+ Responder ao Tópico



  1. #1
    FLiX
    Visitante

    Padrão Servidor...

    Olá amigos, acho que é meu 1º Post, estou muito satisfeito em estar participando deste fórum. Mas estou com uma tremenda dúvida, se vocês puderem me ajudar, ficarei muito agradecido. Eis a questão: Estou com um Celeron 766 com 64Mb de RAM e HD de 20GB. Qual a melhor distro para se fazer um servidor com MySQL, FTP, DHCP, DNS, SSH, HTTP, PROXY e NAT?!

    Abraços!!!

  2. #2

    Padrão Re: Servidor...

    Milagrenix =)

    Poxa... tenta melhorar um pouco essa máquina aí porque não vai aguentar tudo isso de serviço.

  3. #3

    Padrão Re: Servidor...

    Todos esses serviços sem o MySQL e sem o Proxy, dá pra fazer com 128MB RAM com uma instalação bem light da distro. Agora... pra rodar MySQL e Proxy, dependendo do tamanho da DB e do fluxo do Proxy... precisa de 256 ou 512MB.

  4. #4
    FLiX
    Visitante

    Padrão Re: Servidor...

    Ok! Fazendo essa alteracao para 256MB ou 512MB, qual a distro mais recomendada para se fazer esse Servidor?!

    Abraços!!!

  5. #5

    Padrão Re: Servidor...

    claro que vc não leva as coisas realmente a sério, né? êsse aí é máquina que vc vai montar no seu playground, em casa, tranquilinho, pra poder experimentar. Porque emprêsa séria, que tenha administrador sério, NÃO MONTA TUDO ISSO em u'a máquina só, principalmente máquina pra fwll é máquina pra fwll/nat, mais nada.

    Enfim, como é pra brincadeirinha, tá tudo bem. Sugiro Slackware 10.2, embora qualquer uma possa servir. Exceto Debian, que teve recentemente invadido um servidor importante - já pela segunda vez. Perdeu o pôsto de distribuição que leva a sério a segurança.

    Agora, se é máquina séria, bem.. não vou me manifestar. Não dá pra pensar numa máquina séria com tudo isso aí em cima. Isso é máquina pra emprêsa mukirana, e eu não trabalho pra mukiranas.


    aqui, levamos as coisas a sério



  6. #6
    FLiX
    Visitante

    Padrão Re: Servidor...

    Citação Postado originalmente por irado
    claro que vc não leva as coisas realmente a sério, né? êsse aí é máquina que vc vai montar no seu playground, em casa, tranquilinho, pra poder experimentar. Porque emprêsa séria, que tenha administrador sério, NÃO MONTA TUDO ISSO em u'a máquina só, principalmente máquina pra fwll é máquina pra fwll/nat, mais nada.

    Enfim, como é pra brincadeirinha, tá tudo bem. Sugiro Slackware 10.2, embora qualquer uma possa servir. Exceto Debian, que teve recentemente invadido um servidor importante - já pela segunda vez. Perdeu o pôsto de distribuição que leva a sério a segurança.

    Agora, se é máquina séria, bem.. não vou me manifestar. Não dá pra pensar numa máquina séria com tudo isso aí em cima. Isso é máquina pra emprêsa mukirana, e eu não trabalho pra mukiranas.


    aqui, levamos as coisas a sério


    Como você mesmo disse, é só de brincadeirinha mesmo!!! É só para testes em casa mesmo, claro que não vou fazer isso em uma empresa. Obrigado pela sua resposta!!!

    Abraços!!!

  7. #7

    Padrão Re: Servidor...

    Recomendo o Debian....
    mesmo para testes vc vai gostar por sua simplicidade e estabilidade...
    bom o apt vai ser uma mão na roda pra vc..
    abração

  8. #8

    Padrão Re: Servidor...

    amigo, recomendo pra você o Debian 3.1 sarge (pega o rc2) www.debian.org

    Vamos por partes...
    O que eu escrever aqui você faz se quiser...

    na instalação crie uma swap grande pra garanti.

    SWAP (área de troca) 512 MB

    pra libera memória (que é mto essencial e você vai precisar) eu faço o seguinte

    edite o arquivo /etc/initab e comente as linhas
    1:2345:respawn:/sbin/getty 38400 tty1
    #2:23:respawn:/sbin/getty 38400 tty2
    #3:23:respawn:/sbin/getty 38400 tty3
    #4:23:respawn:/sbin/getty 38400 tty4
    #5:23:respawn:/sbin/getty 38400 tty5
    #6:23:respawn:/sbin/getty 38400 tty6
    Remova os pacotes desnecessários ( eu considero )
    apt-get remove reportbug nvi ppp portmap nfs-common netkit-inetd nano lpr mailx ipchains info fdutils exim4 exim4-base exim4-config exim4-daemon-light doc-linux-text doc-debian at
    remove eles da inicializacao

    update-rc.d -f atd remove
    update-rc.d -f portmap remove
    update-rc.d -f ppp remove
    update-rc.d -f ntpdate remove
    update-rc.d -f inetd remove
    update-rc.d -f exim4 remove
    update-rc.d -f lpd remove
    update-rc.d -f nfs-common remove
    por final compilar o kernel, (libera mta memória e aumenta o desempenho) e é mto facil
    apt-get install kernel-package libncurses5-dev build-essential
    cd /usr/src
    wget http://www.kernel.org/pub/linux/kern...-2.6.17.tar.gz
    tar -zvxf linux-2.6.17.tar.gz
    ln -s linux-2.6.17 linux
    cd linux
    make menuconfig
    se você nao tem ideia doque fazer ali... deixa quieto, simplesmente compila... =)
    mas recomendo tirar modulos de som, video, HDs SCSI, e outros drivers... etc..

    dai depois..

    make-kpkg --initrd kernel_image
    depois

    cd ..
    dpkg -i *.deb
    por final teste seu kernel
    reboot
    []'s
    :lol:

    Eduardo Miliorini

  9. #9
    FLiX
    Visitante

    Padrão Re: Servidor...

    O Ubuntu, é baseado em Debian se não me engano?!
    Se sim, posso usá-lo e executar as dicas do POST acima?!
    Abraços!!!

  10. #10

    Padrão Re: Servidor...

    Citação Postado originalmente por FLiX
    O Ubuntu, é baseado em Debian se não me engano?!
    Se sim, posso usá-lo e executar as dicas do POST acima?!
    Abraços!!!
    sim, más o ubuntu vem com um kernel mais pesado, e com mais modulos desnecessários no seu caso, pelo fato do ubuntu detectar facilmente dispositivos em notebooks, etc....

  11. #11

    Padrão Re: Servidor...

    É, sem duvida sua maquina tem que dar uma melhorada sim...
    Mas tenho experiencia em maquinas velhas e por isso, depois de muitos testes, te recomendo o Slackware. Ele vem por padrão com o kernel 2.4 e duvido muito que vc tenha que recopilá-lo. Tenho duas maquinas quase com as mesmas confguracões rodando o Slackware e não tenho problema algum.
    http://www.slackware.org
    Abraço.

  12. #12

    Padrão Re: Servidor...

    o debian por padrao vem com o kernel 2.4, ja se voce quiser o 2.6 no boot do cdrom digite linux26

  13. #13
    FLiX
    Visitante

    Padrão Re: Servidor...

    Citação Postado originalmente por samuelstj
    É, sem duvida sua maquina tem que dar uma melhorada sim...
    Mas tenho experiencia em maquinas velhas e por isso, depois de muitos testes, te recomendo o Slackware. Ele vem por padrão com o kernel 2.4 e duvido muito que vc tenha que recopilá-lo. Tenho duas maquinas quase com as mesmas confguracões rodando o Slackware e não tenho problema algum.
    http://www.slackware.org
    Abraço.
    Ôpa amigo!!! Depois de muita pesquisa decidi usar o Slack, mas em outra forma!!!
    Chama-se Slax Server. Muito bom, por sinal.
    Estou testando qualquer coisa estarei migrando para o Debian, mas por enquanto vou instala-lo aqui e testar.
    www.slax.org


    Citação Postado originalmente por djhulk
    o debian por padrao vem com o kernel 2.4, ja se voce quiser o 2.6 no boot do cdrom digite linux26
    OKz, obrigado pela dica!!! Abraços a todos!!!