+ Responder ao Tópico



  1. #1
    dudubaca
    Visitante

    Padrão Opinião Sobre Estrutura

    Olá amigos!!!

    É o seguinte:

    Prescisaremos montar um Isp wireless para atender cerca de 200 usuarios cadastrados e possivelmente cerca de 100 online simultaneamente. O link que provavelmente sera da "telefonica", chegara direto embaixo da torre. Vejam se esta ok a seguinte estruturação:

    - O Link chegara em um lp de dados e dela saira para o roteador.
    - Do roteador ligarei um rj45 atras do meu servidor "gatway proxy".
    - Do servidor sairia por outra placa de rede e ligaria em uma switch 8 portas.
    - Da switch subirio 4 cabos rj, um para cada um dos 4 aps Samsung SWL.
    - Dos aps sobre a torre, sairiam dos pitails pedaços de cabos rgc ligados em setoriais 14 dbi.

    Dai vem as perguntas e a enxeção de saco...

    - Que quantidade de link seria o suficiente para atender esses clientes em um velocidade fixa de 64kbps cada? Ou seria melhor dividir eles por grupos de 256 kbps X 10 usuarios?
    - No servidor faria apenas controle de banda e liberação de usuarios, Que software instalar? Somente um computador daria conta do recado?
    - Esses aps Samsungs é uma boa alternativa? Como utilizo eles? Coloco o msm SSID nos 4 no mesmo canal ou cada um com seu SSID e canal?
    - Com antenas setoriais 14 dbi atingirei uma boa qualidade de sinal? Qual seiria a distancia máxima do alcance?

    Amigos desculpe pela amolação é que realmente presciso fazer isso, tenho certo tipo de idéias + com a opinião de vcs creio que farei o melhor, e é isso que presciso, assim não terei dores de cabeça futura. Por favor, postem sugestões para a melhoria do projeto.

    Desde ja agradeço a atenção dispensada.
    Abraços e até +!!!

  2. #2

    Padrão Re: Opinião Sobre Estrutura

    uns 2 megas da legal.... com 1 mega vai ser no limite eu garanto...

  3. #3
    dudubaca
    Visitante

    Padrão Re: Opinião Sobre Estrutura

    Blz amigo....

    E a respeito da estrutura, oque acham?

  4. #4

    Padrão Re: Opinião Sobre Estrutura

    fala dudu. . beleza veio.. vamo la..

    sobre sua estrutura...achei muito boa... so eu nao confiaria muito em swl para isso... pois passo muita rava com elas aqui em modo ap. por varios motivos, falhas de seguranca, baixa potencia, firmware quase sem opcao nenhuma e por ae vai..
    eu no seu caso colocaria dois ap2000 da proxim ... cada um com dois cartoes atendendo dois paineis cada radio.. ou se voce preferir use radios da senao. dai voce precisaria de 4 radios, tem controle por mac da pra botar 32 caras na lista de controle de mac . e muito forte .. e estavel .. gosto muito de senao tbm.

    usar um hub tbm nao e uma boa ideia.. pode gerar broadcast na rede, dai so pesa no trafego.. causa ping alto .. imagina um cliente conectado no radio 1 ... .comunicando com um cliente no radio 2.... o trafego alto que isso vai causa...
    se eu fosse voce colocaria cada radio em uma placa de rede no servidor. e cada um com uma classe de rede... um lado 10... outro 192... outro 172 .. etc.. assim facilita muito sua administracao.

    sobre as antenas.. setoriais mesmo... procure por marcas boas como pluton , hyperlink etc.. e homologadas pela anatel .. para nao te dar mais problemas.

    sobre o link o que tenho a te falar e que com 1 mega eu atendia 120 clientes bem... hoje tenho 2 megas e estou chegando nos 180 clientes meu link ainda tem folga.

    sobre o servidor use uma maquina boa... que da conta do recado... sobre sistemas.. eu utilizo debian e estou satisfeito. mais para voce que esta iniciando use o slack e instale o sistema de autenticacao do nosso amigo patrik brandao o MyAuth .. e muito bom . nunca usei por causa do preco da licensa , acho meio caro. mais tenho amigos que usam e e uma beleza. mano na roda.

    sobre os aps sa samsung ja te respondi acima e sobre a duvida dos ssid... use todos diferentes e em canais diferentes.... tipo 1 / 4 / 8 / 11 o ssid uma ideia e colocar torre1 .. torre2.. torre3. torre4 ... nao use ssid igual pois voce vai ter problemas com clisntes conctado em dois radios seus ao mesmo tempo e isso vai fazer um estrago na sua rede.

    sobre as setoriais pode comprar tranquilo.. usando setorias da hyperlink .. e um senao por exemplo voce atinge uns 10km facil... facil...com boa qualidade.

    tentei ser o mais claro possivel desculpa se eu escrevi demais.. so to tentando ajudar..

    um grande abraco e boa sorte no seu novo projeto.

  5. #5
    dudubaca
    Visitante

    Padrão Re: Opinião Sobre Estrutura

    Nossa Phillipe, nem sei como agradecer, voce opinou ótimamente e com certeza suas dicas vão contar em meu projeto. Muiticimo obrigado. Somente quanto a questão de uma placa de rede para cada ap. Vale a pena mesmo? Isso não torna a config do cliente + complicada?
    Ex: terei que ver por qual ap o cliente vai sair para depois incluir ele em sua respectiva subrede?
    A respeito do software, tudo indica que usarei mesmo o MyAuth. Sera que ele me dara todos os recursos necessarios?
    Obrigado pela ajuda e até + !!!

  6. #6
    dudubaca
    Visitante

    Padrão Re: Opinião Sobre Estrutura

    Ah, acabei me esquecendo Phillipe. Que modelo de Senao usar?
    Obrigado e até +???

  7. #7
    mardemm
    Visitante

    Padrão Re: Opinião Sobre Estrutura

    Ola, vai minha opiniao...

    Na minha torre aqui tenho quatro setorias e um ap2000, deveria ter colocado dois, mas atendo aqui 150 clientes na boa (75 ou menos simultaneamente) ...e mais um aprouter (www.aprouter.com.br) numa antena omni de 15 dbi, esta rede seria de emergencia..... com esta omni eu atendo mais 32 clientes na boa.....

    - Nao acho que gere broadcast com um switch so, desde que seja switch, pode ser com uma rede mesmo, eu tenho aqui 204 clientes num mesmo switch - comprei da marca furukawa (130,00 aprox..., antes dele, pasmem! eu tinha um encore, hehehe e nunca tinha dado nada, mas por precauçao eu troquei...

    - Sobre o link vou na mesma que o Phillipe, atende legal com 1 mega...

    Acho qué é isso ai, espero ter contribuido.....

    PS: Cara tu vai começar o provedor certo em vista de como muitos começam....a exemplo eu mesmo...

  8. #8

    Padrão Re: Opinião Sobre Estrutura

    Citação Postado originalmente por dudubaca
    Olá amigos!!!

    É o seguinte:

    Prescisaremos montar um Isp wireless para atender cerca de 200 usuarios cadastrados e possivelmente cerca de 100 online simultaneamente. O link que provavelmente sera da "telefonica", chegara direto embaixo da torre. Vejam se esta ok a seguinte estruturação:

    - O Link chegara em um lp de dados e dela saira para o roteador.
    - Do roteador ligarei um rj45 atras do meu servidor "gatway proxy".
    - Do servidor sairia por outra placa de rede e ligaria em uma switch 8 portas.
    - Da switch subirio 4 cabos rj, um para cada um dos 4 aps Samsung SWL.
    - Dos aps sobre a torre, sairiam dos pitails pedaços de cabos rgc ligados em setoriais 14 dbi.

    Dai vem as perguntas e a enxeção de saco...

    - Que quantidade de link seria o suficiente para atender esses clientes em um velocidade fixa de 64kbps cada? Ou seria melhor dividir eles por grupos de 256 kbps X 10 usuarios?
    - No servidor faria apenas controle de banda e liberação de usuarios, Que software instalar? Somente um computador daria conta do recado?
    - Esses aps Samsungs é uma boa alternativa? Como utilizo eles? Coloco o msm SSID nos 4 no mesmo canal ou cada um com seu SSID e canal?
    - Com antenas setoriais 14 dbi atingirei uma boa qualidade de sinal? Qual seiria a distancia máxima do alcance?

    Amigos desculpe pela amolação é que realmente presciso fazer isso, tenho certo tipo de idéias + com a opinião de vcs creio que farei o melhor, e é isso que presciso, assim não terei dores de cabeça futura. Por favor, postem sugestões para a melhoria do projeto.

    Desde ja agradeço a atenção dispensada.
    Abraços e até +!!!
    Amigo,

    Um servidor com bom processador dará conta do recado, porém sugiro que vc distribua os APs em mais placas de rede, ao invés de ligar em um switch, ligue cada AP, ou cada dois em uma placa de rede.
    Tenho um produto muito bom pra vc, com excelente custo benefício, um Proxy+Firewall+Controle de Banda+ MACxIP + Gráficos, em um único produto.
    Entre em contato comigo.
    Abraços.

  9. #9
    dudubaca
    Visitante

    Padrão Re: Opinião Sobre Estrutura

    Amigos, nem sei como agradecer.

    Graças a vcs à cada dia que passo vou estruturando cada vez melhor o inicio de meu prov. Agora surgiu um pequeno emprevisto, pois minha torre não fica na parte central da cidade, e a maioria dos clientes, cerca de 70 % ficariam na zona leste. Se eu colocar as 4 Setoriais, 70 % dos clientes fiariam no ap com a setorial do leste, 20% no da setorial do norte, e a do oeste e sul atenderiam somente 5% cada. Isso subutilizaria 2 aps com 2 setoriais e sobrecarregaria o ap e a setorial leste. Oque fazer? Usar uma outra setorial junto com a do leste para cobrir a area com o maior numero de clientes e acima colocar uma omni cobrindo 360ºs assim pegando o restante dos clientes seria uma solução?
    Desde ja conto com a ajuda de vcs. Obrigado e até +!!!

  10. #10

    Padrão Re: Opinião Sobre Estrutura

    Citação Postado originalmente por dudubaca
    Amigos, nem sei como agradecer.

    Graças a vcs à cada dia que passo vou estruturando cada vez melhor o inicio de meu prov. Agora surgiu um pequeno emprevisto, pois minha torre não fica na parte central da cidade, e a maioria dos clientes, cerca de 70 % ficariam na zona leste. Se eu colocar as 4 Setoriais, 70 % dos clientes fiariam no ap com a setorial do leste, 20% no da setorial do norte, e a do oeste e sul atenderiam somente 5% cada. Isso subutilizaria 2 aps com 2 setoriais e sobrecarregaria o ap e a setorial leste. Oque fazer? Usar uma outra setorial junto com a do leste para cobrir a area com o maior numero de clientes e acima colocar uma omni cobrindo 360ºs assim pegando o restante dos clientes seria uma solução?
    Desde ja conto com a ajuda de vcs. Obrigado e até +!!!
    Coloque duas setoriais com dois rádios na região com maior demanda. E coloque apenas uma setorial na região com menor demanda, coloque-a de uma forma que fique no meio das duas áreas com menor numero de clientes.

  11. #11
    dudubaca
    Visitante

    Padrão Re: Opinião Sobre Estrutura

    Posso usar uma omni juntamente com as 2 setoriais?

  12. #12
    dudubaca
    Visitante

    Padrão Re: Opinião Sobre Estrutura

    Galera, alguem porderia dar uma luz?
    Posso usar uma omni juntamente com 2 setoriais?
    obrigado e até +!!!

  13. #13
    mardemm
    Visitante

    Padrão Re: Opinião Sobre Estrutura

    Coloca a omni acima das setorias em 1 metro mais ou menos, eu uso aqui e nao da problema nenhum... desde que estejam em canais no minimo 6 distantes....

    Aqui esta assim: setoriais no canal 1 e canal 6, e a omni no canal 11...

    Espero ter ajudado

  14. #14
    dudubaca
    Visitante

    Padrão Re: Opinião Sobre Estrutura

    Blz mardemm, realmente é isso que vou fazer, usar 2 setoriais e uma omni. Agora, vc tem idéia de quantos clientes cadastrados e simultaneos elas vão aguentar?
    Obrigado e até +!!!