+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Lóbulo de irradiação.

    Olá pessoal!!!
    Mais uma vez recorro a este forum para pedir ajuda dos colegas mais experientes. Estou subindo uma torre de 10 metros em cima de um prédio. Essa torre será uma repetidora de uma outra torre que ja esta produzindo que fica a uns 4 Km em linha reta sem obstáculos. Nessa torre repetidora vou instalar um ponto a ponto com rádio edimax e antena de grade Aquário 25 dbi e vou repetir o sinal em uma omni de 8 dbi com rádio edimax. Minha dúvida é qual antena deve ficar em cima? a antena direcional que vai fazer ponto a ponto ou a antena omni que vai repetir o sinal para os clientes? Qual deve ser a distância de uma antena para a outra antena na torre? Grato a todos.

  2. #2

    Padrão Re: Lóbulo de irradiação.

    normalmente se usa a omini em cima.

    procure deixar as duas uns 2,5m de distância.

  3. #3
    lss
    Visitante

    Padrão Re: Lóbulo de irradiação.

    omni em baixo. direcional em cima.

  4. #4

    Padrão Re: Lóbulo de irradiação.

    Direcional em cima omni abaixo com distancia superior a 1,5 metros

  5. #5

    Padrão Re: Lóbulo de irradiação.

    Caro colega, vamos por parte no analise de seu link de 4Kms para repetidora.

    1) a torre nâo precissa ser de 10 mts, nessa distancia basta com enchegar o outro ponto do link. Respeito a omni, basta com subir o susficiente para permitir o lobulo vertical alcançar os clientes embaixo.

    2 ) Se voce esta trabalhando com diferentes canais entre o link e o AP da repetidora, mais de 3 de diferença, não ha qualquer impedimento na separação de ambos, a separação teórica e de 4 comprimentos de ondas entre antenas porem esso vai dar menos de 40 cm.

    3) se a antena que vai funcionar como AP repetidor é uma omnidirecional, ele devera ficar no topo pois qualquer obstrução na frente dela deixara de se comportar como omnidirecional e dependendo da distancia de separação da torre o lobulo vai se modificar substanciamente.

    Espero ter contribuido para esclarecer ao respeito.

  6. #6

    Padrão Re: Lóbulo de irradiação.

    Citação Postado originalmente por CEP
    Olá pessoal!!!
    Mais uma vez recorro a este forum para pedir ajuda dos colegas mais experientes. Estou subindo uma torre de 10 metros em cima de um prédio. Essa torre será uma repetidora de uma outra torre que ja esta produzindo que fica a uns 4 Km em linha reta sem obstáculos. Nessa torre repetidora vou instalar um ponto a ponto com rádio edimax e antena de grade Aquário 25 dbi e vou repetir o sinal em uma omni de 8 dbi com rádio edimax. Minha dúvida é qual antena deve ficar em cima? a antena direcional que vai fazer ponto a ponto ou a antena omni que vai repetir o sinal para os clientes? Qual deve ser a distância de uma antena para a outra antena na torre? Grato a todos.
    A antena de maior ganho em cima.


  7. #7

    Padrão Re: Lóbulo de irradiação.

    Amigos,

    A Omni direcional deve ficar no topo da torre e a direcional de grade, a 2 metros abaixo, ou até mais. Lembrando que o importante não é a distância entre as duas antenas, mas sim a distância dos canais de trabalho dos radios.

    Abraços.