+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik RouterBoard

    Pessoal estou com um RouterBoard e o software instalado nele é a penultima versão, estou testando ele aqui no meu provedor, só que eu quero que ele funcione apenas como um ap comum, só repassando os dados diretamente da wireless para um servidor que está ligado em uma eth, fiz isso usando o sistema de bridge, só que eu estou achando que ele está aguentando poucos clientes, tinha um senao funcionando onde está agora o mikrotik e eu colocava 40, 50 clientes nesse senao e ia que era uma perfeição, e com o mikrotik os pings estão ficando altos... existe alguma configuração que eu possa fazer no mikrotik para melhorar o trafego nele? No ap2000 existe o storm treshold que é uma mão na roda, mas no mikrotik eu não encontrei uma opção parecida.... alguma dica? ou os cartões dele são assim mesmo? estou usando atheros AR5213, obrigado a quem poder ajudar, até mais.

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik RouterBoard

    Olá,

    Eu uso MK so como router ainda, em um PC, mas quero comprar essas placas pra substituir os APS. Onde voce adquiriu esses equipamentos ? Eu ainda nao vi outra forma a nao ser comprando direto de fora..
    Abraços...

    Luiz Claudio

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik RouterBoard

    Caro Thehawk, se vc tinha de 40 a 50 clientes simultaneos em um senao e trabalhando perfeitamente, realmente tem alguma coisa extranha ai, pois ja tive várias experiencias com senao e ele ia até bem com no maximo uns 30 clientes, apartir dai comeca a ficar lento, travar, dava maior trabalho, substitui alguns por ap2000 e um pelo mk, hj deve ter uns 50 simultaneo nele, e ta indo muito bem, até demais por apenas um cartao.....
    nao realizei nenhuma configuracao especial nele, apenas bridge transparente. Vale ressaltar que o maximo de usuários que vc pode colocar em um mk esta associado ao poder de processamento que vc tem e mais ainda a velocidade do cartao instalado, pense no seguinte, vc ta com um cartao em 2.4 B, sempre divida a quantidade de usuários on-line nesse cartao por sua velocidade, tipo 30 clientes daria aproximadamente 366Kbps por cliente (11Mbps/30).
    Outra coisa que vc tem q observar tb é, nao existe nenhum cliente infestado por virus/spy e estao jogando muito trafego na sua rede????? ou mais, se vc tem algum cliente q esta com sinal fraco, navegando a 1mbps, esse cliente pode estar forcando o ap a trabalhar mais por ele. (coisa q acho pouco provavel, pq o poder de processamento que vc ta usando é muito maior doque os radios padrao)...

    Tente verificar se essa lentidao esta relacionada a algum horário especifico, comece a anotar quais clientes estao on-line nessa hora, veja o trafego de cada cliente e tente analizar se alguns deles nao estao trafegando mais no ap do que no servidor....

    e vai postando ai pra irmos trocando ideias

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik RouterBoard

    O senao guenta no maximo 32 clientes !
    ou vc coloca outro senao, ou usa AP por nome Zinwell que guenta até 60 clientes .
    So que o Zinwell tem que estar aberto sem controle de mack!

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik RouterBoard

    Citação Postado originalmente por smith
    O senao guenta no maximo 32 clientes !
    ou vc coloca outro senao, ou usa AP por nome Zinwell que guenta até 60 clientes .
    So que o Zinwell tem que estar aberto sem controle de mack!
    Qual seria o modelo desse zinwell

    T++

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik RouterBoard

    Caro Amigo,
    tanto o zinwell quanto o senao tem suas limitações, é errado dizer o quanto clientes um rádio aguenta simultaneo, existem vários fatores que podem influenciar nisso, pense na seguinte hipotese:
    1) vc tem 30 clientes conectados, todos eles com sinal excelente (11Mbps) trafegando cerca de 200 Kbps cada um, perfeito, o rádio podera estar aguentando normalmente.
    2) agora imagine essa mesma situação com um cliente infectador por um monte de spy, virus, coisas do tipo, ele vai mandar tanta informação pro seu rádio que ele vai ficar louco, para suprir esse cliente, ele terá q sacrificar um pouco os outros. A mesma coisa vale para clientes que estão com sinal baixo (1Mbps), devido a perca de pacotes que com certeza esse cliente vai ter, o radio terá que trabalhar mais pra ele, novamente sacrificando os outros usuários.

    Minha dica é, procure sempre rádios com processador bom, se possivel coloque um mikrotik com um processador k6-500, fará o trabalho legal e ainda poderá te ajudar em imprevistos como os citados acima.....

    Agora uma coisa é fato, tanto zinwell quanto senao são rádio de pequeno porte....

    []'s Bene

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik RouterBoard

    Voçê esta certinho Bene ,temos que levar en conta todos os fatores que vc disse.
    Rezumindo ou coloca outro senao ,ou se quizer uma solução + barata coloca um Zinwell aberto.
    Mas se tiver afim de gastar uns trocados a + um radio mikrotic é sem sombra de duvida a melhor opção.
    abraços!