Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    whinston
    Visitante

    Padrão Kurumin x Distro convencional

    Ae pessoal, a dúvida é mais pra estimular uma espécie de discussão.
    Ouço falarem muito bem do Debian Sarge, da sua facilidade, estabilidade, recursos, etc.

    E tb ouço falarem bem do Kurumin como cartão de visita pra apresentar o Linux a usuários menos experientes, mas pra trabalhar como servidor, pessoal costuma torcer o nariz pra ele.

    Alguém tem motivos concretos pra isto ?

  2. #2

    Padrão Kurumin x Distro convencional

    Eu não mexi mto com o Kuruma, mas uma coisa que eu percebi é,
    roda o apt-get e atualiza seu sistema pra ver oq acontece..... vai tudo pro espaço, a facilidade q ele tinha se perde.. vc tem q arrumar 5000 bugs que aparecem.
    Ele ta cheio de intarfaces,menuzinhos,etc... ocupando mto espaço a toa, e isso vc nao consegue tirar tao facilmente, pq jah vem por default

  3. #3

    Padrão Re: Kurumin x Distro convencional

    Na minha humilde opiniao nao gosto de kurumin como tambem nao gosto de nada que se diz linux e tentam cada vez mais tornar parecido com o windows !!!

    Valeu

  4. #4
    whinston
    Visitante

    Padrão idéia

    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    Eu não mexi mto com o Kuruma, mas uma coisa que eu percebi é,
    roda o apt-get e atualiza seu sistema pra ver oq acontece..... vai tudo pro espaço, a facilidade q ele tinha se perde.. vc tem q arrumar 5000 bugs que aparecem.
    Ele ta cheio de intarfaces,menuzinhos,etc... ocupando mto espaço a toa, e isso vc nao consegue tirar tao facilmente, pq jah vem por default
    a minha idéia é a seguinte cara, ve se me dá umas sugestões:
    1) Ao invés de usar um clone (dd, ghost, g4u, etc.) pra fazer um novo servidor pra cliente (de repente o hardware é diferente e isto pode deixar instável) eu faria um remaster do Kurumin, já deixando tudo instalidinho, atualizado e configurado. Quando fosse instalar num server novo, bastava rodar o bicho e em 8min. tava pronto

    2) Fazer um LiveCD Rescue + incrementado. Não estes tradicionais pra recuperar o ambiente, mas sim, pra ir rodando em "modo bkp", ou seja, enquanto eu ainda não cheguei no cliente pra prestar o atendimento, ele rodaria este LiveCD pra não deixar a empresa parada, fazendo funcionar um proxy, NAT, etc.

  5. #5
    whinston
    Visitante

    Padrão Re: Kurumin x Distro convencional

    Citação Postado originalmente por gatoseco
    Na minha humilde opiniao nao gosto de kurumin como tambem nao gosto de nada que se diz linux e tentam cada vez mais tornar parecido com o windows !!!

    Valeu
    mas isto por causa da interface, da cultura "linux" ta indo pro lado windows ou por alguma instabilidd, etc. ?

  6. #6

    Padrão Kurumin x Distro convencional

    Fazer um remaster pra trabalhar como backup de um servidor? bom dependo do tipo de aplicação e do tamanho do servidor pode ser legal, mas imagine um banco "pequeno" de 300mb com mais de mil pessoas acessando, o cd nao vai aguentar o tranco naum...

  7. #7
    jedi
    Visitante

    Padrão Kurumin x Distro convencional

    Cara eu ja vi o kurumin sendo utilizado como servidor Postgree e samba, com firewall fazendo NAT.
    e aguentou firme a presão se ser servidor.
    O segredo do kurumin são os shell scripts, que são feitos para facilitar a vida do usuário, é tudo automatizado e utilizando o apt-get.
    Para uma rede de pequeno porte eu até me arrisco com o kuruma, e para desktop eu não tenho duvida e kuruma na cabeça;

  8. #8
    whinston
    Visitante

    Padrão projeto específico

    não cara.. não é um projeto pra atender a comunidade em geral, é algo mais focado.

    como tenho clientes espalhados por várias partes, tem dia que Murphy resolve aparecer e eu to consertando um e há 300Km da pau em outro.

    ae pra o outro não ficar parado, me ligando a cada 5min. se eu vou demorar, teria esta distro pra agir como "backup".

    pra não deixar uma máquina "parada" como backup, nem deixar um máquina com dual boot, queria fazer um remaster com algo bem simples, soh pra fazer NAT (com base no FW da empresa) e squid (tb com base nos acessos deles) e boa.. pra eles irem quebrando o galho enqto eu não chego pra apagar o fogo. (item 2 no post principal)

    agora a outra idéia era usar o kurumin de base mesmo. pegar o remaster, instalar tudinho, web server, mail server, etc etc etc
    pra qdo for instalar numa máquina nova, ele só se moldar ao hardware e já tá instalado.

    vc acha que a base do kurumin foi tão modificada que não oferece a mesma integridade que o Debian ofereceria ?

  9. #9
    whinston
    Visitante

    Padrão vantagens

    Citação Postado originalmente por jedi
    Cara eu ja vi o kurumin sendo utilizado como servidor Postgree e samba, com firewall fazendo NAT.
    e aguentou firme a presão se ser servidor.
    O segredo do kurumin são os shell scripts, que são feitos para facilitar a vida do usuário, é tudo automatizado e utilizando o apt-get.
    Para uma rede de pequeno porte eu até me arrisco com o kuruma, e para desktop eu não tenho duvida e kuruma na cabeça;
    a grande vantagem que eu quero aproveitar num é nem a interface, nem os ícones mágicos, etc.. seria a detecção de hardware dele.

    oq eu to em dúvida é se a base foi tão modificado pelo Morimoto, que pode ter sido "comprometida", ou se foi mexido apenas coisas superficiais pra dar um bom suporte ao usuário final.

  10. #10

    Padrão Kurumin x Distro convencional

    A base eh a mesma, mas jah ouvi mta gente do Debian descer a lenha nele como tb desceram no Ubuntu, alegando que os pacotes não estão compatíveis com o Debian.
    Bom mas ai são especulações, eu não trabalho com nenhum dos 3 e sou suspeito pra dizer quem está certo.

    Maaaass se for soh pra manter o cliente on com net um remaster resolve sim

  11. #11
    jedi
    Visitante

    Padrão Kurumin x Distro convencional

    Na questão de incompatibilidade com debian é meio dificil, Quando preciso instalar algo eu utilizo o apt-get do debian e as fonte debian.
    Creio que isso não seja problema.
    A detecção de hardware realmente é muito boa,

  12. #12

    Padrão Kurumin x Distro convencional

    Olha cara... quanto a gostar ou não do Kurumin cada um tem sua opinião... tem gente que não gostava do Mandrake, mesmo sendo ela a distro mais usada, e nem mesmo de Jesus tinha gente que gostava... isso eh gosto de cada um, mas dizer que não gosta porque se parece com Windows eh duro...

    O grande problema do Kurumin eh a falta de desenvolvedores como o Mandriva, Red Hat e outras grandes distros e não seus bugs (que ele possui).

    O Kurumin apesar de ser trabalho de um Homem só esta dando origem a uma leva de distros faceis de usar que está cativando o publico menos experiente... Comecei com o Mandrake 7 depois pulei para o Conectiva 8, usei o proprio Debian 3 e de repente sem querer esbarrei no Kurumin e estou me dando bem.

    No caso do Ice_Man pra não usar aquelas interfaces todas eh so usar o Fluxbox ou instalar o Blackbox e pronto.

    Falar mal do Kurumin eh falar mal do Debian pois o mesmo usa exatamente os mesmos comandos e funções que ele usa inclusive amesma lista de repositórios...

    Quanto a usar como servidor eh voce quem decide pois se alguem disser que instalar o Apache, Bind, Dhcp e outros servidores no Kurumin eh furada vai estar dizendo que o Debian também eh furada... eh um tiro no pé entende?

    Quanto a compatibilidade do Debian eh 100% compativel e a te mais pois ele instala pacotes do RedHat pelo Alien num piscar de olhos

    Não estou defendendo a distro, apenas explicando meus pontos de vista, pois sou contra briga por distro
    6)

    Cada um use a que te er na telha.

    Abraços a todos.

  13. #13

    Padrão Kurumin x Distro convencional

    Ae, galera. Eu tenho a missão de migrar o máximo possivel pra SL aqui na minha prefeitura. Testei o Kurumin, achei adequado pra usuários do Rwindows se ambientarem com o Linux. Inclusive, creio que foi essa a ideia do Morimoto. Quanto ao monte de bugs depois do apt-get(se rodar),
    encontrei uma solução. O Kalango. Nessa distro foi resolvido o problema do apt e não tem tanta frescura como no Kurumin.
    Inclusive, a galera fez umas implementações de segurança bem interessantes. Pra mim, é a solução ideal pra galera que torce o nariz pro Linux.

  14. #14

    Padrão Kurumin x Distro convencional

    O Kurumin tem muita coisa que nao e necessaria para um DeskTop de uma empresa. Isto confunde o usuario. e da motivo para ele reclamar do Linux. Tambem me informaram que o Kurumin da umas parada de vez em quando.
    Ja na parte de Hardware eu recomendo o Mandrake eu estou adotando a versao 10.1 e ate agora eu nao tive problema com placas.. A Atualizaçao via Web e bem simples e funcional sem falar na Organizacao.

  15. #15

    Padrão Kurumin x Distro convencional

    xi ta parecendo discução sobre melhor distro !

    veja : www.guiadohardware.net e tire sua conclusões sobre o Kuruma !

    lá tem pessoal usando ele a muito tempo !

  16. #16

    Padrão Kurumin x Distro convencional

    Citação Postado originalmente por A-Marcio
    O Kurumin tem muita coisa que nao e necessaria para um DeskTop de uma empresa. Isto confunde o usuario. e da motivo para ele reclamar do Linux. Tambem me informaram que o Kurumin da umas parada de vez em quando.
    Ja na parte de Hardware eu recomendo o Mandrake eu estou adotando a versao 10.1 e ate agora eu nao tive problema com placas.. A Atualizaçao via Web e bem simples e funcional sem falar na Organizacao.
    Ae, cara, desse jeito,vai virar guerra de distro. Não é essa a intenção.
    Nada a ver mandraque, red hat, debian(que eu uso).
    A ideia é a referência sobre o Kurumin, uma ideia genial, nem precisa instalar e faz tudo. Quanto ao fato de ter um só desenvolvendo, é isso mesmo. Claro que não podia ser perfeito. Muita coisa no desktop? Exclui.
    Muito legal a ideia do Morimoto que, inclusive, ajudou muita gente a ver que o linux não é um bicho de 7 cabeças.
    Experimente. Dê um cd do kurumin(ou kalango) pra um leigo.
    Até minha filha de 7 anos adora o Kalango(leia-se kurumin).
    Acho que a ideia é essa.

  17. #17

    Padrão Kurumin x Distro convencional

    concordo que o kuruma é um ótimo cartão de visitas linux. porém, o problema do apt-get é mto grande para a distro ser considereda um linux de uso cooporativo. aqui na minha região tb existem algumas pessoas que estão instalando kurumin em clientes e montando servidores usando os scripts. todos sabemos que os scripts não servem para o dia a dia de implantações e para os diferentes perfis de servidores que nos deparamos. O maior problema está nessas pessoas que usam esses scripts, acham que sabem o que estão fazendo e cobram preços ridículos pela implantação, sucatenado assim o mercado e nos fazendo ouvir "Proque eu vou te pagar 1000 se o sobrinho do meu vizinho faz por 150". Além disso, esse tipo de atividade "queima o filme" do linux. Uma vez que um novo adepto (empresário) ao linux irá ter problemas com seu servidor e provavelmente irá desistir do opensource, instalando o win e pronto.

  18. #18

    Padrão Kurumin x Distro convencional

    Citação Postado originalmente por netuno
    "Proque eu vou te pagar 1000 se o sobrinho do meu vizinho faz por 150". Além disso, esse tipo de atividade "queima o filme" do linux. Uma vez que um novo adepto (empresário) ao linux irá ter problemas com seu servidor e provavelmente irá desistir do opensource, instalando o win e pronto.
    Cara, vc falou uma grande verdade ae.
    Mas quanto a quebrar a cara, ele vai quebrar de qualquer jeito.
    Ainda acho que um Kurumin mal configurado é melhor que um uindow$ bem instalado.
    Mas ainda vou defender meu ponto de vista.
    Quer um Kurumin mais redondinho? Experimente o Kalango.

  19. #19
    mantabodyboarder
    Visitante

    Padrão Kurumin x Distro convencional

    Acho que tanto no caso da Prefeitura quanto no consultor com clientes distantes, já que existe a sua necessidade de ter um sistema padrão pronto pra instalar/usar, o lance é:

    Pra Prefeitura, dar uma estudada com carinho em projetos como o Debian CDD eu acho que seria o ideal, uma personalização na distro e deixar pronto pra instalar nas maquinas, pode ser num server mesmo e fazer um netinstall.

    Pro consultor, estudar um pouco do que é feito com o Knoppix (base pra distros como o Kurumin) ou até mesmo personalizar o Kurumin/Kalango retirando o que for desnecessário e incluindo o que for essencial. Até mesmo o prorpio Kurumin ou Kalango poder servir se for só pro cara não perder o conjunto Net+Office.

  20. #20

    Padrão Kurumin x Distro convencional

    Ai pessoal... ja repararam na qualidade desse tópico no que se refere a distros?

    Ninguem brigando por distro e tudo o mais... eh esse tipo de discurssão que o forum ta precisando.

    Vamos continuar a manter o nivel de uma discurssão seria com essa...

    Valeu gente... :good: