Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas que nao consigo resolver .. alguem me ajuda !

    Ola pessoal, montamo um provedor aqui no interior de minas, estamos comecando agora, ja passei por muitas dificuldades tecnicas (falta de conhecimento) e todas minhas duvidas foram resolvidas aqui no forum, primeiramente queria agradecer a todos que participam e se ajudam aqui no forum. e um prazer fazer parte e no que eu puder ajudar pra levantar o forum podem contar comigo.

    faz tempo que nao tinha problemas no provedor.. agora comecou uns probleminhas que ta me tirando o sono, estou perdendo clientes (o que agora no inicio e foda ) e por ai vai..

    minha estrutura e assim:

    BackBone > Firewall > Proxy Debian > Senao )))))) 500mt ((((((((( Senao > Hub > Swl3300 > Omini hyper 15dbi.

    quem esta conectado nessa omini tem hora que da problema, so tenho 40 clientes cadastrados no radio e em media ficam 20.... 25 online simultaneamente..
    tem hora que fica um lixo nao consigo pingar nada.... o ping vai la nas alturas.. dai a internet fica lenta .. a rede inteira fica um lixo..

    estou precisando resolver isso o mais urgente possivel... o que voces acham que pode tar acotnecendo ??

    de madrugada quando tem pouco trafego pingo o samsung a 1... 2ms .... 3 ms... no max.. mas quando no periodo da tarde.... o ping fica 5000 .. 6000.... e perde muito pacotes...
    ja nao sei mais o que fazer... ja tentei quase tudo... troquei o radio... troquei cabos.. antenas... nada resolve..

    alguem ja passou por isso que pode dar um auxilio pra gente aki ?? faz semanas que nao durmo direito por causa disso.. fico o dia inteiro a procura do problea e nao acho.

    alguem tem uma luz ??

    valeu galera ..

  2. #2

    Padrão Re: Problemas que nao consigo resolver .. alguem me ajuda !

    ae galera.. so pra facilitar.. ta a imagem do meu projeto da rede ae.. contendo duas repetidoras.. espero que ajude http://www.phillipe.com.br/Rede.jpg

    vlw

  3. #3

    Padrão Re: Problemas que nao consigo resolver .. alguem me ajuda !

    Olá,

    Pelo jeito vc tem problema tanto no enlace quanto no repetidor.

    Senao não aguenta muito tráfego, então qdo tem mta gente ele "abra o bico".
    Se vc tiver usando antenas de 24dbi nesse ponto-aponto de 500m com Senao, isso gera um grande ruído, pois o Senao trabalha com 200mW.

    Você precisa de verificar os canais que está usando, lembrando que os canais em 2.4 que não se sobrepõe são 1,6,11

    O ideal mesmo seria vc colocar antenas setoriais no lugar da omini e distribuir em mais rádios, vc pode usar 3 antenas de 120 e usar 3 sansumg. Um rádio muito bom para AP é o AP2000, ele tem 2 cartões e aguenta bem uns 80 clientes.

    Como está a poluição de 2.4 na sua região????
    Vá se preparando para mais cedo ou mais tarde trocar esse ponto-a-ponto para 5.8

  4. #4

    Padrão Re: Problemas que nao consigo resolver .. alguem me ajuda !

    opa.. orbgiado por responder... meu ponto a ponto esta beleza... pingo o outro lado a 2 ms... o problema ta no Samsung que esta como AP... quando vou em um cliente que ta conctado no samsung... que vejo os ping alto .. e os problemas..

    quanto o ponto a ponto com senao eu gostei muito..nao tenho nada a reclamar. consegui um trougpout maximo de 3.5mb .. e meu link e de 2mb ou seja.. aguenta facilmente.

    por exemplo... MAQ CLIENTE )))))))))) 800mt (((((((((( AP SAMSUNG COM OMINI 15 DBI ... nesse enlace do cliente com meu ap que esta ocorrendo o problema.

    estou com um projeto pra aplicar na minha rede daki algumas semanas... e o Mikrotik.. conhece ?? sabe se vale a pena ?

    um abraco

  5. #5

    Padrão Re: Problemas que nao consigo resolver .. alguem me ajuda !

    Olá meu amigo !!!

    Deixa eu te perguntar uma coisa ?

    1 - O ping alto esta no SAMSUNG ou no SENAO
    se a resposta for no Senao e SAMSUNG o problema e com o senao pode trocar os 2.
    se a resposta for no Senao troca os 2 senao.
    se a resposta for no SAMSUNG troca os 2 senao.
    * De preferencia compra 2 kodamas mais baratinho e troca os 2 senao.
    Depois disto não resolver voce segue esta ordem:

    1 -> Troca canal.
    2 -> Troca todos os conectores.
    3 -> Troca as pontas das antenas grades.
    4 -> Troca os Pigtails
    5 -> Veja se tem cliente com IP-Duplicado

    Depois destes passos não resolver chuta que e das brabas !!! :?

  6. #6

    Padrão Re: Problemas que nao consigo resolver .. alguem me ajuda !

    deixa eu lhe da uma dica, pode ser tb o sansung pois ele nao tem o blockrelay ai deve ter cliente se comunicando com outros e isso acaba com o processamento do ap...mas tb concordo com o amigo troque os senao por 2 gilink em modo g q pode ser o senao gerando interferencia... e se puder tb mudar a polarizacao das antenas do ptp pra horizontal...

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problemas que nao consigo resolver .. alguem me ajuda !

    Eu tinha o mesmo problema que vc... Só que com ap2000. Troquei por mikrotik, e resolveu, ficou beleza. Se vc já tem um projeto pra implantar MK, vai fundo... não vai se arrepender, com certeza!

  8. #8

    Padrão Re: Problemas que nao consigo resolver .. alguem me ajuda !

    Vc disse q quando vc esta em um cliente e pinga o SWL, o ping fica alto?!
    Quando vc pinga o SWL através da sua rede interna(do provedor para o swl), como fica o ping?

  9. #9

    Padrão Re: Problemas que nao consigo resolver .. alguem me ajuda !

    Ops, esqueci de mencionar
    Como os amigos disseram, com esse enlace usando senao assim tao proximo, vc esta provocando interferencia em vc mesmo, independente do problema ser esse ou nao, melhor vc mudar. Ja q vc tem SWL, use eles para o PTP é um dos melhores radios para 2.4, tenho 3 enlaces com eles e nao da Chabú!

  10. #10

    Padrão Re: Problemas que nao consigo resolver .. alguem me ajuda !

    ola galera, alguem sabe me diser se o ptp com samsung aguenta um trafego alto ???? to vendo que vou ter que tirar os senoes mesmo.... sao muito fortes pra pouca distancia..
    mais ouvi falar que o samsung quando comeca a rolar muito trafego nele fica um lixo... alguem usa ptp com samsung ?? qual link de quantos mb que passa nele ?? como fica o ping..??

    respodendo o nosso amigo Francinei e isso mesmo mano quando estou em algum clinete e pingo o ap que ele esta conectado o ping fica muito alto... muito mesmo e muita perda tbm. e quando eu pingo o samsung de dentro do meu escritorio pela rede fisica fica uma beleza...

    voce acha que eu tirando o samsung de ap.. colocando ele co moutro fazendo ptp ... e usar os senoes pra ap vai resolver meu problema ??

    obrigado

  11. #11

    Padrão Re: Problemas que nao consigo resolver .. alguem me ajuda !

    olhem como ta o meu ping agora por exemplo http://www.phillipe.com.br/ping/ping.JPG

    http://www.phillipe.com.br/ping/ping2.JPG


    estou em um cliente e pingando o meu radio ... Ap samsung swl 3300 .. nao tem nada na frente.. visada direta.... distancia de 800mt do ponto de acesso... antena apontada com netstumbler... .conectores e cabos tudo ok.

    o que voces sugerem >?

  12. #12
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problemas que nao consigo resolver .. alguem me ajuda !

    já te disse, mas falo de novo... bota urgente mikrotik aí... Vai resolver na hora. Inclusive o controle de banda fica no próprio MK, desta forma não poluindo tua rede. Na minha cidade troquei as 2 bases, fiz o ptp em 5.8... Agora estou migrando um ptp de 16 km e outro de mais 10 km pra MK também. Usei as placas Dlink AG530... roda há mais de 2 meses sem nenhum problema.

  13. #13

    Padrão Re: Problemas que nao consigo resolver .. alguem me ajuda !

    Seu problema nao esta dificil de resolver!
    Vc pode estar com 2 tipos de prblemas ou com os dois...rsrs
    1 - O senao esta detonando (poluindo) seu repetidor.
    No seu caso como vc ja tem o SWL, a soluçao mais barata e funcional seria usar o SWL no PTP.
    Vc pode usar o senao como AP, dentre meus repetidores tenho dois q estao assim, link com SWL e Senao como AP, para pucos clinetes vai bem! no meu caso tenho um ponto com 31 clientes e outro com 29.

    2 - Se sua antena de 15 DBi estiver muito mais alta q a antena do cliente, vc tbem tera problemas com sinal.
    Nesta caso a soluçao seria colocar paines setoriais ou arriscar um antena de 8 DBi.

    Ai esta minha opiniao
    Qualquer novidade estamos aí!

  14. #14

    Padrão Re: Problemas que nao consigo resolver .. alguem me ajuda !

    fala xande... meu projeto de mk esta parado pois preciso comprar ag530 e nao acho em lugar nenhum, quando acho me pede 350 na placa.. dai e foda neh. estou usando meu mk com g510 .. aquela simprezinh da dlink. tem funcionado mais tenho medo de colocar na torre ele comece a dar problema. ento to aguardando a placa propria .. pra que rode bem.. voce sabe onde posso compralas a um preco acessivel???

    fala fancinei... beleza veio.. vamo la.. a teoria do senao.. acredito que sim .. pois ele e muito forte e pelas regras ele deve ser utilizado com antenas solidas de ate 12.5dbi no MAXIMO .. e aihhh ta nois usando aki com grade de 24 dbi da zirok... .acredito que possa tar dando problemas e e muito perto o ponto a ponto... da menos de 300 metros em linha reta.. o link sai dos fundos da minha empresa ate no teto de um edificio. onde ta as parafernadas todas hehe.

    no caso da omini acredito que nao. pois ja testei varias antenas la. de 8... de 12.. de 15.. e de ate 18,5 dbi... pra teste... todas apresentaram mesmo desempenho na rede.. nao mudou nada.. parecia que nen tinha trocado a antena... so os clientes mais longe tiveram uma baixa no sinal... muito pouco... quase insignificante. e as antenas que conctam la tao mais ou menos na mesma altura.
    paineis eu nao vou colocar agora pois tamo meio apertado aqui e meu concorrente usa paineis. quero usar diferente dele pra evitar problemas.

    vou colocar no final deste post uma imagem do ping no mesmo ap que tava com problema.. so que agora de madrugada.. 3 e 20 da madruga... olha como ta estavel e baixo.. queria rumar u jeito de minha rede ficar assim o dia inteiro... heheh

    se alguem puder dar mais alguma dica ae ... muito obrigado..

    http://www.phillipe.com.br/ping/ping3.JPG

  15. #15
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problemas que nao consigo resolver .. alguem me ajuda !

    Olá!

    Fala com o Jean Franco da Maila Networks... ele não vende, mas dá consultoria em wireless... www.maila.com.br . Ele que montou minha estrutura, são 2 bases com celeron 2.13, 2 AG530 (1 pra 2.4 - clientes e outra 5.8 para o ponto a ponto), com 256 mb de ram e invés de HD uso memória flash de 128mb. Teu problema aí é tráfego, com certeza, e os rádios tão "abrindo o bico"

  16. #16

    Padrão Re: Problemas que nao consigo resolver .. alguem me ajuda !

    xande.. qual sistema voce usa ?? star os ou mikrotik ??? funciona bem ?? qual tamanho do seu link ??

    vlw

  17. #17

    Padrão Re: Problemas que nao consigo resolver .. alguem me ajuda !

    Amigo, tinha um ptp com 20km utilzando zinwell blindado de 250mw, e era o ó, dava pings nas alturas, até que troqui por staros com placa de 5.8 da ubiquit, pronto agora são 0,9 ms cravado sem sem nenhuma perda. Da pra funcionar com mikrotik tambem e sem blemas


  18. #18

    Padrão Re: Problemas que nao consigo resolver .. alguem me ajuda !

    O que pode tar acontecendo e interferencia gerada pelo ptp no senao ou o teu radio nao ta guentando o trafego.

    Muda a polarização do ptp com o senão... e bota na horizontal(se tiver duvida consulte post anteriores de como colocar antena na pol horizontal)

    coloque os canais do ptp bem distante um do outro.. tipo ptp canal 1 e ap canal 11.

    Se isso nao resolver tente aliviar o trafego do samsung 3300, colocar mais uma radio na torre com uma antena setorial. Tente setorizar seu pop, omni e boa mais para pops pequenos... sem muita pespequitiva de crescimento.







  19. #19
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problemas que nao consigo resolver .. alguem me ajuda !

    Citação Postado originalmente por Phillipe
    xande.. qual sistema voce usa ?? star os ou mikrotik ??? funciona bem ?? qual tamanho do seu link ??

    vlw
    Uso Mikrotik, funciona muito bem sim, tenho 1 link de 2 mb..

  20. #20

    Padrão Re: Problemas que nao consigo resolver .. alguem me ajuda !

    Citação Postado originalmente por oyama
    O que pode tar acontecendo e interferencia gerada pelo ptp no senao ou o teu radio nao ta guentando o trafego.

    Muda a polarização do ptp com o senão... e bota na horizontal(se tiver duvida consulte post anteriores de como colocar antena na pol horizontal)

    coloque os canais do ptp bem distante um do outro.. tipo ptp canal 1 e ap canal 11.

    Se isso nao resolver tente aliviar o trafego do samsung 3300, colocar mais uma radio na torre com uma antena setorial. Tente setorizar seu pop, omni e boa mais para pops pequenos... sem muita pespequitiva de crescimento.






    obrigado pelas dicas, vou fazer a inversao das antenas. e tou pensando em tirar minha swl e colocar um senao no lugar .. devido a funcao ISOLATION .. pois acho que no meu swl ta rolando trafego intenro entre os clientes..

    um abraco