate reaches burst-limit bps, otherwise the actual data rate falls to max-limit or limit-at.

    Let us consider that we have a setup, where max-limit=256000, burst-time=8, burst-threshold=192000 and burst-limit=512000. When a user is starting to download a file via HTTP, we can observe such a situation:



    At the beginning the average data rate over the last 8 seconds is 0bps because before applying the queue rule no traffic was passed, using this rule. Since this average data rate is less than burst-threshold (192kbps), burst is allowed. After the first second, the average data rate is (0+0+0+0+0+0+0+512)/8=64kbps, which is under burst-threshold. After the second second, average data rate is (0+0+0+0+0+0+512+512)/8=128kbps. After the third second comes the breakpoint when the average data rate becomes larger than burst-threshold. At this moment burst is disabled and the current data rate falls down to max-limit (256kbps).


  7. #27
    ISP-RJ
    Visitante

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    Salve salve galera...

    Alguem sabe me dizer se é possível fazer uma regra de Burst limit para cada plano definido no meu sistema ISP??
    Ex.:

    Regra para 128Kbps/64Kbps (para todos os clientes com esse plano)
    Regra para 256Kbps/128Kbps (para todos os clientes com esse plano)
    Regra para 512Kbps/256Kbps (para todos os clientes com esse plano)

    Se possível colocar um EXEMPLO.

  8. #28

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    ISP,

    Usando autenticação radius é simples de ser feito. Agora se for para criar um por um eu não sei como seria. No PPPoE + Radius o radius manda os atributos para o Mikrotik e este executa os mesmos.

  9. #29

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    como configurar o burst usando hotspot?

  10. #30

    Padrão Re: Burst limit... como funciona

    Para funcionar as Simple Queues com hotspot, você tem q deixar as regras de Simple Queues criadas acima da regra criada pelo hotspot, ou seja, deixar a regra do hotspot por último como na imagem abaixo:

    http://img421.imageshack.us/img421/2...euespb3.th.jpg

  11. #31

  12. #32

    Padrão

    Bom dia Pessoal. Será que alguém pode me ajudar com o Burst limit??. Ainda naum consegui entender como configurar isso pelo Winbox.. Obrigado a Todos.