+ Responder ao Tópico



  1. #1
    christopher
    Visitante

    Padrão alinhamento mikrotik

    OI to comecando a migrar agora minha rede wireless para 5.8 a turbolink a impresa q me fornece material wireless, me indicou essa marca muito boa, mas estou tentando fazer um enlace de um radio mikrotic de apenas um cartao 5.8 entre um outro radio mikrotik de dois cartoes um 5.8 p enlace outro 2.4 p jogar na omini....

    Mas o enlace nao funciona..nao consigo achar nada no scan, eu uso antenas da Zirok 5.8, instalei um em cada lado mas um nao consigue enchergar o outro, soh p fazer teste eu coloquei um wdsslave e outro apbridge p ver se consegue achar o outro ou entao conectar no apbridge...mas nada!!

    nao sei o q faco heehe...gostaria q vc's me ajudassem por favor...nao achei nada nesse topico relacionado a isso.....se tiver algum topico falando sobre isso desculpe mas nao achei...e se vc's puderem me informar o topico...agradeço!!!!

    Muito obrigado!!

  2. #2

    Padrão Re: alinhamento mikrotik

    tb compro la, mais nao a maquina pronta deus me livre....
    mais me fale mais sobre esse enlace , qntos km , qntos mts de cabo vc ta usando , que cabo ....quais os modelos de antena , pq senao fica dificil

    Marcos

  3. #3
    christopher
    Visitante

    Padrão Re: alinhamento mikrotik

    Certo obrigado por responder ^^

    bom..eh cerca 3km, uso o cabo RGC213, o tamanho dele eh 2.5m +/-, uso os conectores NMACHO e NFEMEA normal mesmo...

    uso as atenas Zirok 5.8 parábola

  4. #4

    Padrão Re: alinhamento mikrotik

    vc sabe que as antenas zirok elas ficam viradas para baixo neh ^...e nesta distancia eh mto facil de alinhar ....eh so apontamento bem feito msm depois a inclinaçao vc ja ajusatndo no mkrotik na guia wireless tem um campo tem um botao para alinhar .....mais tarde eu posto as fotos do meu pop pra vc ver ...eh que agora ta feia a coisa aqui corrido

  5. #5

    Padrão Re: alinhamento mikrotik

    seguindo uma ajuda do cybersank..

    eu coloco uma em bridge com wds.. e a outra staion wds!

    tente mudar as frequencias ou algo assim..

    se quise me add no msn..

    se eu puder ajudar..

  6. #6

    Padrão Re: alinhamento mikrotik

    Estava com um problema parecido com o seu. Tem que ficar muito atento com estas antenas de 5.8Ghz da Zirok. E como Diego falou elas ficam viradas para baixo. Não tive êxito com estas antenas em um enlace de 3km. Coloquei antenas Hyperlink efuncionou 100%.

  7. #7
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: alinhamento mikrotik

    ja tentaram usar antenas da aquarios uso aq nao tenho oq reclamar nao enlace de 10 km tranquilo em 2.4

    certo vlw te mais

  8. #8

    Padrão Re: alinhamento mikrotik

    Citação Postado originalmente por christopher
    OI to comecando a migrar agora minha rede wireless para 5.8 a turbolink a impresa q me fornece material wireless, me indicou essa marca muito boa, mas estou tentando fazer um enlace de um radio mikrotic de apenas um cartao 5.8 entre um outro radio mikrotik de dois cartoes um 5.8 p enlace outro 2.4 p jogar na omini....

    Mas o enlace nao funciona..nao consigo achar nada no scan, eu uso antenas da Zirok 5.8, instalei um em cada lado mas um nao consigue enchergar o outro, soh p fazer teste eu coloquei um wdsslave e outro apbridge p ver se consegue achar o outro ou entao conectar no apbridge...mas nada!!

    nao sei o q faco heehe...gostaria q vc's me ajudassem por favor...nao achei nada nesse topico relacionado a isso.....se tiver algum topico falando sobre isso desculpe mas nao achei...e se vc's puderem me informar o topico...agradeço!!!!

    Muito obrigado!!
    Chris,

    Primeiro leve em consideração que enlaces em 5.8 Ghz são MUITO mais difíceis de configurar do que os mesmos em 2.4 Ghz. Por isso a precisão é cirurgica nesses casos.

    Eu uso antenas Zirok de 23 dBi em enlaces com 2 e 4 Km e funcionam perfeitamente bem com velocidades reais de 5 Mbps de throughput utilizavel (up/down se for apenas uma direção dobra).

    O que eles falam da antena ficar virada pra baixo é que o azimute delas é um pouco diferente. O angulo de refracao da parabola é bem mais baixo que das antenas convencionais. Como regra simples se você tiver duas torres a 3 Km e as antenas estiverem na mesma altitude (considerando torres e o nivel do mar as duas antenas ficariam a 800 metros, por exemplo) você deve usar a marcação de 90 no azimute.

    Citação Postado originalmente por ederamboni
    ja tentaram usar antenas da aquarios uso aq nao tenho oq reclamar nao enlace de 10 km tranquilo em 2.4

    certo vlw te mais
    eder,

    Não lembro de ter visto antenas Aquario para 5.8 Ghz.

  9. #9
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: alinhamento mikrotik

    vou conversar com meu vendedor e ver se ele disponibiliza algum modelo e suas especificacoes ok
    vlw

  10. #10
    vagnerrock
    Visitante

    Padrão Re: alinhamento mikrotik

    ola pessoal so novo no forum e queria saber como eu posso rotear meu provedor de acesso a internet ele e via radio queria saber como eu posso ver a lista de clientes e ip deles meu colega sab e pela internet mesmo alguem pode me ajudar fico grato.

  11. #11
    drlinuxap
    Visitante

    Padrão Re: alinhamento mikrotik

    Existe varios pontos em um enlace com Mikrotik: 01 - Configuração correta do sistema ( Brigde Transparente ) Canal valido use o 5805 , 02 - a pessoa deve ter no minimo algum conhecimento de Mikrotik porque essa config de brigde transparente com wds não é tão simples . portanto se tiver muita dificuldade fale comigo em pvt.