+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Calculo de link

    Pessoal, eu num lembro mais como faço pra calcular quantos hosts eu vou conseguir ter na rede com um bom desempenho para determinados links.
    Como ?

    ex.

    1 link de 512 da speedy.

    Quantos hosts eu posso ter na rede pra ele rodar normal, sem uma rede lenta.

    Eu tenho 100 usuários aqui.

    Queria calcular para implantar um controle de banda.


  2. #2

    Padrão Re: Calculo de link

    Quais serviços os hosts irao utilizar. WEb, e-mail, VoiP......

  3. #3

    Padrão Re: Calculo de link

    os hosts utilizarão navegação nas portas 25,110,80.

    Mas a duvida é quanto de banda para cada usuário eu vou fazer.

    Como fazer o cálculo pra saber quantos HOSTS esse link de 512 comporta.
    Se comporta 40 maquinas navegando, se comporta somente 20 e vice versa.

    Abraço

  4. #4

    Padrão Re: Calculo de link

    Um link de 512 pode comporta até 512 usuários, se cada um conseguir trabalhar com uma taxa de transferência de 1kbps. Pelo jeito eles só precisam de e-mail e internet, mas mesmo assim é necessário saber o quanto eles precisam disso. Eles acessam muito internet? Fazem muitos downloads? Recebem muitos e-mails? E-mails com anexos grandes ou só texto? Geralmente esses cálculos são feitos quando a estrutura de rede está no papel, então o link é que tem que se adequar a rede, no seu caso é o contrário.

    Vc também tem que levar em consideração que o speedy só garante 30% da banda, ou seja, vc não tem um link de 512 real, vc tem um link que no melhor dos dias pode, talvez, chegar perto de 512.

  5. #5

    Padrão Re: Calculo de link

    Isso eu notei. Hj a rede caiu o dia todo. Problema com eles.

    Então na verdade eu to querendo fazer calculos assim para saber quanto posso pedir em infra aqui. Como ?
    Calculando quanto será consumido para cada usuário trabalhar com 10k num sei se seria pouco demais pra eles.
    Meu supervisor falou de 1 link dedicado de 2Megas mas será que isso é necessário acho que até 1MB daria conta ja. O problema são os emails. Hj quando eu fechei a porta de envio e recebimento ai fluiu a rede

    Impossivel trabalhar com 100 usuarios com esse link. Sou administrador de rede e não Mágico rs.


  6. #6

    Padrão Re: Calculo de link

    e-mail puro e simples consome pouca banda. O problema passa a ser os arquivos anexados, devido ao tamanho....... Uma saída seria limitar o tamanho do anexo enviado/recebido. Bloquear anexos do tipo video, mp3.......

    Mas o nosso amigo anterior, lembrou muito bem, speedy nao garante banda total,

    Em termos de web, apenas navegacao, acredito que 10K por cliente seja suficiente.

  7. #7

    Padrão Re: Calculo de link

    Citação Postado originalmente por panther
    e-mail puro e simples consome pouca banda. O problema passa a ser os arquivos anexados, devido ao tamanho....... Uma saída seria limitar o tamanho do anexo enviado/recebido. Bloquear anexos do tipo video, mp3.......

    Mas o nosso amigo anterior, lembrou muito bem, speedy nao garante banda total,

    Em termos de web, apenas navegacao, acredito que 10K por cliente seja suficiente.
    O problema é que eu num tenho como ter o controle do envio de email. Não tem interno AINDA, então se for esperar a ajuda do usuário nesse ponto eu to lascado né.
    Eu estava verificando o focalinux e lendo sobre o iptables pra achar mais alguma coisa e acabei achando algo informando que eu posso definir o tamanho de determinados pacotes que irão sair.
    Você sabe criar regra assim ?

  8. #8

    Padrão Re: Calculo de link

    Bom, limite de banda por usuário vc define no proxy (squid). Limite de tamanho do e-mail é no servidor de e-mail (sendmail / qmail). Tutorial pra isso vc tem a rodo na net. Quanto ao link, acho que 10k por usuário é suficiente sim - se sua empresa não é uma multinacional não tem como prover mais do que isso por pouco dinheiro - procura por alguma outra solução com largura de banda maior, tipo fibra ou rádio, existem alguma empresas que dão 100% do link, só que com certeza é um pouco mais caro do que o ADSL da Telefonica.....

  9. #9

    Padrão Re: Calculo de link

    Primeiro, vou configurar o MRTG para ver o porque de um dia uma lentidão e outro não.

    E ver onde está o problema.

    Depois passo para um controle de banda.

    Obrigado

  10. #10
    MarxOS
    Visitante

    Padrão Re: Calculo de link

    No começo aqui do servidor tinhamos 512kbps e tinhamos uma media de 40 clientes até pegar 2mb .. mas com um bom squid, controle de banda principalmente nas portas p2p vc consegue até sobreviver.... :-D

  11. #11

    Padrão Re: Calculo de link

    Hehe se for seguir essa filosofia de de 512 kbps = 512 usuarios entao se cada um usar 0,5 kbps daria 1024 ?? hehe bom deixa para la.. so to brincando.

    Basicamente eh o q pessoal ta falando, depende do perfil de cada usuario... se fores todos iguais a mim eu encho facil facil um link de 2Mbps , e isso so usando a web hehe! entao o q eu posso te dizer por experiencia é que tu garantindo uma media de ~5KB/s (mais ou menos 64kbps) até 10KB/s (um pouco menos do que 128kbps) da para ter uma navegação razoavel e BOA!

    o lance aí é vc utilizar um squid controlando os downloads a mais ou menos 2-4KB/s (coloca mais ou menos 40kbps) e os bursts vc deixa limitado a 400Kbps assim as paginas vao carregar "rapido" e os downloads nao vao afetar tanto sua rede, entretanto alem disso aconselho voce a usar o ADSL de pelo menos 1 Mb (aqui na minha região não tem > 1Mb) que ai voce da mais folga ao 'download' dos seus usuarios.

    Tenho um proxy com uma carga de 2.3k users diaria com um link de 8 Mbps em uma rede de 3k users, entao isso funciona tranquilo e sem trauma, quando voce precisa 'desafogar' seu link , vc limita o 'upper' speed e reduz a taxa de download permitida que os seus users nem reclama... eu faco isso quando preciso do link, ja cheguei a segurar o pessoal em até 3 Mbps e nao houve reclamacoes de "tá lento!".

  12. #12

    Padrão Re: Calculo de link

    Vou verificar. Aqui vamos colocar um novo link de 2 mega e tirar esse de 512 e ai vai entrar o cbq ou htb na brincadeira.
    Obrigado.