+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão SCM - Repetidoras Wireless e Anatel ... como ficam ???

    ola.. tenho uma grande duvida quanto a licensa scm.

    em uma cidade temos um provedor com 8 repetidoras. devido ao local ser muito acidentado a unica forma de atendelos era assim.

    registramos na nossa concencionaria de scm apenas o ponto principal .. o meu ap principal ... onde as repetidoras se conectam..

    e necessario registar todas as outras repetidoras ?? sendo que todas elas sao el alto de predios e casa de clientes. apenas uma grade recebendo do ponto principal e um apzinho pra atender ali uns 30 clientes.
    ou eu posso alegar que essas repetidoras fazem parte do conjunto da minha rede e continuar com o registro apenas do ponto principall???

    sera que alguem ae pode ajudar??

  2. #2

    Padrão Re: SCM - Repetidoras Wireless e Anatel ... como ficam ???

    exatamente vc so teria q registrar se fosse em cidades diferentes mas na mesma cidade ate onde eu sei vc so registra o ponto principal no caso de onda entra o link...

  3. #3

    Padrão Re: SCM - Repetidoras Wireless e Anatel ... como ficam ???

    pooo legal, alguem aqui no forum tem que tenha alguma estrutura igual a minha ??? voces registram so o ponto principal ??

    estou preoculpado com isso pois a anatel vem direto aqui na minha cidade devido a ter muitas radios piratas.. ja vieram me visitar uma vez.. mais quando eu tava comecando ainda.. so tinha o ponto principal... dai tava tudo ok..

    o foda e que nao temos onde correr atras de informacoes.. ja li todos artigos da anatel nao entendi bosta nenhuma....

    voce sabe se em algum artigo da anatel fale sobre repetidoras ?? obrigado

  4. #4

    Padrão Re: SCM - Repetidoras Wireless e Anatel ... como ficam ???

    Citação Postado originalmente por Phillipe
    pooo legal, alguem aqui no forum tem que tenha alguma estrutura igual a minha ??? voces registram so o ponto principal ??

    estou preoculpado com isso pois a anatel vem direto aqui na minha cidade devido a ter muitas radios piratas.. ja vieram me visitar uma vez.. mais quando eu tava comecando ainda.. so tinha o ponto principal... dai tava tudo ok..

    o foda e que nao temos onde correr atras de informacoes.. ja li todos artigos da anatel nao entendi bosta nenhuma....

    voce sabe se em algum artigo da anatel fale sobre repetidoras ?? obrigado
    To na mesma que vc tenho 6 pops, com previsao de chegar a 8. A maioria dos colegas so registra a base se for em outra cidade... outros so registra a base onde esta instalado o backbone.


  5. #5

    Padrão Re: SCM - Repetidoras Wireless e Anatel ... como ficam ???

    Amigos em cidade com menos de 70000 habitantes vc pode regitrar somente a base onde se chega o link, ou onde se troca de municipio, caso contrario tudo ok, em cidades com mais de 70000 vc tem que registrar todos os pops com aps 1340,00 por pop anual. ok.
    Se eu estiver errado por favor alguem me corrija pois eu faço assim nos meus provedores. Obrigado.

  6. #6

    Padrão Re: SCM - Repetidoras Wireless e Anatel ... como ficam ???

    rapaz vou lhe dizer se for pra registrar em cidades grandes com certeza nao vai ser assim de 70 mil hab sera aquela se nao me engano eh 500 mil hab q la tem tb aquela lei do erp...

  7. #7

    Padrão Re: SCM - Repetidoras Wireless e Anatel ... como ficam ???

    descupe falar ais s estao enganados.....tem que resistrar td pop que atenda cliente nao iporta qntos seja .....nem qntos habitantes tenha , a norma dos 500mil habitante eh que teria que registrar os clientes .....

  8. #8

    Padrão Re: SCM - Repetidoras Wireless e Anatel ... como ficam ???

    entao todas as empresas q fazem parcerias com SCM estao erradas pois todas q conheco orientam a registrar somente o pop principal dentro da mesma cidade pois o pop vc quando registra avisa qual a area de abrangencia fora da cidade no caso em outra cidade mesmo q a internet seja ligada via radio a cidade matriz ai sim tem q registrar pelo menos 1 pop por cidade... isso eh o q todas orientam... e ja vi gente sendo fiscalizada pela anatel e confirmaram isso...

  9. #9

    Padrão Re: SCM - Repetidoras Wireless e Anatel ... como ficam ???

    alguem sabe se tem algo escrito em alguma das resolucoes da anatel ?? pois eu procurei e nao achei..

    quando em contato com minha prestadora de scm RN e em contato direto com a anatel foram me informados que todo sinal que tiver subida e descida de usuario tem que ser registrado. dai eu me pergunto ? QUE MERDA E ESSA ?? alguem pode me explicar.. pois nen a atendende da anatel soube me dizer quando perguntei a ela o que era ..

    aainda estou lendo os pdf da anatel... pra ver se acho alguma coisa... se eu achar eu posto ae..

    se alguem tiver alguma dica ... ou algum material por favor.. ajude-nos a tirar essa duvida da cabeca.

    um abraco a todos

  10. #10

    Padrão Re: SCM - Repetidoras Wireless e Anatel ... como ficam ???

    bom eu tenho scm pela global info ...e eles entregam uma cartilha explicando td isso ....infelizmente naop posso disponibiliza-la aqui pois faz parte da rede ....

  11. #11

    Padrão Re: SCM - Repetidoras Wireless e Anatel ... como ficam ???

    recentemente recebi uma visita de um consultor da anatel.. e fiz esta mesma pergunta a ele.. a resposta foi o seguinte:

    voce precisa registrar onde voce possui conexao com a internet (roteador).. os outros pontos INTERNOS .. nao precisa..


  12. #12

    Padrão Re: SCM - Repetidoras Wireless e Anatel ... como ficam ???

    Citação Postado originalmente por Alexandre Correa
    recentemente recebi uma visita de um consultor da anatel.. e fiz esta mesma pergunta a ele.. a resposta foi o seguinte:

    voce precisa registrar onde voce possui conexao com a internet (roteador).. os outros pontos INTERNOS .. nao precisa..

    Tbem tenho essa informação, porem isso só vale para cidades com menos de 500 mil habitantes

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: SCM - Repetidoras Wireless e Anatel ... como ficam ???

    De acordo com o Gerente de Autorgas da Anatel, estações que devem ser licenciadas são as que atendem as estações terminais, ou seja, as que fazem comutação e/ou multiplexação (não me perguntem onde está o comutador ou os smux e dmux nos equipamentos wireless... :-D ). Desenhando, como se eu fosse uma criança de 5 anos, ele me mostrou esse esquema: Um enlace da base passando por uma repetidora e ligando um POP que ligava-se a estações terminais. A estação repetidora não precisa ser licenciada (a primeira -a base- precisa pois é onde acontece a interconexão), só a estação final que atende as estações terminais (clientes). Mas se esta estação repetidora comecasse a atender também estações terminais teria que ser licenciada.

    Em cidades acima de 500K hab, todas estações devem ser licenciadas, inclusive as terminais, só que o preço de uma estação terminal está a R$ 26,e uns centavos que não lembro; já a estação normal -não sei o termo correto aqui- está R$ 1.340,e centavos que não lembro.

    Provavelmente estão tirando essas interpretações daqui:

    ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 272, DE 9 DE AGOSTO DE 2001
    REGULAMENTO DO SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA

    CAPÍTULO II
    Das Definições

    XIII - Rede de Telecomunicações: conjunto operacional contínuo de circuitos e
    equipamentos, incluindo funções de transmissão, comutação, multiplexação ou quaisquer outras
    indispensáveis à operação de SCM.

  14. #14

    Padrão Re: SCM - Repetidoras Wireless e Anatel ... como ficam ???

    valeu sergio.. obrigado a todos ae que contribuiram nesse meu post.. acho que vai ajudar muita gente tenho provedor a quase um ano e ate hoje essa duvida andava na cabeca.. gracas a voces consegui resolver.

    ainda bem que minha cidade tem 30 mil hab hehehehe.. sorte neh

    um abraco a todos.

    Phill