+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Não mascarar para vários destinos

    Estou montando uma estrutura de VPN aqui na empresa e em um dos servidores clientes estou tendo uma dificuldade.
    Ele é o meu gateway de saida de internet, dessa forma ele está configurado para mascará as conexões da rede interna. Só que quando fecho as VPN's com outras redes, o gateway não pode mascarar os pacotes com destino a essas redes (vpn's), então, não estou conseguindo fazer essas regras, vejam o exemplo abaixo:

    Rede_Interna: 192.168.0.0/24
    Rede_vpn1: 192.168.0.1/24
    Rede_vpn2: 192.168.0.2/24

    A regra que existia antes da VPN era essa:
    $IPTABLES -t nat -A POSTROUTING -o $TELEMAR_INTERFACE -j MASQUERADE

    Depois da VPN, alterei para:
    $IPTABLES -t nat -A POSTROUTING -o $TELEMAR_INTERFACE -d ! $Rede_vpn1 -j MASQUERADE

    até aí tudo funcionou beleza, conseguo acessar a vpn sem problemas. Ai iniciei a segunda VPN e como como coloca a regra ??
    $IPTABLES -t nat -A POSTROUTING -o $TELEMAR_INTERFACE -d ! $Rede_vpn1 -j MASQUERADE
    $IPTABLES -t nat -A POSTROUTING -o $TELEMAR_INTERFACE -d ! $Rede_vpn2 -j MASQUERADE
    Dessa forma não funciona. Como faço para resolver essa quersão de forma que eu possa me conectar a várias vpn's desse gateway ??

    Abraços.

  2. #2

    Padrão Re: Não mascarar para vários destinos

    Bem... teoricamente tudo o quê você tem que fazer é fazer o NAT entre as redes, da seguinte maneira:

    Código :
    # iptables -t nat -A POSTROUTING -j MASQUERADE

    E depois tu controla qual rede enxerga qual utilizando a chain FORWARD. Fica mais fácil.


    Abraço.

  3. #3

    Padrão Re: Não mascarar para vários destinos - RESOLVIDO

    Peguei uma dica lá no forum do Openswan que resolveu meu problema.
    Para cada rede da vpn eu uso a opção -j RETURN, ficou assim as regras:

    $IPTABLES -t nat -A POSTROUTING -o $TELEMAR_INTERFACE -d $Rede_vpn1 -j RETURN
    $IPTABLES -t nat -A POSTROUTING -o $TELEMAR_INTERFACE -d $Rede_vpn2 -j RETURN
    $IPTABLES -t nat -A POSTROUTING -o $TELEMAR_INTERFACE -j MASQUERADE

    Valeu.